terça-feira, 31 de julho de 2007
Obituário de Beijós-39 - Coronel Alexandre Coelho Marques
Vítima de doença prolongada faleceu esta tarde em Coimbra, local onde residia, o nosso conterrâneo Sr. Coronel Alexandre Coelho Marques, que tinha completado 75 anos há uma semana.
O corpo encontra-se em camara ardente na Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra, onde amanhã pelas 15 horas será rezada Missa de Corpo Presente, seguindo depois o cortejo fúnebre para Beijós, onde chegará cerca das 17:30 horas, indo directamente para o nosso Cemitério onde será sepultado.
A toda a família enlutada, e especialmente a sua Esposa Dª. Flora e filhos, o Beijós XXI apresenta as sentidas condolências.
Bebé não sabia nadar...
O Correio da Manhã noticiou:
«Bastou uma pequena distracção da mãe, que estava na horta, para um bebé de 17 meses, do sexo masculino, cair num poço. Valeu-lhe a coragem da mãe, que se atirou à água e o salvou de uma morte certa. Foram ambos resgatados com vida pelos Bombeiros Voluntários de Tondela.
Lurdes Figueiredo, de 28 anos, estava a trabalhar na horta que fica nas traseiras da sua casa, em Sabugosa, concelho de Tondela, no sábado ao final da tarde quando deixou de ver o filho, que andava por ali a brincar.
Ao notar que a rede da tampa do poço estava furada, a jovem mãe percebeu que o bebé tinha caído ao poço – com sete metros de profundidade e metro e meio de diâmetro – atirando-se de imediato lá para dentro. Conseguiu agarrar o filho e não o voltou a largar até ser socorrida, mantendo-o à tona da água.
“A mãe recorreu a um tubo que faz a aspiração da água para se segurar com uma das mãos enquanto com a outra agarrava o filho”, explicou ontem ao CM o chefe de serviço dos bombeiros de Tondela.
(...)
O bebé foi assistido no Hospital de Tondela e transferido, por precaução, para o serviço de Pediatria do Hospital de S. Teotónio, em Viseu. Regressou a casa, sem qualquer mazela, no domingo à tarde.»
(...)
Ler toda a notícia em: O Correio da Manhã
segunda-feira, 30 de julho de 2007
Passeio de Bicicleta nos Pardieiros
A Associação D. R. e Cultural de Pardieiros organizou, no passado dia 29 de Julho, um passeio de bicicleta, seguido de um almoço convívio.
Saída dos Pardieiros por volta das 8:45 hrs, numa manhã quente de verão em que para os lados nascente se elevava um sol ameaçador de querer grelhar ciclistas.
Em Aguieira para primeiro descanso e repor liquidos entretanto evaporados.
Na Passagem por carvalhal Redondo.
Na bela Vila de Santar para segundo descanso e novamente repor liquidos.
Passagem por Moreira de Cima, com uma bela vista até à serra do Caramulo.
Leitura de Bacharéis
Eis a transcrição da 1ª pág. do processo de Leitura de Bacharéis deste ilustre beijosense, nascido nesta casa. Naquele tempo, não se emitia diplomas aos Domingos e o latim era mais importante do que o inglês técnico, mas a grande diferença relativamente aos tempos que correm, é que o candidato a bacharel, para além do aproveitamento sem equivalências, tinha de fazer prova das suas boas origens, do comportamento insuspeito não só da sua pessoa como dos seus antepassados, não podendo haver lugar para dúvidas relativas a heresias ou a simpatias com a religião judaica...
2.º Convívio nascidos em 52
Inscrições até dia 3 de Outubro. Não faltes.
