Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Dão Lafões oferece “Mundo de Experiências”


Fonte: Turisver

"Acompanhando a tendência mundial para uma oferta de programas turísticos personalizados, à medida do tempo disponível e das motivações temáticas dos turistas e visitantes, a Região de Turismo Dão Lafões desenvolveu um conceito inovador para a organização da oferta turística no seu território, englobada sob a marca genérica “Mundo de Experiências Dão Lafões”.
(...)
Região de Turismo do interior, marcada pelo verde e pela água, é aquela que na Península Ibérica maior número de estâncias termais concentra, cinco, entre as quais as maiores termas da Península Ibérica, em S. Pedro do Sul, a que se juntam, as Termas de Caldas da Felgueira, em Nelas, as Termas do Carvalhal, típicas de montanha, em Castro Daire, as Termas de Sangemil, em Tondela, todas profundamente renovadas, e, finalmente, as Termas de Alcafache, nos arredores de Viseu, com uma oferta na vertente SPA de programas de Vinoterapia inovadores em Portugal e, mesmo, no Mundo.
Com conceito “Mundo de Experiências de Dão Lafões” a Região pretende afirmar-se como um novo paradigma de turismo personalizado para o séc. XXI, com um perfil de oferta assente na natureza, na saúde e bem-estar, na cultura e história, desporto activo, na gastronomia e nos vinhos, em que é uma das regiões demarcadas do País."

Fonte: Turisver

Boas Entradas em 2008

7º Leilão Beijós XXI

Gentilmente oferecido por Quinta do Sobral


O Beijós XXI leva a leilão:

Uma magnifica embalagem com três garrafas de vinho tinto (reserva) da
Quinta do Sobral.

Este verdadeiro néctar de reis pode ser seu.

A base de licitação é de 10€ e só serão aceites incrementos no mínimo de 5€... por causa dos trocos :)

Pode fazer a sua licitação através de:

  1. Comentário a este post até às 12H00 dia 5 de Janeiro de 2008 (no caso de o seu nick ser desconhecido dos contributors, deve complementar esse comentário com um dos meios seguintes)
  2. Por email para beijokense@gmail.com até às 12H00 do dia 5 de Janeiro de 2008.
  3. Por telefone para 962 562 389 (Vitor Batista) ou 964 076 609 (Beijokense) até às 12H00 do dia 5 de Janeiro de 2008
  4. Pessoalmente, junto de qualquer um dos contributors até às 12H00 do dia 5 de Janeiro de 2008
  5. As garrafas e embalagem podem ser levantadas no estabelecimento do mediador de seguros Vitor Batista, em Beijós a partir das 14H00 do dia 5 de Janeiro de 2008.


Ao aquisidor - Benemérito
será atribuido o respectivo
Diploma de aquisição


Nota:
as licitações só serão válidas se os nicks forem conhecidos
ou confirmem a licitação por email,
qualquer questão deve ser colocada em comentário

ou por email: antoniopovinho@gmail.com ou Beijokense@gmail.com



domingo, 30 de dezembro de 2007

Cabra solta


Nas épocas festivas, era tradição praticar um desporto conhecido por "agarrar a cabra". Parece que a tradição já não é o que era e neste Natal não consegui ver beijosenses com cabra presa :(
Esta cabra foi fotografada em Beijós no passado dia 26, com coleira mas sem cadeado, sinal de que ninguém a agarrou...
Algum candidato para agarrá-la no 1º dia do ano?

sábado, 29 de dezembro de 2007

73 000


Contador de Entradas:

0 001 - 08OUT2005
1 000 -
12DEC2005
10 000 -
13MAI2006
20 000 -
29SET2006
30 000 -
17JAN2007
40 000 -
12MAI2007
50 000 -
22JUL2007
60 000 -
02OUT2007
70 000 -
08DEC2007
71 000 - 14DEC2007
72 000 - 22DEC2007
73 000 - 29DEC2007


O Visitante 73 000 entrou no Beijós XXI às 20H42 de 29 de Dezembro de 2007, vindo do Porto à procura de «fases da lua para semear couves».


Boas Festas

Tigre mata luso-americano em San Francisco

Uma grande tigre siberiana chamada Tatiana escapou da cerca no jardim Zoológico de San Francisco no dia de Natal, 25-Dezembro (pelas 17h) e matou um jovem luso-americano e feriu outros dois visitantes que estão fora de perigo.

