IV Aniversário ONDA-VIVA -2
Para mais tarde recordar
Video de os veteranos
Os mais pequenos
(Texto e fotos de JCC)
Este bonito exemplar, um sáurio lusitano, também conhecido por “Sardão”, está em fase de extinção.
Não persegue o bicho homem mas é perseguido e exterminado por ele. Tal como outras espécies das quais ouvimos falar mas já fomos impedidos de ver; destes bonitos bichos e de outros, os nossos vindouros virão a dizer o mesmo. Tudo isto porque, dentro do egoísmo humano, nem os bichos amigos são respeitados. Porque não tenho eu direito de ver os dinossauros reais? O sardão alimenta-se de insectos, de escaravelhos etc., tudo em nosso benefício. Com o egoísmo de querermos comer as batatas todas sozinhos e da forma mais fácil, envenenamos os escaravelhos e, por sua vez, estes nossos companheiros comem os escaravelhos e morrem também.
Em vez de envenenarmos as batateiras e, por consequência, a nós próprios, se criássemos destes bonitos lagartos e os lançássemos nos batatais para comerem os escaravelhos; se necessário os alimentássemos com um bom afrodisíaco para virem a comer os escaravelhos quase todos, só quase todos, estaríamos a contribuir para um ambiente mais saudável e mais divertido. Penso que daria muito mais gozo ver os lagartos, nos batatais, numa forte actividade fecundativa de que ver os escaravelhos a morrer envenenados e, por arrasto, os lagartos também.
Com isto poderemos também ter batatas biológicas na nossa mesa!
Coma batatas biológicas, ajude a repovoar a Terra e evite ficar nela sozinho.
Capturei, à mão desarmada, no monte em Almada, em 1975, quando no exercício das minhas topografias, este bonito lagarto - veja como é linda a amizade entre o homem e a bicharada.
No passado fim-de-semana o Grupo Onda Viva completou 4 anos da sua existência.
Brindou os espectadores com várias peças de teatro e com muita dança.
Deixo aqui algumas fotos:
A reivindicação foi atendida. O Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações deslocou-se ontem à CMCS para assinar o contrato da Obra de Construção do "cateto".
«Paulo Campos veio assinar o contrato da Obra de Construção da ligação entre os Concelhos de Carregal do Sal e Tondela - a ER 230 - ansiada há mais de um século pelos municípios beneficiários – Carregal do Sal, Tondela e Santa Comba Dão. Com um investimento total de 13,6 milhões de euros (IVA Incluído) e um prazo de execução de 420 dias (...)»
«A cerimónia teve lugar pelas 15:30h, no Salão Nobre dos Paços de Concelho de Carregal do Sal e, entre outras individualidades presentes, estiveram o Governador Civil, do Distrito de Viseu, Acácio Campos, os deputados Andrade Miranda (PSD), Miguel Ginestal (PS) e Hélder Amaral (CDS) e o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carlos Marta. Na sessão estiveram ainda representantes da Estradas de Portugal (que apresentou o projecto), os responsáveis das duas empresas construtoras (Rosas Construtores e Soares da Costa) e presidentes de juntas de Freguesia dos Concelhos envolvidos.»
(...)
«Terminada a sessão, o Secretário de Estado Adjunto, Paulo Campos, foi convidado a assinar o Livro de Honra do Município, no Gabinete do Presidente da Edilidade carregalense, Atílio dos Santos Nunes, a que acedeu positivamente e onde foi brindado com uma lembrança oferecida pela Câmara Municipal.»
Fonte: CMCS
Faleceu ao principio da tarde de hoje, no Hospital de S. Teotónio em Viseu, o nosso conterrâneo Sr. Fernando Amaral Pereira ( O Moleiro) .
O Sr. Fernando tinha 71 anos ( 27-03-1937).
O seu funeral realiza-se amanhã pelas 18 horas, com Missa de Corpo Presente na Igreja Paroquial de Beijós, indo depois o cortejo fúnebre até ao nosso cemitério onde irá a sepultar.
A toda a família enlutada e em especial sua esposa e filhos o Beijós XXI apresenta as sentidas condolências.
Foto © António / Beijós XXI
Depois de doença prolongada, faleceu esta madrugada na sua residência na Amadora, o nosso conterrâneo Sr. António Batista (António da Rosália), com 63 anos de idade.
O funeral realiza-se amanhã dia 28 pelas 18 horas, com Missa de Corpo Presente na Igreja Paroquial de Beijós, indo depois a sepultar no nosso cemitério.