Contactar:
- Afonso Henriques Sousa Borges
Telemóvel: 964 007 734
ou
- Acácio Pinto dos Santos
Telefone: 232 672 042
Telemóvel: 968 484 121
Participa."
domingo, 29 de julho de 2007
UMA TARDE DE VERÃO
Como vem sendo hábito, no verão os nossos beijosenses ausentes no estrangeiro regressam à sua terra natal para matar saudades.
sábado, 28 de julho de 2007
ITL – Informática nos Tempos Livres: No Espaço@Carregal
Dos Caminhos à Longra são 9 Km a pé...
Faça já a sua inscrição antes que esgote! Use um dos endereços de email indicados neste cartaz. Se pretender mais informação, pode ligar para um dos Batistas ou dirigir-se a este estabelecimento.
É fundamental inscrever-se dentro do prazo (1 Ago) para se saber com antecedência até que ponto se deve engordar o porco.
Como pode ver no mapa do percurso, este segue a direcção da Ribª de Beijós e da sua afluente Ribª da Longra. A partir do Pariço, afastamo-nos do vale para atingirmos o planalto. É a única parte difícil da caminhada, uma subida de 150m no espaço de 2 km. Os últimos 5,5 Km são feitos praticamente sem oscilações, com uma ligeiríssima descida perto do final para atingirmos a Ribª da Longra na Quinta do mesmo nome.
Está prevista uma paragem na Orca de Pramelas (junto ao extremo ocidental da Quinta da Machamba, aprox. ao Km 5,5).
sexta-feira, 27 de julho de 2007
Concerto da Banda de Cabanas em Beijós - 2
A banda da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato actuou ontem em Beijós, no parque Arnaldo de Castro. A banda conta actualmente com 47 músicos, é dirigida pelo maestro Evaristo Neto (em cima, na foto). A associação é presidida por Francisco Campos, que teve oportunidade de discursar para o público presente, assim como o presidente da junta de Beijós Agostinho Nascimento e o presidente da Câmara de Carregal do Sal Atílio Nunes. No final os presentes ainda foram brindados com um lanche convívio.
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Broa beijosense
«Fazer pão data de, pelo menos, 9000a.C., e os primeiros pães eram cozidos sobre pedras aquecidas. A invenção do pão levedado (cerca de 5000 a.C.) é atribuida aos egípcios, que podem ter descoberto a fermentação por acaso, quando um pedaço de massa azedou.
Na Idade Média, a arte e o negócio da panificação desenvolveu-se em diversidade e complexidade. Parte do segredo dos padeiros reside na escolha cuidadosa dos ingredientes e na manipulação de factores como a temperaturado forno, o tempo de cozedura e humidade, todos eles afectando o miolo do pão, a espessura e a qualidade da crosta.» (texto extraido duma revista semanal)
Em Beijós, 2007 anos d.C., ainda se coze pão da forma mais tradicional possivel, no famoso forno a lenha. Só a experiência consegue distinguir se a temperatura do forno é a correcta ou se a massa está "dura" ou no "ponto" para dar uma bela "fornada".
Esta garanto-vos que estava (também tem mão minha, fui eu quem baqueou o pão)...
Que bem que sabe comer o que é bom e é nosso!!!!!
Texto e fotos enviados por Isabel Clara.
Horácio Ferreira foi terceiro classificado no Canadá
O Primeiro de Janeiro noticiou:
«Um jovem estudante de música de Santa Comba Dão foi o primeiro português a competir no Concurso Internacional de Clarinete na categoria até aos 18 anos, em Vancouver (Canadá), onde alcançou o terceiro prémio. Horácio Ferreira, natural da freguesia de Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão, recebeu o prémio do concurso da High School Solo Competition, realizado em Vancouver, entre 4 e 8 de Julho.
Foi no mesmo concurso que outro jovem português, David Silva, de Viana do Castelo, venceu o primeiro prémio na categoria dos 18 aos 24 anos.
(...)
Horácio Ferreira frequenta a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, onde surgiu a ideia de participar no concurso com mais três colegas. “O meu professor António Saiote costuma ser convidado para tocar no festival e eu, como ainda tinha idade para concorrer na categoria até aos 18 anos, fui, com mais três colegas da escola”, contou.