A vitima foi identificada como Carlos Sousa, 17 anos, filho de Carlos e Marylin Sousa de San José, California.

O animal, que tinha atacado um dos cuidadores em Dezembro 2006, foi depois abatido pela polícia.
The victim who was killed in the tiger attack at the San Francisco Zoo has been identified as 17-year-old Carlos Sousa of San Jose, California.

Zoo attack

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Festa de Natal Onda Viva


No passado Domingo Dia 23 de Dezembro, o Grupo Onda Viva da ACDBeijós efectuou a sua festa de Natal estiveram presentes centenas de Pessoas que assistiram a um bonito espectáculo proporcionado pelos distintos Grupos.




Rancho Infantil Cravos e Rosas de Vila Meã
As Beijocas de Travanca de S.Tomé
Grupo Be Flat Associação Arcadas S.Comba Dão

Justificação

O Cartório Notarial de Bruno Alexandre Gonçalves Carvalho fez publicar escritura de justificação pela qual a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Beijós invoca o direito de propriedade por usocapião dos seguintes bens:

  1. Prédio rústico (pinhal e pastagem) sito à Serra (?)
  2. Prédio rústico (semeadura e pastagem) sito ao Quintal
  3. Prédio rústico (pinhal) sito à Ribeira (freg. de Cabanas)
  4. Prédio urbano (habitação e garagem) na R. Afonso Costa
  5. Prédio urbano (Igreja Matriz, adro e anexo destinado a casa mortuária)
  6. Prédio urbano (Capela de Santo Antão)
  7. Prédio urbano (Capela de Nossa Senhora do O)
  8. Prédio urbano (Capela de Nossa Senhora do Carmo)

Diz a justificante que o prédio nº 1 lhe foi doado por António de Moura, residente que foi no Barreiro, estando os restantes na sua posse "desde tempos imemoriais".

Nas próximas semanas, o Beijós XXI publicará documentos que referem a posse dos locais de culto já num "recenseamento" de 1758, mas publicará também documentos que atestam a contestação da posse de um anexo da Igreja Matriz, entre várias entidades, durante quatro décadas do séc. XX.

Beijós nO SÉCULO passado

Fez ontem 40 anos que este artigo saíu no diário O SECULO. O artigo não está assinado, mas supõe-se que fosse da autoria de Deusdado Castelo Branco (ou, pelo menos, feito sob sua orientação). Nele se manifesta a preocupação que este ilustre beijosense tinha em dar resposta a questões para as quais hoje já temos respostas mais precisas, como a origem toponímica, o castro do Outeiro dos Castelos e os vestígios romanos. Dos melhoramentos a prosseguir, o anseio referido no último parágrafo só viria a ser satisfeito 15 anos depois!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Faça a árvore genealógica da sua família

"Igreja Mórmon disponibiliza registos até ao século XVI

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida por Igreja Mórmon, tem em Portugal vinte centros de pesquisa que permitem a qualquer cidadão traçar árvores genealógicas até ao séc. XVI.

Abertos a todos e de acesso gratuito, os centros disponibilizam microfilmes com registos paroquiais de Portugal que permitem recuar cinco séculos e os únicos requisitos para proceder a uma busca são o tempo e a paciência.

Na capital, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem o Centro da História da Família/Biblioteca Genealógica de Lisboa, na Avenida Almirante Gago Coutinho, e um pólo em Benfica mas existem outros locais de pesquisa de Norte a Sul do país e nas ilhas.

(...)

No acervo do Centro da História da Família/Biblioteca Genealógica de Lisboa a pesquisa faz-se por freguesia numa sala de leitura com nove monitores onde são visionadas as imagens dos livros de registos paroquiais.

«Há quem venha cá apenas para saber mais sobre a própria família mas também há quem recorra ao serviço porque está a fazer uma tese e precisa de saber quantas pessoas nasceram, morreram e de que causas em determinado período», indicou o responsável, acrescentando que o espaço é frequentado por «pessoas de todas as idades e todos os níveis, incluindo advogados, médicos e até ministros».

(...)

