Realizou-se hoje dia 21 de Setembro de 2008 o 2 º Passeio Pedestre de Viveiros Batista e Vitor Batista - Seguros.
Este passeio contou com uma larga centena de caminheiros, participaram pessoas de todas as idades.
<
EDITAL Sessão Pública no dia 28/09/2008 em Beijós (Sede da Freguesia) Armando Luís Campos Batista, Presidente da Assembleia de Freguesia supra: Faz público, de acordo com as disposições legais aplicáveis, que no próximo dia 28 de Setembro de 2008, (Domingo) se realizará na Sede da Junta de Freguesia, em Beijós, pelas 19.00 horas, a 3.ª Sessão Ordinária desta Assembleia de Freguesia, que versará a seguinte ordem de trabalhos (ordem do dia): 1 – PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA. 2 – PERÍODO DA ORDEM DO DIA APRECIAÇÃO DA INFORMAÇÃO ESCRITA DO PRESIDENTE DA JUNTA ACERCA DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA, BEM COMO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DA FREGUESIA. 3 – ESPAÇO RESERVADO À INTERVENÇÃO DO PÚBLICO ESPAÇO RESERVADO À INTERVENÇÃO DO PÚBLICO. Para constar se pública este e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares do costume da Freguesia, podendo ainda, ser consultado através do Portal www.carregal-digital.pt.
Sede da Junta de Freguesia, aos 13 de Setembro de 2008. O Presidente da Assembleia de Freguesia (Armando Luís Campos Batista)
Em Fevereiro de 1904, O Grande Elias, semanário lisboeta das artes e espectáculos, anunciava a morte de um grande actor, muito conhecido e querido, não só do público lisboeta, mas também por terras brasileiras.
José Simões Nunes Borges, conhecido simplesmente por actor Simões, nasceu em Pardieiros em 10-3-1826 e foi baptizado em Beijós nove dias depois. Filho de João Simões, natural de Cabanas e de Ana Justina, natural de Ferreirós, mas moradores nos Pardieiros. Fez a sua estreia no teatro em 12-6-1845, mas viria a tornar-se um ídolo a partir da década de 60, quando criou a sua própria companhia e fez várias digressões.
A sua filha, Lucinda Simões, foi também uma grande actriz, de tal forma respeitada que foi criado um prémio de representação feminina com o seu nome. A linhagem continuou com a neta Lucília Simões, nascida no Rio de Janeiro durante uma digressão dos pais e avô. O trabalho de Lucília viria a ser reconhecido com a atribuição do título de Oficial da Ordem de Sant'Iago da Espada.
A filha e a neta têm lugar na toponímia de Lisboa (pode ver uma placa aqui). Talvez o chefe do clã pudesse ter uma rua com o seu nome na terra natal, digo eu...
«A obra do "Centro Educativo Nun Alvares" refere-se à remodelação e ampliação do Colégio Nun Alvares de forma a transformá-lo num Centro Educativo, integrando o 1º ciclo do ensino básico e a educação pré-escolar, englobando demolições, movimentação de terras, estrutura em betão armado, alvenarias, canalizações e condutas, impermeabilizações e isolamentos, rebocos, revestimentos, serralharias, carpintarias, equipamentos e instalações mecânicas, fornecimento de equipamentos fixos e arranjos exteriores de tudo isto». Preço base do concurso: 3.500.000,00€ (três milhões e quinhentos mil euros), não incluindo IVA
Construção do Edifício Polivalente de Apoio ao Centro Educativo Nun Alvares Preço base do concurso: 615.000,00€ (seiscentos e quinze mil euros), não incluindo IVA
Fonte: Carregal Digital
"Foi com muita cor e fogo-de-artifício que terminaram os Jogos Olímpicos2008 de Pequim, numa cerimónia que decorreu no estádio conhecido por Ninho de Pássaro. Esta quarta-feira realizou-se a última prova. O atleta Gabriel Macchi foi o melhor português na maratona T11-T12 (cegos e amblíopes), ganha pelo chinês Qi Shun. O luso-argentino percorreu os 42,195 metros do percurso em 2:46,06 horas, terminando na 14ª posição, a 11,34 minutos do vencedor. Jorge Pina concluiu a prova na 18ª posição, enquanto Carlos Ferreira, o único atleta português da classe T11 a participar na prova, foi o 20º classificado (2:54,40). Na maratona em cadeira de rodas, classe T54, Alexandrino Silva foi 35º e último classificado (1:47,21 horas), a 24,04 minutos do vencedor, o australiano Kurt Fearnley. Sete medalhas Portugal parte de Pequim com uma medalha de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Para o presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes (FPDD), os resultados alcançados dignificaram o país, dado o elevado nível da competição. "Queríamos que a participação dignificasse o país e fosse um acto de superação e isso foi atingido", afirmou Humberto Santos, lembrando que além das sete medalhas conquistadas, "a generalidade dos atletas conseguiram bater recordes pessoais e alguns nacionais". O facto de Portugal ter ficado a cinco medalhas das 12 conquistadas há quatro anos em Atenas deve-se, em grande parte, ao nível de competição cada vez mais elevado, defendeu. Lista de medalhados: Atletismo: Luís Gonçalves, prata nos 400m T12 Boccia: António Marques, prata em BC1, Individual João Paulo Fernandes, ouro em BC1, Individual António Marques, Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira e João Paulo Fernandes, prata em BC1/BC2 Equipas Armando Costa, bronze em BC3, Pares Eunice Raimundo Mário Peixoto Bruno Valentim, prata em BC4, Pares Fernando Ferreira Natação: João Martins, bronze em 50 m costas S1"