O grupo regressou a Portugal satisfeito com o resultado alcançado, uma vez que, além do terceiro prémio de Horácio Ferreira, também David Silva foi distinguido.»
Fonte: O Primeiro de Janeiro
Como se fôssemos muito burros...
Na sequência do discutido neste post, não resisto a transcrever uma notícia da edição de hoje do Diário Regional de Viseu:
quarta-feira, 25 de julho de 2007
Caminhada entre 2 quintas
Dos Caminhos à Longra são 9 Km a pé...
Veja o percurso em detalhe aqui.
Faça já a sua inscrição antes que esgote! Use um dos endereços de email abaixo. Se pretender mais informação, pode ligar para um dos Batistas ou dirigir-se a este estabelecimento.
É fundamental inscrever-se dentro do prazo (1 Ago) para se saber com antecedência até que ponto se deve engordar o porco.
terça-feira, 24 de julho de 2007
Passeio de bicicleta nos Pardieiros
"A Associação D. R. e Cultural de Pardieiros vai organizar, no dia 29 de Julho, um passeio de bicicleta, seguido de um almoço convívio.
As pessoas que queiram participar, no passeio ou no almoço, terão de se inscrever junto de um membro da direcção ou na sede da associação até ao dia 28 de Julho.
Almoço às 13h00 no salão da associação.
Inscrições
Sócios com as quotas em dia....6.00€
Não sócios...............................7.00€ "
Concerto da Banda de Cabanas em Beijós
A Banda da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato volta a Beijós, desta vez para um concerto no Parque Arnaldo de Castro.
26 de Julho - 21:30
Organização:
Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato
Junta de Freguesia de Beijós
Câmara Municipal de Carregal do Sal
segunda-feira, 23 de julho de 2007
domingo, 22 de julho de 2007
50.000
Memórias da Guerra do Ultramar - Armando Baptista
Como ficou claro neste post e respectivos comentários, a caça era uma actividade regular dos combatentes no Ultramar... e cada um caçava com as armas que tinha :)
Hoje publicamos fotos das experiências (pelos vistos, agradáveis...) cinegéticas de Armando Baptista no norte de Angola, em 1971.
Aqui fotografado por duas ocasiões com Teresa Lukunga, no Bembe, Uíge.
A foto da esquerda é também do Bembe, sendo a direita do Monte Cecília. Podemos garantir que a serpente está morta e, a olhómetro, poderemos dizer que deveria ter uns 3,5m. A informação oficiosa (que identifica a espécie como jibóia) é que teria sido abatida com tiro de G3, não por este caçador, mas sim pelo seu alferes.
sábado, 21 de julho de 2007
Comentário no Beijós XXI - em destaque
«Tadeu disse...
Caro "terrorista"
Trata-se de um texto muito interessante, pelo facto de nele ter a apreciável franqueza de afirmar, com todas as letras, o que pensa do Beijós XXI e dos seus contributores.
"O modo elegante como o faz confere-lhe, aliás, uma singular dignidade literária e até estilística. Mas porque se limita apenas a uma abordagem em linhas muito breves, embora densas e ricas de pensamento, tenho que confessar-lhe que o seu texto fica-nos a saber a pouco. Seria muito curioso se pudesse vir a aprofundar, com maior detalhe, essa sua aberta acrimónia selectiva contra nós."
"Por isso lhe pergunto: não tem intenção de nos brindar com um artigo mais longo, do género de ensaio didáctico, onde possa dar-se ao cuidado de explanar, com minúcia e profundidade, sobre o que entende ser a listagem de todas as nossas perfídias blogísticas, das nossas invejazinhas enraizadas, dos inumeráveis defeitos que a sua considerável experiência com a triste realidade beijosense lhe deu oportunidade de decantar? Seria um texto onde, por exemplo, poderia deter-se numa temática (...) de que nos caberá, pela imensidão dos posts, a inapelável culpa (...) no que toca aos resquícios de corrupção, aos vícios de compadrio e nepotismo que aqui foram instilados, qual vírus crónico, para o qual, nem os cerca de(50 000 visitantes em menos de dois anos), que se sucederam (...) (conseguiram ainda erradicar da memória dos mais iluminados)."