A Biblioteca Genealógica de Lisboa começou a disponibilizar os microfilmes ao público nos anos oitenta e actualmente existem diversos outros Centros de História da Família no continente - em Alverca, Braga, Beja, Coimbra, Faro, Leiria, Miratejo (Corroios), Oeiras, Ovar, Portimão, Porto (com dois pólos), Póvoa do Varzim, Setúbal, Viseu - e nas ilhas: Funchal, Ponta Delgada ou Angra do Heroísmo.

(...)

A Sociedade começou a microfilmar em 1938 e já percorreu mais de 110 países através de uma rede que inclui centenas de pessoas especializadas em História, estudos das regiões, biblioteconomia, micrografia e vários idiomas. Cerca de 200 câmaras estão actualmente a microfilmar registos em mais de 45 países.

Os microfilmes originais estão depositados nas Montanhas Rochosas do Utah, numa estrutura à prova de sismo e de ataque nuclear que a Igreja designa por Cofre das Montanhas de Granito, já que o depósito guarda as películas sob 200 metros de granito, numa atmosfera com temperatura e humidade controladas.

(...)

A página de Internet alojada em www.familysearch.org informa ainda que a Sociedade Genealógica do Utah disponibiliza um Arquivo Ancestral com mais de 35 milhões de nomes ligados a famílias, um Índice Genealógico Internacional com mais de 125 milhões de nomes e um Arquivo de Recursos de Linhagem, que contém para cima de 80 milhões de nomes, também ligados a famílias.

Em Portugal, além dos Centros da História da Família da Igreja Mórmon, é possível obter informação para construir uma árvore genealógica na Torre do Tombo, na Santa Casa da Misericórdia (devido à roda dos expostos) e nos arquivos militares."

Fonte: Diário Digital

26-12-2007






Family History Centers in Viseu
Rua Candido dos Reis 81
Viseu
Portugal
Phone: 351-32425559
Hours: 3ª e 5ª: 19H00-21H00; Sab: 17H00-19H00





quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Sousa Mendes em Exposição em Jerusalem


Foi inaugurada esta semana no Parlamento israelita uma exposição intitulada Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul Português que Salvou Milhares de Refugiados Judeus durante o Holocausto. A abertura da mostra contou com a presença do Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, embaixador Fernando Neves, e do presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Israel, o deputado João Rebelo, designado em representação da Assembleia da República. Da parte israelita, estiveram presentes na inauguração a vice-presidente da Knesset e presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Israel-Portugal, Colette Avital, que foi Embaixadora de Israel em Portugal. A directora do Departamento dos Justos Entre as Nações do Yad Vashem, Irena Steinfeld, em representação do presidente daquela instituição, Avner Shalev.

Espera-se que a importância e a magnitude da acção humanitária de Aristides de Sousa Mendes , um dos mais destacados Justos entre as Nações, fique mais conhecida entre os israelitas.
O evento comemora também 30 anos de relações diplomtáticas entre Portugal e Israel.
Vejam o video da notícia: http://videos.sapo.pt/gMSnp97ZacuCVILQm4ko
Clique no link acima para ver o vídeo ou copie a linha com o endereço para o seu browser.
Filme! Partilhe! Veja! Sapo Vídeos

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

A Maior árvore de Natal "flutuante" do mundo



foto: Veja Rio



"No livro dos recordes desde 1999, a árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, localizada no Rio, ganhou novo certificado da entidade, por ter atingido 85 metros de altura, o equivalente a um prédio de 28 andares. A atracção, considerada a maior árvore de Natal flutuante do mundo, bateu seu próprio recorde, de 76 metros.
Segundo a prefeitura, a árvore da Lagoa é o terceiro maior evento do calendário turístico do Rio de Janeiro, após o Carnaval e o Réveillon, sendo apreciada por 80 mil pessoas por dia.

Considerada uma embarcação pela capitania dos portos, a árvore da Lagoa, por dentro, é um emaranhado de barras de ferro. A estrutura de metal abriga sete geradores, duas salas de suporte técnico e uma sala para a equipe de electricistas e técnicos que fazem plantão toda noite em seu interior. No Natal, serão necessários seis trabalhadores lá dentro. Os responsáveis pela árvore garantem que eles terão direito a uma ceia especial."

Fonte: G1


"O cenógrafo Abel Gomes, 51 anos, tem no currículo as duas visitas do papa João Paulo II ao Rio, em 1980 e 1997, assistida por 1 milhão de fiéis, e a apresentação de Frank Sinatra com público de 150 mil pessoas no Maracanã, entre outros megaeventos.

