Nematodo do pinheiro
A Associação de Produtores Florestais do Planalto Beirão, pediu-nos a publicação deste artigo.
Pede-se a colaboração de todos os produtores florestais e agricultores do nosso concelho para ajudar a combater esta doença.
A Associação de Produtores Florestais do Planalto Beirão, pediu-nos a publicação deste artigo.
Vai decorrer nas instalações da Junta de Freguesia de Beijós, no próximo dia 3 de Março (Terça-Feira) pelas 20h30, uma acção de sensibilização de alerta contra roubos e burlas, direccionada essencialmente para a população mais idosa da Freguesia de Beijós, o que não quer dizer que os mais jovens não possam (devem) também ter interesse nesta acção, a qual vai ser levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana - Posto de Carregal do Sal em parceria com a Rede Social do Concelho de Carregal do Sal e a Câmara Municipal de Carregal do Sal, com o apoio da Junta de Freguesia de Beijós e Cáritas Paroquial de Beijós.
Willoughby disse...
"No dia 20 de Maio de 1952,uma Segunda Feira, realmente houve uma forte trovoada. A chuva terá caído com tal intensidade, nos campos de Nelas/Mangualde que, principalmente a Ribeira do Povo de Beijós galgou por montes e vales, arrastando tudo o que se encontrava por perto.O dilúvio ficou a dever-se à quantidade de precipitação, nos campos daqueles dois concelhos. As águas arrastaram troncos de pinheiros e de outras árvores para o leito da ribeira. Essas madeiras vieram entroncar na Ponte de Travassos, entre a Aguieira e Nelas. As águas, com o olhal da Ponte tapado, represaram e fizeram tamanha força que a ponte foi obrigada a ceder, rompendo o respectivo arco. As águas ali represadas, libertas de lufada, correram por montes e vales, em muitos terrenos rasgaram outros leitos do rio. Os terrenos que mais sofreram foram os do Bejo, actualmente, propriedade da família de António F. Loureiro. Esses terrenos, na altura propriedade de uma filha do Ramos, Irene, da Aguieira,eram cultivados pelo falecido João Garnacho, que tinha uma cabra a pastar junto do leito do rio, e foi arrastada com a violência das águas, tendo sido resgatada, sem vida, já nos terrenos da Ribeira.Não havia memória de uma tragédia assim, em Beijós. Felizmente não consta que se tenha repetido até aos nossos dias. Acho graça ao manuscrito do Nosso Conterrâneo, já falecido, José Padeiro. Parabéns ao Vadio, por o ter guardado até aos nossos dias."
Ontem realizou-se em Canas de Senhorim, mais um fabuloso cortejo, tanto o Paço como o Rossio tinham carros fantásticos, mas o que me chamou mais atenção foi um dragão feito com pinhas, que ......trabalheira.
............................................................................................................................................................................Fotos para mais tarde recordar.
...................................................................................................................................Escola 1º Ciclo de Beijós:
Parabéns ao bloguista que completa hoje 50.
A grande festa fica para de hoje a 50 :)
Mas hoje pagas um copo! Já escolheste o sítio? Manda aí as coordenadas por SMS!
P.S. Faz hoje 193 anos que os antepassados do cinquentão referidos neste post deram o nó
Ontem o Grupo de Ginástica de Manutenção de Beijós, realizou um convívio de Carnaval, algumas das mulheres vieram vestidas a rigor.
Começaram por assar umas belas chouriças, com a ajuda do Presidente da ACDB......
Viva o Carnaval...
Não vale a pena eu escrever sobre este assunto, porque já muitos o fizeram e melhor do que eu faria (um exemplo).
Mas, já agora, esta página dava uma boa estampa para uma t-shirt.
Uma dúvida: não será Dança dos Cús um título pornográfico? Talvez uma dr.ª delegada possa responder...
Vitima de doença, faleceu em França, País onde era emigrante, o nosso conterrâneo Carlos Fernando Amaral Abrantes, de 40 anos de idade (03-03-1968).
O Carlos era casado com a também nossa conterrânea Estrela Rebelo, e filho de António Augusto Abrantes ( Ritinha) e de Alda Melo Amaral.
O seu funeral será realizado Sábado dia 21-02-2009 pelas 10 horas , com Missa de Corpo Presente na Igreja Paroquial de Beijós, indo depois a sepultar no nosso cemitério.
A toda a família enlutada, em especial sua esposa, filhas e seus Pais, o Beijós XXI apresenta as sentidas condolências.
Faleceu esta madrugada o nosso conterrâneo Sr. João Fernandes (João do Anastácio), viúvo, de 89 anos de idade (25-05-1919).
O seu funeral realiza-se amanhã pelas 16 horas, com Missa de Corpo Presente na Igreja Paroquial de Beijós, indo depois a sepultar no nosso cemitério.
A toda a família enlutada, especialmente seus filhos, o Beijós XXI apresenta as sentidas condolências.
T'res'a encher + T'res'a atar = 2 Não me parece que as tripas sejam as mesmas deste comentário, mas devem ser parecidas |
Abriu hoje no Palácio do Gelo uma exposição sobre o carnaval de Cabanas. Segundo o sítio http://www.dancadoscus.com/, «Neste espaço vamos poder ver os cartazes que fizeram história, trajes, cabeçudos e outros símbolos marcantes. O ponto alto desta mostra vai acontecer no dia 21 de Fevereiro às 16 horas com uma apresentação ao vivo e em directo da Dança dos Cus. A exposição estará papente de 14 a 27 de Fevereiro.»
Não esquecer que hoje é também o dia de enfiar o barrete à/ao namorada/o.
Postado por Micas10 às 13:34 21 Beijos
Temas: Carregal do Sal, Opinião, Serviço Público, Sousa Mendes
Beijós é uma aldeia sede de freguesia, fica situada na estrada
que vai de Carregal do Sal a Viseu (via Sangemil), a 12 Km da sede do concelho Carregal do Sal, distrito de Viseu, em Portugal.
São muito remotas as suas origens, mais de três mil anos. É uma povoação essencialmente agrícola, com as ribeiras fertilizando os seus campos, muito produtivos. Os 1217 habitantes da freguesia ocupam uma área de 1253 hectares.
Beijós XXI, Ágora da Aldeia...quem sabe..., mais digital de Portugal:)