"Permita-me, contudo, uma perplexidade: porquê essa sua insistência e obcecação em visitar um blogue que tanto lhe desagrada? Pela enésima vez, num espaço de 2 anos? Terá que reconhecer que parece haver algo de inexoravelmente masoquista nessa sua insistente peregrinação pelo Beijós XXI.
Ainda pensei que pudesse ser a falta de ter que fazer, mas depois afirma que na sua profissão anda de fato, macaco. Depois pensei que a tal escrita elitista quiça inteligente lhe pudesse espevitar o intelecto não permitindo a sua eventual hibernação, mas depois li que tem vossa senhoria a opinião de que "não dá gosto visitar o Beijós XXI" e que "enquanto ele (o Beijós XXI) servir de melhor meio para coscuvilhar a vida alheia e servir só os interesses de meia dúzia",
estas opiniões afastam tal hipótese e remete-o para outras eventuais devoções alternativas.
"Gostava que soubesse que reconheço e aceito, em absoluto, o seu pleníssimo direito de pensar tão mal de nós, de rejeitar da herança beijosense que aliás segundo diz já há alguns anos deixou. Com isso, pode crer, ajuda muito.
Valha-nos ouvi-lo dizer que se deleita com as batatas, a murro.
Não fora isso ainda pensaríamos que já nada lhe desse prazer.
O Beijós XXI quiçá lhe dê a hipótese de livrar de gastar dezenas de euros em audição mais especializada em resolver casos como o que nos apresenta, ou até de o livrar de ter a oportunidade de olhar severamente para dentro de si próprio, através da arguta perspectiva crítica de um visitante crónico, quiçá relutante.
E porque razão lhe reconheço esse direito? Porque, de forma egoísta, eu também quero usufruir da possibilidade de visitar, cada vez mais, o maravilhoso Blog que é o Beijós XXI, de admirar essa terra, as suas gentes, na sua diversidade e na riqueza da sua cultura.
Só que, ao contrário de si, eu tenho a sorte de gostar de ver e ler o que vejo e leio e você tem o lamentável azar de ver e ler com insistência (vá-se lá saber porquê!), o "que lhe dá cabo da cabeça".
Da próxima vez que visitar o Beijós XXI (porque já vi que é um vício de que não se liberta) espero que possa usufruir de um tempo melhor, sem que passe horas como único visitante, quem sabe eu lhe possa fazer companhia e assim não se sentir tão só nem o contador contasse desenfreadamente para que o tal almoço no restaurante que tanto o desgosta e claro que prefere visitar o museu sozinho, assim ninguém o chateia.
Mas apesar de tudo, se toda esta situação que tanto o tem afectado lhe causou qualquer mal estar, uma coisa quero desejar-lhe, com a maior sinceridade: cure-se!"
>Com a vénia ao autor das eruditas palavras utilizadas originalmente para responder a opinião de um jornalista sobre Portugal.
>Francisco Seixas da Costa
>Embaixador de Portugal no Brasil
fiz minhas as palavras para lhe responder
21-07-2007 2:09»
Em relação ao Post "Quem quer estragar a nossa festa?"
sexta-feira, 20 de julho de 2007
Beijós XXI na imprensa local
No DB de hoje, Acácio Santos dá conta da reunião de ex-combatentes do Ultramar, noticiando que se pretende construir um monumento em sua homenagem.
Termina com um incentivo à leitura do Diário de Guerra.