A toda a família enlutada, em especial esposa e filhos, o Beijós XXI apresenta os sentidos pêsames.
«Reduzir
A melhor solução é reduzir o lixo que produzimos em primeiro lugar. Por exemplo, só devemos comprar produtos que não venham com muita embalagem e de que realmente precisemos. Pense cuidadosamente sobre que tipos de materiais são usados nas coisas que compramos. Uma vez que se tornam lixo, eles podem levar muito tempo para se decomporem.
Plásticos
Há quase 50 tipos de plásticos comumente usados para tudo, desde recipientes de suco de frutas e sacolas de plástico até janelas e portas. Muitos plásticos são fortes e duráveis. Eles não se decompõem ou se dissolvem. Além disso, a fabricação do plástico consome muita energia. Muitos produtos plásticos não podem ser reutilizados. Assim, nós os jogamos fora. O problema com o lixo
plástico é que ele se transforma em produtos venenosos. Por exemplo, o vinil, usado para fazer garrafas, peças de carro e canetas, polui o solo, se for enterrado, e libera substâncias venenosas no ar, se for queimado. Devemos tentar reduzir a quantidade de plástico que usamos. Entretanto, os plásticos podem ser reciclados para fazer pentes de cabelo, lajes para piso e roupas de poliéster.
Reutilizar
As pessoas são freqüentemente muito imaginativas ao reutilizarem os objetos, ao invés de jogá-los fora. Por exemplo, podemos amassar as latas de alumínio vazias e usá-las como chapa de metal. Podemos fazer móveis com sobras de madeira e usar vidros bem lavados para guardar alimentos e materiais de carpintaria e de escritório. Nas páginas 8–9 desta edição da Passo a Passo, são dados mais exemplos.
Reciclar
Se objetos como garrafas de vidro, latas de metal e de estanho, jornais e plásticos não puderem ser reutilizados, talvez seja possível reciclá-los. Por exemplo, o vidro é lavado em fábricas especiais, quebrado em pedacinhos e, então, derretido para fazer vidro “novo”, pronto para a fabricação de alguma outra coisa. Alguns países têm fábricas que reciclam estes materiais.»
Fonte: Passo a Passo
A Resolução 32/2008 e a Resolução 33/2008 da Assembleia da República (AR) recomenda que sejam realizadas, pelo Governo, até 2013 campanhas de sensibilização ao consumidor para a redução e cessação do uso de sacos de plástico de compras. A AR recomenda também que as grandes superfícies comerciais desenvolvam estratégias para a redução do uso dos sacos de plástico e a substituição por sacos reutilizáveis.
"Antigamente" - quer dizer, há 20 anos, porque há 30 não tínhamos água nem "fazíamos" lixo - o fornecimento de água e a recolha de resíduos eram feitos pela Câmara. Como "toda a gente" diz, funcionários públicos, malandros, só podiam prestar um mau serviço.
O país modernizou-se, as águas são do Planalto preço e do Planbaixo serviço, os resíduos geridos (??) por uma Associação do Planalto Beirão que já não faz sentido, desde que o Governo obrigou os municípios a criarem a AMRDL, o serviço de recolha prestado por uma empresa espanhola, portanto o serviço só pode ter melhorado!
Esta semana foram notícia:
Portanto, beijosenses e vizinhos, se não querem ser burros...
«O Hospital Cândido de Figueiredo, em Tondela, vai sofrer obras de requalificação e ampliação no valor de 1,2 milhões de euros.
A intervenção permitirá "melhorar as comodidades dos doentes, dar resposta aos requisitos de segurança contra incêndios e garantir condições dignas para um trabalho de qualidade dos profissionais de saúde".
As obras contemplam, também, a construção de caixas de elevadores para transporte de doentes acamados e novas escadas de evacuação.
O hospital de Tondela foi construído de raiz há mais de 50 anos e nunca sofreu alterações significativas.»
Fonte: Jornal do Centro
No próximo dia 9 de Agosto vai ser inaugurado em Beijós um Monumento aos Combatentes do Ultramar da Freguesia de Beijós.
O referido Monumento vai ser localizado á frente do Edifício da Junta de Freguesia de Beijós, ao fundo, perto da estrada Nac. 337 ( Rua abade Pais Pinto).
Toda a informação das Cerimónias neste cartaz, e compareça!
O Sr. João dos Santos Fernandes apresenta vários veículos ecológicos para que o país evite a dependência do petróleo.
Este salão "automóvel" tem ainda mais importância nesta conjuntura da gasolina ao preço do ouro "negro".
