Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 12 de abril de 2006

Aguarelas de Júlio Rodrigues - 2

Aguarela da Igreja de Beijós

Aguarela de:
Júlio Rodrigues

Júlio Rodrigues é natural da Póvoa da Pegada, é Engenheiro na Empresa Thomas & Betts Co.
Reside actualmente em Memphis, Tennesse, USA.
Sobre a cidade onde mora, Júlio Rodrigues diz:
"Infelizmente, não há aqui comunidade Portuguesa, portanto não tenho notícias relacionadas. Espero que encontrem correspondentes em Elizabeth, New Jersey onde eu vivi há vários anos. Existe lá uma grande comunidade da Póvoa e do nosso Concelho.
No entanto, deixo um pouco de trivia sobre Memphis, Tennessee, para os leitores que se interessarem:
A cidade fica na margem esquerda do Rio Mississippi e tem uma vasta tradição musical. É considerada o berço do Rock & Roll e a Cidade dos Blues. Foi onde Elvis Presley se tornou famoso e outros artistas fizeram a sua carreira tais como B.B. King, Otis Reading, Roy Orbison, Jerry Lee Lewis etc... A mansão de Elvis Presley (Graceland) é hoje um museu e é a mais famosa atração da cidade.
A cidade conta também com o "Saint Jude Children's Research Hospital" famoso mundialmente pela pesquisa em doenças graves infantis e que presta tratamento completamente grátis a crianças sem recursos.
A região é quente e húmida no Verão e está rodeada de campos de algodão. Faz parte da "Tornado Alley" (Faixa dos Tornados). Tornados são tempestades muito localizadas, de Primavera (e Outono) que são das mais violentas na Natureza, causando funis de vento que pode atingir acima de 300 Km/Hr. São causados pela confluência de ar frio a descer do Canadá contra massas de ar quente e húmido que sobe desde o Golfo do México. Esta Primavera já houve dois surtos de tornados na área que causaram muita devastação.
Como a cidade fica perto do centro demográfico dos Estados Unidos, é um grande centro de distribuição de mercadorias. O seu aeroporto é o mais movimentado do mundo depois da Meia-Noite. Isto é devido a ser a base de operações da companhia de carga aérea Federal Express.
Por último (mas não menos importante), a especialidade gastronómica mais popular é o "Barbecue" que é feito de carne de porco marinada em misturas baseadas em colorau, alho e pimenta. A carne é assada no carvão muito lentamente (várias horas) o que torna a carne muitíssimo tenra e apreciada. Eu recomendo este barbecue a qualquer Português, ou Portuguesa que visitar esta cidade, especialmente tendo em conta que não poderá encontrar aqui coisas ainda melhores, como a sardinha assada com batatas a murro, a chouriça, ou o bacalhau!
António, agradeço a todos pelos comentários generosos que fizeram da minha modesta pintura.
É muito bom disfrutar deste valioso elo de ligação ás minhas raizes. Parabéns pelo vosso trabalho no Beijós XXI."
Júlio Rodrigues
Link's:

*-------*-------*
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Contactos: Carregal do Sal - Beijós
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::

4 Beijos:

Anónimo disse...

Bela Aguarela da Igreja de Beijós.

Anónimo disse...

É muito bonita esta aquarela do nosso amigo e conterrânio Júlio Rodrigues.
É uma sensação muito agradável ver reproduzidas desta forma, em obras de arte, estes marcos da nossa terra.

A igreja de Beijós, principalmente a sua torre sineira, sai fora do comun das torres sineiras das igejas que se podem ver nas redondezas.
Quem terá sido o arquitecto que a desenhou e em que ano fora construida?

Onde estará o grande relógio da torre da igreja de Beijós cujos pesos de pedra se podiam ver pendurados logo à direita, após a entrada pela porta principal?

Onde estrá este nosso património?

Cadina

Anónimo disse...

Mais uma vez, parabens pela obra, Júlio!!!
Continue a partilhar as suas perspectivas conosco!

Nuno disse...

Bem, desejo uma excelente Páscoa para todos.

Enviar um comentário