"Igreja Mórmon disponibiliza registos até ao século XVI
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida por Igreja Mórmon, tem em Portugal vinte centros de pesquisa que permitem a qualquer cidadão traçar árvores genealógicas até ao séc. XVI.
Abertos a todos e de acesso gratuito, os centros disponibilizam microfilmes com registos paroquiais de Portugal que permitem recuar cinco séculos e os únicos requisitos para proceder a uma busca são o tempo e a paciência.
Na capital, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem o Centro da História da Família/Biblioteca Genealógica de Lisboa, na Avenida Almirante Gago Coutinho, e um pólo em Benfica mas existem outros locais de pesquisa de Norte a Sul do país e nas ilhas.
(...)
No acervo do Centro da História da Família/Biblioteca Genealógica de Lisboa a pesquisa faz-se por freguesia numa sala de leitura com nove monitores onde são visionadas as imagens dos livros de registos paroquiais.
«Há quem venha cá apenas para saber mais sobre a própria família mas também há quem recorra ao serviço porque está a fazer uma tese e precisa de saber quantas pessoas nasceram, morreram e de que causas em determinado período», indicou o responsável, acrescentando que o espaço é frequentado por «pessoas de todas as idades e todos os níveis, incluindo advogados, médicos e até ministros».
(...)
A Biblioteca Genealógica de Lisboa começou a disponibilizar os microfilmes ao público nos anos oitenta e actualmente existem diversos outros Centros de História da Família no continente - em Alverca, Braga, Beja, Coimbra, Faro, Leiria, Miratejo (Corroios), Oeiras, Ovar, Portimão, Porto (com dois pólos), Póvoa do Varzim, Setúbal, Viseu - e nas ilhas: Funchal, Ponta Delgada ou Angra do Heroísmo.
(...)
A Sociedade começou a microfilmar em 1938 e já percorreu mais de 110 países através de uma rede que inclui centenas de pessoas especializadas em História, estudos das regiões, biblioteconomia, micrografia e vários idiomas. Cerca de 200 câmaras estão actualmente a microfilmar registos em mais de 45 países.
Os microfilmes originais estão depositados nas Montanhas Rochosas do Utah, numa estrutura à prova de sismo e de ataque nuclear que a Igreja designa por Cofre das Montanhas de Granito, já que o depósito guarda as películas sob 200 metros de granito, numa atmosfera com temperatura e humidade controladas.
(...)
A página de Internet alojada em www.familysearch.org informa ainda que a Sociedade Genealógica do Utah disponibiliza um Arquivo Ancestral com mais de 35 milhões de nomes ligados a famílias, um Índice Genealógico Internacional com mais de 125 milhões de nomes e um Arquivo de Recursos de Linhagem, que contém para cima de 80 milhões de nomes, também ligados a famílias.
Em Portugal, além dos Centros da História da Família da Igreja Mórmon, é possível obter informação para construir uma árvore genealógica na Torre do Tombo, na Santa Casa da Misericórdia (devido à roda dos expostos) e nos arquivos militares."
Fonte: Diário Digital
26-12-2007
|
|
| Family History Centers in Viseu | Rua Candido dos Reis 81 Viseu Portugal Phone: 351-32425559 Hours: 3ª e 5ª: 19H00-21H00; Sab: 17H00-19H00
|