Carroça puxada por um quadrúpede
Um fardo de palha ao dia...
O Jornal Terras da Feira online, noticiou:
“A minha amizade com Aristides de Sousa Mendes é pouco usual. Na verdade, ele morreu a 3 de Abril de 1954, com 68 anos, e eu não tinha nascido. Nunca nos encontrámos. Essa amizade só começou em 1996. Em espírito, posso dizer que esteve comigo desde então” - conta Roberto Carlos, que já escreveu vários artigos sobre aquele que apelida como “cônsul injustiçado” pelos vistos que passou a muitos cidadãos que procuravam escapar às invasões alemãs.
(...)
Para Roberto Carlos, Aristides Sousa Mendes era “um homem bom. Fez a opção certa com muitos custos pessoais. Sacrificou-se pelos outros. Era um verdadeiro herói e um exemplo para todos nós”.»
Fonte: Jornal Terras da Feira online.Já não é novidade o envolvimento deste empresário da região em processos de fraude. Por exemplo, há dois anos, o «samarreiro» foi estrela na denominada Operação Ânfora. Agora é actor principal na Operação Viriato, no âmbito da qual foi detido na passada quarta-feira e presente ao Tribunal Central de Instrução Criminal, tendo-lhe sido decretada, como medida de coacção, a obrigação de permanência na habitação, só podendo deslocar-se para o local de trabalho. Segundo o Público de hoje, «a privação parcial de liberdade de movimentos a que o conhecido negociante de vinhos ficou sujeito terá sido motivada pelo facto de ser uma pessoa já de avançada idade, quase 75 anos, para quem seria uma situação próxima do intolerável a sujeição à prisão preventiva». A sua secretária foi sujeita à mesma medida, enquanto um colaborador, que se supõe trabalhar na sede de Lajeosa do Dão, «está intimado a apresentações periódicas num posto policial».
O mesmo jornal adianta que foram criadas «empresas virtuais [que] eram usadas para a emissão de facturação falsa, incorporada na contabilidade daquele comerciante, servindo como suporte de significativas aquisições de vinho. O registo das facturas falsas seria posteriormente usado nas declarações de IVA e terá motivado reembolsos ilícitos daquele imposto. Além disso, as facturas fictícias acabavam por empolar custos e os elementos da Brigada Fiscal estimam que a fraude fiscal gerada por ambos os expedientes atingirá valores nunca inferiores a dois milhões de euros».
Foram também «detidos dois indivíduos por alegada ligação às firmas fictícias», pelo que, além de fraude fiscal qualificada, os cinco são suspeitos de associação criminosa e ainda de introdução fraudulenta no consumo.
Este ano com destaque para o vinho.
Se beber... não se atreva na gincana de bicicletas :)
Aguarela de Júlio Rodrigues
publicada em Aguarelas Portuguesas
Aguarelas de Júlio Rodrigues - 10
Aguarelas de Júlio Rodrigues - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9
O grupo de BTT Trocanota, em conjunto com os Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, organiza uma gincana de bicicletas, integrada no programa do Feriado Municipal, dia 21, segunda-feira!
As inscrições podem ser feitas na hora gratuitamente. Só precisam de trazer a bicicleta e capacete (uso obrigatório).
(Texto de Tobias)
Estes são os resultados dos 60 votos na sondagem sobre o "percurso da controvérsia".
Note-se que, por cada voto no percurso de 2008, há 6 votos no percurso de 2007.
Par ver o post que anunciou a sondagem, clique aqui.
A final do I Torneio Quadrangular de Futsal ACDB foi, por assim dizer, um duelo peixeiricida, já que a equipa (des)orientada por Mr. Pedro Bife Peixeira defrontou a não menos (des)orientada pelo Mr. Victor Ché Peixeira. Apesar do resultado desnivelado (11-2), a partida foi interessante e contou com algumas jogadas de apurado recorte técnico...
... mas também alguns despiques físicos. Nesta imagem é bem patente o recurso a truques aprendidos noutros futebois :)
Perante o avolumar do resultado a favor do Café Golfinho, o nº 13 da ACDB resolveu vestir a camisola do avesso... mas o o problema não residia no azar, era mais uma questão de (falta de) jeito :)
Farto de ver a bola entrar na sua baliza - sim, porque o Tiago pode ser frangueiro, mas não fecha os olhos quando finge que defende! - o guarda-redes da ACDB resolveu tentar fazer o mesmo na baliza adversária, mas não teve sucesso :(
Há mais fotos da partida na Palheira do Beijós XXI.