(...)

Casado e pai de dois filhos, o português nascido em Viseu considera-se um carioca da gema."




"A Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência, que desde 1996 enfeita a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, chega à sua 12ª edição consecutiva ainda maior, com 85 metros e pesando 530 toneladas. A altura recorde equivale a um edifício de 28 andares e a habilita a um novo título de maior árvore de Natal flutuante do mundo, junto ao Guiness, em processo de homologação. O espectáculo gratuito foi transmitido ao vivo, pela primeira vez, para todo o Brasil, pela Rede Bandeirantes de Televisão.

(...)

Cenografia - A edição 2007 da Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência tem como tema “Um símbolo de esperança para a família brasileira”. A cenografia, assinada por Abel Gomes, é inspirada nos vitrais das catedrais brasileiras. A luz é emitida de dentro para fora, numa alusão à fé, que também segue esse mesmo percurso no âmago do ser humano. Dessa forma, funciona ao contrário dos vitrais das catedrais, que dependem mais da luz externa para que possam ser apreciadas. Para compor a cenografia, são utilizadas 2,9 milhões de micro-lâmpadas e 37.000 metros de mangueiras luminosas, que projectam os vitrais, distribuídos em oito faces."



Foto: G1

Bom Natal


segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Ceia de Natal

No último sábado algumas dezenas de pessoas confraternizaram na ceia de Natal organizada pelo grupo PSJ.

Feliz Natal

O Beijós XXI deseja a todos os leitores, familiares e amigos um Feliz Natal.




Aproveitando o envio deste logo do Beijós XXI do nosso leitor José Merca,
lançamos o repto a todos os leitores para que dêem asas à imaginação,
enviem-nos os vossos trabalhos sobre o logo do Beijós XXI, nós publicamos.



Boas Festas

Saudades Beijosenses



Á mesma hora que tem início o funeral da Dª. Ester Mendes, aqui faço este post com uma fotografia com cerca de 40 anos, que tenho no meu arquivo.

Recordo com saudade estes tempos, em que era uma alegria no verão, quando a Dº. Ester estava em Beijós. Lembro-me que a sua casa era o meu local de brincadeira, onde também ao grupo das brincadeiras eram fornecidas boas refeições.

Quem sabe se também não ajudei a comer do galo que tenho ao colo, mandado levar pelo meu pai, a casa da Dª. Ester...

Aqui na foto está a Dª. Ester, a sua mãe Dª. Aninhas, sua filha Luisinha, a Florinda (caçapo), eu e o galo... do qual já não me lembro o nome...

Posted by Picasa

domingo, 23 de dezembro de 2007

Obituário - Ester Mendes Rodrigues

Faleceu hoje em Massamá, onde morava com a filha, neta e bisneta, a nossa conterrânea Sr.ª Ester da Assunção dos Santos Mendes Rodrigues de quase 91 anos de idade.

(29-Dezembro-1916 a 23-Dezembro-2007)

Era filha do Sr José Mendes e, apesar de ter nascido em Lisboa, passava as férias grandes em Beijós até muito recentemente. Boa conversadora, acompanhava com muito interesse e carinho a vida da aldeia, dos primos e dos vizinhos e, mesmo à distância, estava sempre atenta a notícias de Beijós.

O seu funeral realiza-se da Igreja Paroquial de Massamá para o Cémitério de Queluz, às 11:00 horas.

A toda a família enlutada o Beijós XXI apresenta as sentidas condolências.
(Obituário - 50)

Segurança Alimentar

Por via de leitura em "Ai o Camandro".
"Gabinete do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor

INFORMAÇÃO À IMPRENSA

Esclarecimentos sobre a ASAE

Nas últimas semanas têm proliferado nos meios de comunicação social diversos artigos de opinião que visam denegrir e até ridicularizar a actividade da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), tendo mesmo surgido uma petição anónima que, via Internet, se insurge contra determinadas acções de fiscalização que, ou não foram realizadas, ou ocorreram dentro de contornos que não correspondem ao que tem sido veiculado.

À luz da legislação existente e tendo em conta o que tem sido, de facto, a acção da ASAE, entende-se ser do interesse dos consumidores esclarecer algumas questões.


