Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Procura uma agulha?

O Beijós XXI ajuda-o a encontrar qualquer agulha relacionada com Beijós & arredores!
Às 0:00 de 1 de Março de 2007 é oficialmente inaugurada a Palheira Amarela, o sítio onde os leitores do Beijós XXI e os cibernautas em geral poderão encontrar as informações úteis sobre as empresas e organizações beijosenses ou, de alguma forma, relacionadas com Beijós.
É um serviço pensado para satisfazer as necessidades de informação dos leitores, mas é também um veículo para mostrar na Aldeia + Digital o que os empresários beijosenses estão fazendo pelo progresso da Aldeia Real.

Vá pelos seus cliques... estas agulhas não picam!




Esta Palheira ainda está em construção.
Ajude-nos a torná-la mais útil.
Informe-nos sobre os contactos em falta.
Para:
antoniopovinho@gmail.com
ou
beijokense@gmail.com
obrigado
ligação à Palheira

Programa de Estágios Profissionais na Administração Local - PEPAL

Anúncio de Oferta de Estágios Profissionais
Entidade ofertante: Câmara Municipal de Carregal do Sal
Destinatários: Jovens entre os 18 e os 30 anos possuidores de licenciatura ou
bacharelato (níveis V e IV), que se encontrem nas seguintes condições:
a) Recém-saídos dos sistemas de educação e formação à procura do 1.º emprego;
b) Desempregados à procura de novo emprego.
Número de estágios: 5 (cinco)
1 Lugar: Apoio à implementação de um sistema de informação geográfica – desenvolvimento de estudos e trabalhos de cartografia e fotogrametria.
Habilitações : Bacharelato em Engenharia Topográfica
2 Lugares para: Apoio à implementação de um sistema de informação geográfica – desenvolvimento de estudos e trabalhos de cartografia e fotogrametria, estudos urbanísticos e de ordenamento do território.
Habilitações : Bacharelato Engenharia Civil
1 Lugar para: Apoio à implementação de um sistema de informação geográfica – desenvolvimento de estudos e apoio à gestão de recursos e ordenamento do território.
Habilitações :Licenciatura Engenharia Geográfica
1 Lugar para: Apoio à implementação de um sistema de informação geográfica – gestão e manutenção de bases de dados.
Habilitações: Bacharelato em Engenharia Informática

Prazo para formalização das candidaturas: Até ao dia 08 de Março de 2007.

Formalização das candidaturas: As candidaturas são formalizadas utilizando obrigatoriamente este formulário.
Informações complementares: A obter mediante consulta à Secção de Recursos
Humanos – srh@cm-carregal.pt , ou pelo telefone 232960435.
V. Anúncio.

Museu Oliveira Salazar

Continua a polémica em torno da criação do museu António Oliveira Salazar.
Uns a favor! outros contra! Continua o debate.

GNR acautela reunião de antifascistas
"A GNR está a “investigar a possibilidade de grupos neonazis estarem a preparar uma acção paralela” à reunião, sábado, da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) em Santa Comba Dão, admitiu o comandante do destacamento local, tenente Fernando Colaço. A reunião visa tentar impedir a criação do Museu Salazar na terra Natal do ditador, Vimieiro, e as autoridades esperam uma grande concentração de pessoas."
Fonte: As Beiras

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Noite de Fados na ACDB


Vai realizar-se, na Associação Cultural e Desportiva de Beijós, no dia 10 de Março pelas 21H30, mais uma brilhante noite de fados.
Compareça

Carnaval 2007 - Cabanas de Viriato





O Carnaval de Cabanas de Viriato apresentou mais uma vez, este ano de 2007, uma grande festa popular, em que todas as pessoas participam.
A Dança dos Cús já foi também conhecida por Dança Grande, percorre as artérias principais da Vila.
O típico Carnaval de Cabanas atrai milhares de pessoas do Concelho de Carregal do Sal , do Distrito de Viseu e até há quem venha de Coimbra, Porto, Lisboa ou Algarve.
A Organização está de parabéns: a Associação do Carnaval de Cabanas de Viriato;
"os Maçainhas"; "Os Viriatos"; A Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato; Os Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato.
O Beijós XXI endereça os cumprimentos e agradece todo o seu esforço em dinamizar uma festa que atrai para a nossa zona milhares de pessoas.



Domingo 18FEV2007 foi, como sempre ao Domingo, dedicado ao desfile dos mais jovens. O Carnaval de Cabanas de Viriato contou com a magnífica participação da escola EB1 de Beijós e do Jardim de Infância de Beijós.



segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Dia internacional da Mulher

No próximo dia 8 de Março, comemora-se mais um Dia Internacional da Mulher.