A equipa Café Golfinho foi a grande vencedora do I Torneio Quadrangular de Futsal ACDB, ao bater a equipa da ACDB por 11-2, ontem, no Polidesportivo da Freguesia de Beijós.
Além do troféu de vencedor, oferecido pela Junta de Freguesia de Beijós, a equipa recebeu também o Prémio Fair Play, oferecido pelos Seguros Vitor Batista, e o Prémio Melhor Marcador (Diogo Pessoa).
Em 2º lugar classificou-se a equipa da ACDB, tendo Zeca Bar conquistado o 3º lugar e Viveiros Batista o 4º.
Os árbitros Sofia Peixeira e David Madeira receberam lembranças, mas não foram fabricadas em Gondomar.
O Beijós XXI felicita todos as entidades e particulares que, de alguma forma, contribuiram para a realização deste evento.
A SIC transmite aos Domingos o programa Chamar a Música.
Um programa de entretenimento familiar para os serões de Domingo, apresentado por Herman José, entertainer português.
Cantar e saber de cor as letras das músicas!
Jornal do Centro, 11-07-2008, trabalho assinado por Ana Filipa Rodrigues:
«Segundo José Semero [director comercial], a administração está optimista em relação ao futuro da empresa, uma vez que têm em cima da mesa "três frentes de negociação". "Estamos a encetar conversações com três grupos económicos, para conseguirmos a viabilidade financeira, através da injecção de capitais, que permitam o aprovisionamento de matéria-prima", refere José Semero. A Porteleme, empresa de Paços de Ferreira, é uma das fábricas interessadas em estabelecer um contrato de exploração com a Basmad / Lecomad, que se dedica ao fabrico de portas e derivados de madeiras.»
Quais são as outras duas "frentes"?
Esta era a expressão usada no primeiro (e único?) post de um blog que tinha o título Lecomad e um endereço lecomadoimpriosemimperador, para dizer que os trabalhadores da Basmad ainda não receberam os salários de Maio e Junho.
A informação é confirmada por notícia do JN de hoje, a qual revela também algumas informações que foram aqui deixadas pelos nossos leitores, em comentários ao anterior post, sobre as férias forçadas, nomeadamente a presença da GNR para «"escoltar" a saída dos administradores» e o corte da «corrente eléctrica, alegadamente por falta de pagamento».
O jornalista Rui Bondoso adianta ainda que representantes dos trabalhadores foram, ontem à tarde, «recebidos pelo presidente da Câmara de Carregal do Sal, Atílio Santos Nunes, que lhes prometeu apoio». «"Há um investidor que pode viabilizar a empresa. Acredito que dentro de dias o caso esteja resolvido", desabafa o autarca.»
Por seu turno, o Correio da Manhã refere que «A administração tem prevista para hoje uma reunião com os operários para lhes explicar a situação»
... que nós temos palheta.
Decorre até 31/Ago a votação para os SUPER BLOG Awards. Cada utilizador registado pode votar apenas uma vez em cada blog da sua preferência. Cada registo exige um endereço de email válido. Para se registar e poder votar no Beijós XXI, clique aqui. Depois, para votar em nós, clique no símbolo dos SUPER BLOG Awards, que também pode encontrar na barra lateral.
Espalhe a notícia, convide os seus amigos a visitar o Beijós XXI e a votar. Os 5 blogs mais votados em cada categoria (a nossa, Sociedade, é bastante competitiva) serão depois apreciados pelo júri.
Foto © Beijokense
Foto Diário de Viseu
O Jornal de Noticias publicou:
«Um trabalhador da construção civil ficou com a mão direita e parte do braço decepados pelo cabo de uma grua que se soltou. O acidente de trabalho aconteceu ontem, à tarde, numa obra da rua João Mendes, em Viseu.
Um homem, de 39 anos, ficou com a mão direita e parte do braço presos por um fio, ao início da tarde de ontem, numa obra em Viseu, ao ser atingido com violência pela queda de um cabo em aço que se soltou da grua que ajudava a montar.
O acidente ocorreu às 15.40 horas, na rua João Mendes, mais conhecida por rua das Bocas.
(...)
Fonte: Jornal de Notícias
Em 1º lugar, vamos à boa notícia:
«A Capinha, no concelho do Fundão, é uma aldeia do Interior, no meio rural, como tantas outras. Mas há pelo menos uma característica que a diferencia: tem Internet gratuita sem fios em todo o perímetro urbano». Leia a notícia no Diário XXI.