Notícia enviada pelo nosso leitor Francisco
"A empresa de biotecnologia norte americana Neurotech Farmacêutica, voltada para o desenvolvimento de medicamentos para doenças crónicas da retina, anunciou no dia 3 de Setembro de 2008 que o FDA, Federal Drug Agency, agência que regula a venda de medicamentos nos Estados Unidos deu autorização para o exame, com caráter de urgência e prioridade, do produto NT-501 para o tratamento da perda visual nos casos de Retinose Pigmentar e Degeneração Macular do tipo seca. O produto NT-501 consiste num implante intra-ocular de polímero, que contém células que vão libertando progressivamente a proteína terapêutica Fator Neurotrófico Ciliar (CNTF). O medicamento é colocado na parte posterior do olho através da tecnologia da Célula Encapsulada. O CNTF, fator neurotrófico conhecido, recupera as células fotoreceptoras da retina que estão perdendo sua função e as protege da degeneração. (...) Pacientes com Degeneração Macular Seca - 48 pacientes em estágio avançado de degeneração macular seca, também conhecida como atrofa geográfica estão sendo testados com NT-501. Cada paciente recebe num olho apenas uma dose alta ou baixa de NT-501 através do implante intra-ocular ou recebe um tratamento simulado.
O estudo é randomizado, multicêntrico, duplo-cego e com controle simulado. A eficácia do experiência é avaliada pela melhoria da acuidade visual do paciente. (...)"
Fonte: http://www.retina-international.org/
Visite o http://www.retinasp.org.br/ Fonte Retina Internacional e Neurotech Pharmaceuticals 8 de setembro 2008
Notícia enviada pelo nosso leitor Francisco
Soroptimistas de Estoril Cascais e Bordeaux recordam Sousa Mendes e celebram Elo de Amizade no Dia Internacional da Paz 21-Setembro-2008
Uma conferência em Bordeaux no Dia Internacional da Paz, domingo, 21-Setembro-2008 vai recordar o Acto de Consciência de Aristides de Sousa Mendes e o seu contributo para a tolerância numa era de perseguição e desespero. A conferência faz parte das celebrações do 70º Aniversário do Soroptimist International Clube de Bordeaux e conta com a participação do Prof Manuel Dias do Comité Sousa Mendes de Bordeaux e com a presença de alguns membros da família Sousa Mendes e de Soroptimistas francesas e portuguesas.
A conferência dará seguimento à celebração de um Elo de Amizade entre o Soroptimist International Clube Estoril Cascais e o Soroptimist International Club de Bordeaux que terá lugar no jantar de gala de 20-Setembro. O Elo de Amizade, que será assinado pelas presidentes dos respectivos clubes, Mariana Abrantes de Sousa e Josette Mesplier-Pinet, visa o desenvolvimento de projectos de interesse comum, nomeadamente projectos relacionados com a valorização do património histórico que partilhamos como o acto heróico de Aristides de Sousa Mendes.
O programa de celebrações incluirá também uma recepção oficial no Hôtel de Ville de Bordeaux e uma visita aos locais da cidade associados a Sousa Mendes e ao caminho da esperança de Bordeaux a Portugal e a Estoril e Cascais.
O SI é uma organização mundial de mulheres gestoras e profissionais que actuam por projectos de serviço a favor dos direitos humanos e da promoção do estatuto das mulheres, e que foi criada há mais de 85 anos. O SI consiste de quarto federações, incluindo Soroptimist International Europe, com mais de 90,000 membros em cerca de 3000 clubes em mais de 100 países. O Clube Estoril Cascais, criado em 1996, é um dos dos sete Clubes da União de Portugal O SI é uma organização não governamental e não tem filiação política nem religiosa.
Mariana Abrantes de Sousa é presidente do Soroptimist International Clube Estoril Cascais http://soroptimistpt.blogspot.com/ http://amigosdesousamendes.blogspot.com/
Serve este post para recordar que faltam 48 horas para o fecho das inscrições no Eis o mapa do percurso (cerca de 11 Km, segundo o road book)
Enquanto as uvas vão amadurecendo, preparam-se as vindimas e vai-se debulhando o feijão miúdo
|