Também as Mulheres Beijosenses o vão comemorar, como tem acontecido em anos anteriores.

Para tal, dispôem de dois programas á escolha, não se sabendo se as ementas serão iguais.

O Beijós XXI incentiva todas as mulheres Beijosenses a participarem no evento, e desde já deseja a estas um dia muito alegre e feliz.



Pedimos ás fotógrafas de um e outro local, que nos facultem fotos das festas, afim de serem publicadas pelo BeijósXXI.

Posted by Picasa

MORTÁGUA Acção Social aprova projecto de lar para portadores de deficiência

Para quando no concelho de carregal do Sal?
"O Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Mortágua emitiu um parecer favorável sobre o projecto da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua para a construção de um Lar Residencial para pessoas portadoras de deficiência. A construção deste equipamento “vem responder a uma necessidade identificada no Diagnóstico Social e estava previsto no Plano de Desenvolvimento Social do Concelho, que considerou necessário encontrar uma resposta local a este nível”. A Santa Casa da Misericórdia de Mortágua pretende efectuar uma candidatura ao Programa PARES, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, para a construção do equipamento, que deverá ter uma capacidade de 24 utentes.
A Câmara Municipal de Mortágua vai associar–se à concretização do projecto, através de uma parceria com a Santa Casa, comparticipando financeiramente no custo total do investimento, o qual está estimado em cerca de 700 mil euros. Na mesma reunião o CLAS de Mortágua também analisou o novo enquadramento legislativo da Rede Social resultante da entrada em vigor do Decreto Lei nº 115/2006 de 14 de Junho. Este diploma veio consagrar os princípios, finalidades e objectivos da Rede Social, bem como a constituição, funcionamento e competência dos seus órgãos. Uma das alterações introduzidas prende–se com a constituição do Núcleo Executivo do CLAS, que corresponde ao órgão operacional da Rede Social, cabendo–lhe nomeadamente elaborar o Plano de Desenvolvimento Social do Concelho, entre outras atribuições. .
Paras as freguesias com número igual ou inferior a 500 habitantes, está prevista a constituição de comissões sociais inter–freguesias. "
Fonte: As Beiras

Distrito de Cabanas

Sabiam que Beijós já pertenceu ao Distrito de Cabanas?
Sim... ao distrito de Juízo de Paz de Cabanas, durante grande parte do séc. XIX. Em função da importância ou gravidade das causas, estas poderiam ser julgadas no Juízo de Paz (sede em Cabanas), no Julgado (sede no Carregal) ou na Comarca (sede em S. Comba). Apenas a comarca era ocupada por um juiz de direito. O juiz de paz podia ser eleito ou nomeado, sendo geralmente escolhido um indivíduo de elevado estatuto social local.
Esta figura desapareceu da nossa organização judiciária, mas as suas funções são equivalentes aos julgados de paz actuais.

«Aos quatro dias do mes de Novembro de mil eoito centos equarenta esete annos, neste logar de Beijós Destricto de Cabannas, eperante o Juiz de Paz do mesmo Destricto João Pereira Alvares de Castro Ferreira Cascais comparecerão epresentes os Autores Luiz Marques e sua Molher Maria Gonçalves, eo Reo João d'Abrantes todos de Beijós para se conceliarem sobre o objecto do memorial retro. Eprocurando oreferido Juiz de Paz conceliar estas partes sem empregar meio algum violento ou cazilozo, conseguio que se conciliasem nos termos seguintes.
Que o Autor hera obrigado dár servidão ou caminho ao Reo pela parte designada no seu memorial, chamada ao Chão de Joane, porem oReo cede servidão, tanto de Pé, como de Carro, menos da Servidão da Agoa, caminho e rego para a conduzir para asua terra por honde der menos porjuizo a ele Autor (...)»

Os leitores que têm acompanhado a série Docs Antigos já sabem que o autor desta causa é meu trisavô. Também o réu é meu trisavô - uma filha sua viria a casar com um filho dos autores, num casamento entre primos direitos :)
Quanto ao Juiz, era natural de Caveirós (actual concelho de Vouzela), mas casou em Beijós, onde fixou residência e deixou descendência. Alguém é capaz de nomear descendentes deste juiz de paz? Há um nº significativo a residir em Beijós & arredores...

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Obituário de Beijós - 25 - António Fernandes


Faleceu esta madrugada no Hospital da Marinha em Lisboa, o nosso conterrâneo Sr. António Fernandes que contava 79 anos de idade.