Agora, a má notícia:
Segundo o BE, o Governo e a ANACOM estão dispostos a aceitar como dado adquirido a inevitabilidade de um país a duas velocidades no acesso à Internet. Empresas e particulares do interior teriam de pagar mais do que os congéneres do litoral para ter acesso a serviços equivalentes.
Ora, isto seria um agravamento da situação de desigualdade que já se vive agora, bem ilustrada em anteriores postagens do Beijós XXI (p. ex esta e esta), já que quando se fala de aproximar os preços aos custos, são sempre os mesmos a ser discriminados - Veja-se as dificuldades que houve para que Beijós tivesse telefone ou até o correio! Sobre este país a duas velocidades já escrevi um artigo de opinião há um ano, se quiser (re)ler clique aqui.
Noticia o Público que o BE apresentou um projecto de lei para evitar esta desigualdade, espero que tenha sucesso, ou que, pelo menos, se chegue a uma solução que, sem por em causa a velocidade no litoral, não condene os cidadãos do interior a mais uma pena de interioridade.
Editado às 19:30
Porque é relevante para este tema, sugiro a leitura desta notícia da Lusa - «O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu hoje que Portugal "não pode ser apenas um país de litoral"».
Na sequência deste comentário, surgiu-me a ideia de fazer uma sondagem sobre o percurso preferido para a procissão de S. João. A votação decorre até 15 de Julho e as alternativas são:
O Diário de Coimbra noticiou:
«...Coro traz Taça de Ouro “Pedro, o Grande” do Festival Mundial de S. Petersburgo
Fonte: Diário de Coimbra
**
Editado em 03JUL2008
Graças ao comentário de Isabel Clara,
«O Coro dos antigos Orfeonistas participou no II World Choir Festival, que decorreu na cidade de São Petersburgo (Rússia) de 16 a 21 de Junho de 2008.
Na sessão competitiva de 21 de Junho o Coro foi galardoado com a Taça de Ouro, equivalente à vitória no concurso.
Numa actuação com peças a capella de música sacra de autores de Coimbra e de peças de música de Coimbra acompanhadas por guitarra e viola, o Coro demonstrou assim, mais uma vez, a sua valia e reafirmou a qualidade da música e do trabalho coral que tem vindo a desenvolver em Portugal e no estrangeiro, razão pela qual é Embaixador Oficial da Universidade de Coimbra.
Veja aqui o video da reportagem RTP.»
Fonte: Universidade de Coimbra
Este ano a festa de São João não foi consensual. Muitos moradores não gostaram do percurso adoptado pelo padre da freguesia para a procissão, referindo a autoridade dele, que encurtou a extensão do caminho a percorrer. Este encurtamento consistiu em que a procissão:
- não seguisse até ao extremo de Beijós no Lugar d'Além, e em vez disso virasse na Rua de São João;
- não fosse até ao Serradinho, e seguisse pela Calçada do Areal em direcção à Defensores da Pátria;
- não fosse até ao extremo da Miguel Bombarda (Bairro do Moinho), e seguisse logo em direcção à igreja na saída da Defensores da Pátria para a Miguel Bombarda.
Os mordomos chegaram então a ser ameaçados com cortes do trajecto que teriam efeito durante a procissão, tendo sido chamada a GNR, que esteve presente em Beijós no dia 24. A Junta de Freguesia lançou dias depois um comunicado, em que afirmou nada ter a ver com a chamada da GNR:
“Comunicado
Comunica-se a toda a população que a junta de freguesia de Beijós não teve qualquer envolvimento na chamada das forças de segurança (GNR) para a festa de S. João, padroeiro da nossa freguesia, realizada no dia 24 do corrente mês.
Mais informamos que apesar de zelarmos pelo bem-estar de pessoas e bens, como é o nosso dever, não temos intervenção directa com a realização de festas e romarias, ou outras realizações que sejam feitas por grupos ou instituições, ficando esse dever a cargo dos seus responsáveis.
Secretaria da junta, 27 de Junho de 2008
O presidente da junta,
Agostinho Marques Nascimento”.
Beijós é uma aldeia sede de freguesia, fica situada na estrada
que vai de Carregal do Sal a Viseu (via Sangemil), a 12 Km da sede do concelho Carregal do Sal, distrito de Viseu, em Portugal.
São muito remotas as suas origens, mais de três mil anos. É uma povoação essencialmente agrícola, com as ribeiras fertilizando os seus campos, muito produtivos. Os 1217 habitantes da freguesia ocupam uma área de 1253 hectares.
Beijós XXI, Ágora da Aldeia...quem sabe..., mais digital de Portugal:)