Festas de Verão 2007
Festas em Beijós - 17, 18, 19 e 20 de Agosto de 2007
Como se pode ver no cartaz abaixo, este ano a ACDB optou por não cobrar entradas. Para suportar os custos, solicita-se o apoio de todos os beijosenses, vizinhos e amigos :)
O Beijós XXI já deu o seu contributo para estas que são consideradas as Festas do Povo e faz votos para que seja uma ocasião de animado convívio entre os residentes e todos os que tiverem oportunidade de se deslocar a Beijós. Haja festa!
Cursos de Arbitragem
Uma profissão com futuro, um desafio aliciante, tanto dá para receber luvas, como de repente a coisa ficar picante.
Até 30 de Agosto de 2007 estão abertas inscrições para o curso de Árbitros de Futebol e Futsal, que terá o seu início no mês de Setembro de 2007.
Siga o Link Relacionado:
http://www.afviseu.org/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/VISEU/VISEU_ASSOCIACAO/NOTICIA?notid=3420299
quinta-feira, 19 de julho de 2007
Parque EXPO apoia estratégia para Dão-Lafões
No seguimento do êxito da EXPO ’98 e do Parque das Nações, a Parque EXPO tem procurado outros clientes para a sua grande experiência em reabilitação urbana, promoção imobiliária, promoção de eventos e promoção turística, incluindo o programa Polis-Viseu.
O QREN, que orienta a utilização de fundos comunitários atribuídos a Portugal no âmbito da Política de Coesão, prevê a uma abordagem integrada ao desenvolvimento e uma contratualização com associações de municípios como a AMRDL. O Estudo Estratégico, que será executado em 4 meses, vai incluir o levantamento e caracterização do território e das suas potencialidades e a estratégia de desenvolvimento.
Neste momento, é difícil saber Carregal do Sal faz parte desta Associação de Municípios e se este estudo vai incluir Beijós. No que respeita às Regiões de Turismo, Carregal do Sal foi curiosamente incluído na Região de Turismo Centro, com base em Coimbra, e não na Região de Turismo Dão-Lafões que inclui os outros municípios do Distrito de Viseu.
Postado por Micas10 às 21:56 2 Beijos
Temas: Aldeia que trabalha, Aldeia Verde, Carregal do Sal, Património
Quem quer estragar a nossa festa?
Caríssimos leitores e amigos do Beijós XXI,
Há umas horas atrás, alguém tentou estragar o brinde dos 50K, utilizando um procedimento para "enganar" o contador de visitas.
Obviamente, com acesso livre, nenhum contador é perfeito, mas nós temos vindo a festejar o nosso progresso com base no contador que o António instalou poucos dias após o nascimento do Beijós XXI... até que um engraçadinho se lembrou de meter areia na engrenagem...
O procedimento foi o seguinte:
Foi utilizado um programa criado para tentar esconder a origem do acesso; sintecticamente, o que este programa faz é comunicar aos scripts que identificam os acessos um nº de IP falso, escolhido de uma lista de IP's; sem poder ler as cookies, o referido script interpreta cada acesso de um nº de IP diferente como sendo uma nova visita; entrando centenas de vezes no espaço de 2 horas, o fulano inflacionou o nº de visitas (mesmo tendo em conta que a tal lista de nºs era pequena e muitos dos acessos repetiram os números, não contando como nova visita).
Até à próxima e-reunião da Administração, o contador de visitas está suspenso. Pedimos desculpa pela interrupção, a festa segue dentro de momentos.
Post relacionado "Comentário no Beijós XXI - em destaque"
quarta-feira, 18 de julho de 2007
ABATE DE ARVORES de GRANDE PORTE
terça-feira, 17 de julho de 2007
49 000
segunda-feira, 16 de julho de 2007
PASSEIO de BICICLETAS
Realizou-se hoje, 16 de Julho, um passeio de bicicletas, integrado nas Festas do Concelho de Carregal do Sal 07.
BEIJÓS fez-se representar em força.
Aqui estão os beijosenses participantes.