Bolas de Berlim - A acção de fiscalização da ASAE relativamente às bolas de Berlim incidiu sobre o seu processo de fabrico e não sobre a sua comercialização na praia. O que a ASAE detectou foram situações de fabrico desses bolos situações sem quaisquer condições de higiene e com óleos saturados e impróprios para consumo. As consequências para a saúde humana do consumo destes óleos são sobejamente conhecidas. Em Portugal existem regras para os operadores das empresas do sector alimentar, que têm de estar devidamente licenciadas. Assim, todos bolos comercializados devem ser provenientes de um estabelecimento aprovado para a actividade desenvolvida. Quanto à sua venda nas praias, o que a legislação determina é que esses produtos devem estar protegidos de qualquer forma de contaminação. Se as bolas de Berlim forem produzidas num estabelecimento devidamente licenciado e comercializadas de forma a que esteja garantida a sua não contaminação ou deterioração podem ser vendidas na praia sem qualquer problema

Utilização de colheres de pau – Não existe qualquer proibição à sua utilização desde que estas se encontrem em perfeito estado de conservação. A legislação determina que os utensílios em contacto com os alimentos devem ser fabricados com materiais adequados e mantidos em bom estado de conservação, de modo a minimizar qualquer risco de contaminação. Por isso, os inspectores da ASAE aconselham os operadores a optarem pela utilização de utensílios de plástico ou silicone.

Copos de plástico para café ou outras medidas – Não existe qualquer diploma legal, nacional ou comunitário, que imponha restrições nesta questão. O tipo de utensílios a disponibilizar nas esplanadas dos estabelecimentos de restauração ou bebidas é da inteira responsabilidade do operador económico, sendo válida qualquer opção que respeite os princípios gerais a que devem obedecer os materiais e objectos destinados a entrar em contacto com os alimentos.

Venda de castanhas assadas em papel de jornal ou impresso – A ASAE não efectuou qualquer acção junto de vendedores ambulantes que comercializam este produto nem nunca se pronunciou sobre esta questão. No entanto, desde o decreto-lei que regulamenta o exercício da venda ambulante, refere que na embalagem ou acondicionamento de produtos alimentares só pode ser usado papel ou outro material que ainda não tenha sido utilizado e que não contenha desenhos, pinturas ou dizeres impressos ou escritos na parte interior.

Faca de cor diferente para cada género alimentício – Em todas as fases da produção, transformação e distribuição, os alimentos devem ser protegidos de qualquer contaminação que os possa tornar impróprios para consumo humano, perigosos para a saúde ou contaminados. Não sendo requisito legal, é uma boa prática a utilização de facas de cor diferente, pois esse procedimento auxilia a prevenção da ocorrência de contaminações cruzadas. Mas se o operador cumprir um correcto programa de higienização dos equipamentos e utensílios, entre as diferentes operações, as facas ou outros utensílios poderão ser todos da mesma cor.

Azeite em galheteiro – O azeite posto à disposição do consumidor final, como tempero, nos estabelecimentos de restauração, deve ser embalado em embalagens munidas com sistema de abertura que perca a sua integridade após a sua utilização e que não sejam passíveis de reutilização, ou que disponham de um sistema de protecção que não permita a sua reutilização após o esgotamento do conteúdo original referenciado no rótulo.

Bolo rei com brinde – É permitida a comercialização de géneros alimentícios com mistura indirecta de brindes, desde que este se distinga claramente do alimento pela sua cor, tamanho, consistência e apresentação, ou seja concebido de forma a que não cause riscos, no acto do manuseamento ou ingestão, à saúde ou segurança do consumidor, nomeadamente asfixia, envenenamento, perfuração ou obstrução do aparelho digestivo.

Guardar pão para fazer açorda ou aproveitar sobras para confeccionar outros alimentos – Não existe requisito legal que impeça esta prática, desde que para consumo exclusivo do estabelecimento e, desde que o operador garanta que os alimentos que irá aproveitar estiveram protegidos de qualquer contaminação que os possa tornar impróprios para consumo humano.

Géneros alimentícios provenientes de produção primária própria – Os Regulamentos não se aplicam ao fornecimento directo pelo produtor, de pequenas quantidades de produtos de produção primária ao consumidor final ou ao comércio a retalho local que fornece directamente o consumidor final.
Não obstante esta regra de exclusão, os referidos regulamentos estabelecem que cada Estado-Membro deve estabelecer regras que regulem as actividades e quantidades de produtos a serem fornecidas. Até à data não foi publicado o instrumento legal que concretize esta disposição.

Refeições não confeccionadas no próprio estabelecimento – O fabrico das refeições, num estabelecimento de restauração é uma actividade que se enquadra como actividade de restauração, estando sujeita às imposições do regime legal para o seu exercício. As refeições distribuídas num estabelecimento de restauração deverão ser produzidas no próprio restaurante, mas. caso não seja possível, estas deverão ser provenientes de um estabelecimento devidamente autorizado para o efeito, designadamente estabelecimento com actividade de catering. Nestes termos, não poderão as referidas refeições ser provenientes do domicílio do proprietário do restaurante ou de um estabelecimento que careça de autorização para a actividade que desenvolve.

Venda particular de bolos, rissóis e outros alimentos confeccionados em casa – O fabrico de produtos alimentares para venda é uma actividade que se enquadra como actividade industrial, estando sujeita às imposições do regime legal para o seu exercício, pelo que a venda destes produtos em local não licenciado para o efeito não é permitida. Para os estabelecimentos onde se efectuam operações de manipulação, preparação e transformação de produtos de origem animal, onde se incluem os rissóis e empadas, é necessária a atribuição de número de controlo veterinário, a atribuir pela Direcção-Geral de Veterinária.

Licenciamento da actividade artesanal – O estatuto de artesão é reconhecido através da emissão do título “Carta de Artesão”, sendo que a atribuição da mesma, supõe que o exercício da actividade artesanal, no caso vertente da produção e preparação e preparação artesanal de bens alimentares, se processe em local devidamente licenciado para o efeito e que o artesão cumpra com as normas relativas à higiene, segurança e qualidade alimentar. Existem dois aspectos fundamentais: a obrigatoriedade de licenciamento dos locais onde são produzidos os bens alimentares e o cumprimento das normas aplicáveis em matéria de higiene e segurança alimentar.

Com este esclarecimento fica claro que os alegados abusos a que se referem esses artigos de opinião e a petição nada têm a ver com a real prática da ASAE. A actividade de fiscalização tem-se pautado pela transparência e pelo estrito cumprimento da legislação existente.

Lisboa, 19 de Dezembro de 2007 "
Fonte: ASAE
Link: Maracujá

sábado, 22 de dezembro de 2007

72 000


Contador de Entradas:
0 001 -
08OUT2005
1 000 -
12DEC2005
10 000 -
13MAI2006
20 000 -
29SET2006
30 000 -
17JAN2007
40 000 -
12MAI2007
50 000 -
22JUL2007
60 000 -
02OUT2007
70 000 -
08DEC2007
71 000 - 14DEC2007

72 000 - 22DEC2007



Aproveitando a deixa do Beijokense no post Adega do Jacinto, aqui fica uma homenagem ao Artista Júlio Rodrigues e à sua Terra Natal, Póvoa da Pégada, com uma aguarela sua imortalizando uma rua da Póvoa,
Veja mais obras do mesmo autor em Aguarelas Portuguesas.


Feliz Natal


sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Rapa, Tira, Deixa, Põe…

  • Rapa, Tira, Deixa, Põe

    Jogar a pinhões com um pião de quatro faces fazia parte da tradição portuguesa da noite de Natal, um jogo milenar que se vai apagando com a chegada da era electrónica.

    Como jogar ao Rapa
    1. Podem jogar qualquer número de pessoas
    2. Cada jogador começa com o mesmo número de pinhões (6-12 pinhões ou tostões ou rebuçados)
    3. No início de cada volta, cada jogador contribui um pinhão para a caixinha (e também se a caixinha ficar vazia ou com apenas um pinhão)
    4. Cada jogador lança o pião que tem as letras R T D P em cada uma das faces.
    Conforme a face que ficar para cima, o jogador:
    Tira – tira 1 (ou metade) dos pinhões da caixinha
    Põe – põe 1 pinhão na caixinha (ou mais conforme definido no inicio do jogo)
    Deixa – deixa a caixinha como está, não faz nada
    Rapa – rapa todos os pinhões da caixinha
    5. O jogador que ficar sem pinhões sai do jogo, ou pede pinhões “emprestados” a outro jogador
    6. O jogo termina quando um jogador acumular os pinhões todos

    O jogo do Rapa vem provavelmente da tradição judaica, do jogo do dreidl ou sevivon que usa um pião semelhante. As quatro faces têm as letras judaicas da frase “Aqui aconteceu um grande milagre”. Isto refere-se ao “milagre das luzes” quando o pouquinho de óleo que restava depois de um período de guerra foi suficiente para manter as luzes do templo acesas durante 8 dias.

Por isso os judeus celebram a festa de Channukah (em 2008 foi de 4-12 Dezembro) em que acendem 1, 2, 3….7, 8 velas cada dia ao longo de 8 dias.


As luzes a iluminar os serões das noites mais longas do ano, a festa em família, as crianças divertidas com um jogo animado, assim manda a tradição que temos o privilégio de partilhar.
Onde comprar o Rapa
Em lojas de artesanato ou na Feitoria digital

Jogar ao Rapa na aldeia, na Póvoa do Varzim, no Brasil, Israel e outros países.

A Adega do Jacinto


O Blogue Aguarelas Portuguesas publicou mais uma belíssima aguarela.

Esta aguarela da autoria de Júlio Rodrigues, tem como alvo a recentemente inaugurada Adega do Jacinto, sita na Póvoa da Pégada.

Esta obra de arte baseou-se numa fotografia de Willougby publicada no Blogue Beijós Cinco Aldeias.

Passeio a cavalo em Beijós




Porque em Beijós há inúmeros caminhos à espera de mostrar os seus encantos.

















porque há momentos em que o tempo pára.












A

Quinta do Pombal

3430-516 Beijós
TM: (+351) 918 234 533

http://www.picadeirodopombal.com/







Feliz Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Um baptizado em Beijós


Vamos lá identificar o local da foto e os retratados?

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Peças decorativas de uma Beijosense - II


A beijosense Isabel Clara está cada dia que passa mais profissional, deixo aqui uns mini presépios elaborados pela nossa conterrânea.

Para mais informações contactem:
Isabel Clara 962585515

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Aldeia do Natal faz sucesso no Rossio em Viseu

A iniciativa, “importada” da Alemanha e inédita em Portugal, está a entusiasmar os comerciantes e a atingir os objectivos da câmara de animar o centro da cidade.



Vinte casinhas de Natal vão ficar no Rossio de Viseu até 6 de Janeiro de 2008. A Câmara Municipal, que “importou” a ideia da Alemanha, pretende animar assim o centro da cidade nesta quadra natalícia. Na Alemanha, é habitual realizarem-se feiras de Natal, nas principais praças das cidades, onde se podem saborear as típicas salsichas, acompanhadas com canecas de vinho quente.

Em Viseu, as casinhas estão ocupadas por comerciantes que vendem bolos e doces, chocolate quente, cerveja, bombons e gomas.

Noutras são vendidos produtos regionais.

As casinhas de Natal são dinamizadas pela autarquia, em colaboração com a Associação Comercial e a Região de Turismo Dão Lafões.
As Beiras

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Festa de Natal nas Escolas de Beijós




Na Sexta-feira dia 14 de Dezembro de 2007 realizou-se uma festa de Natal, pequena mas divertida e cheia de significado.










A EB1 e o Jardim de Infância juntaram-se na Escola Básica de Beijós para celebrarem em conjunto a época Natalícia.

Os alunos da Prof. Paula Nunes, 6ºA, 6ºB e 6º C, do Colégio Marista de Carcavelos, tomaram a iniciativa de fazer uma bela surpresa aos meninos da EB1 e do Jardim de Infância de Beijós.




Aqui podemos ver as meninas com os seus belos aventais onde foi bordado o logotipo do Beijós XXI, receberam ainda um livro cada uma.







Os meninos têm um gorro de tecido polar com o logo do Beijós XXI bordado e um carrinho cada.










Aos meninos do Jardim de Infância coube um jogo infantil e um pequeno boneco/animal em tecido. (esperamos ter foto em breve).

O Beijós XXI teve a honra de apoiar esta bela iniciativa, providenciando o transporte e entrega dos presentes aos meninos de Beijós.

Em nome de Beijós e das crianças da EB1 e do Jardim de Infância de Beijós endereçamos um reconhecido agradecimento à Professora Paula Nunes e alunos dos 6º A, 6º B e 6º C do Colégio Marista de Carcavelos.
Votos de um Feliz e Santo Natal para todos e suas famílias.


Fotos: Vitor Batista

Feliz Natal