O Sr. António era natural de Teomil, mas residente há muitos anos em Beijós, onde casou com a Srª. Eulália Rosa dos Santos (a nossa poetisa).

Nos últimos meses lutava contra alguns problemas de saúde, e foi a tratamentos a Lisboa, onde residem os seus filhos.

A toda a família enlutada o Beijós XXI apresenta os sentidos pêsames.

Construção Civil - "Novas casas" em Beijós - 20


sábado, 24 de fevereiro de 2007

Edital - Alargamento do caminho da Eira

--------- Agostinho Marques do Nascimento, Presidente da Junta de Freguesia de Beijós, Concelho de Carregal do Sal, no cumprimento da respectiva deliberação e usando da competência conferida pela alínea g) do n.º 1 do artigo 38.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, -------------------------------------------------------------------------------------
--------- TORNA PÚBLICO: que vão iniciar-se no próximo mês de Março os trabalhos de alargamento da Rua da Eira em toda a sua extensão com ligação à estrada do lapão, com a largura de 6 metros.
--------- Mais torna público: que estes trabalhos de alargamento, terão inicio no dia 17 de Março de 2007.---------
--------- Pelos incómodos que tal situação irá originar, pedimos as nossas desculpas e agradecemos aos senhores proprietários para que não retirem os marcos das estremas que estejam dentro das áreas de alargamento. ------------------------------------------------------
---------Para constar se lavrou o presente Edital que, com outros de igual teor terá a devida publicitação por toda a Freguesia da forma e nos lugares do costume.----------------------------
-------E eu, ___________________________________ (Victor Manuel Coelho Peixeira Marques), Secretário da mesma Junta de Freguesia, o subscrevo.-------------------------------------------------------------
Secretaria da Junta de Freguesia de Beijós, aos 16 de Fevereiro de 2007.--------- --
O Presidente da Junta de Freguesia
(Agostinho Marques do Nascimento).

Carnaval- Os representantes mais jovens de Beijós

Aqui temos a juventude de Beijós, preparada para mais um carnaval. Comecem lá a identificar estes jovens.

Os miúdos estão mesmo giros. Parabéns á Educadora e auxiliar.

No carnaval, como podem ver até os cavalos voam!!!

Fotos enviadas por Helder Marques.

Empresa Vitícola do Ano 2006

A Dão-Sul acaba de ser distinguida pela Revista de Vinhos com este importante prémio, ex-aequo com a Niepoort, entregue no passado 16 no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.



Os organizadores do evento destacam «a autêntica revolução operada na Casa de Santar logo após a entrada para o capital desta empresa. Revolução tão significativa, ao nível da produção e da estratégia comercial que podemos dizer, sem demagogia, que nasceu um novo produtor no Dão.»




O Moleiro - 4










continua na palheira

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Sangemil festeja aniversário da Associação Recreativa



A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Sangemil festeja o 11º aniversário.

Dia 24 de Fevereiro de 2007 - Sábado
>>>> Noite de Fados e Guitarradas - 21H00

Dia 25 de Fevereiro de 2007 - Domingo
>>>> Almoço / Convívio - 12H30
>>>> Matiné de música portuguesa - 15H00
>>>> Jantar / convívio - 18H30

Contactos:
963 746 903
963 152 212

Um café e um bagaço ...



Uma bica curta em chávena escaldada,
um cimbalino cheio,
um café pingado,
uma italiana em chávena fria,
um carioca,






um café e um bagaço.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Uma família beijosense c. 1925


Apenas a mais pequenina ainda é viva. Há um outro filho do casal vivo, mas não está na foto.

Dicas para identificação:
A mãe era neta de um dos órfãos mencionados neste documento e era bisneta do casal que dá a «liberdade de passagem com carro» neste outro.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

33 000

Links:
1 000 - 12DEC2005
5 000 -
02MAR2006
6 meses de idade -
01ABR2006
10 000 -
13MAI2006
15 000 -
20JUL2006
20 000 -
29SET2006
Um ano de idade -
01OUT2006
25 000 - 19NOV2006

30 000 - 17JAN2007
31 000 - 26JAN2007
32 000 - 11FEV2007
33 000 - 21FEV2007

BEIJÓS BRINCA ao CARNAVAL-3


Mais uma vez o "calhau" foi palco de um grandioso baile de mascaras, sendo esta a mais badalada da noite.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Beijós brinca ao Carnaval - 2

Mais na palheira.

Cenas de Carnaval

Fotos enviadas por Teresa Batista

Joaninhas e Afonsinhos no Carnaval da Criança



Os dias de folia em Cabanas de Viriato começam com o Carnaval da Criança, com todas as escolas do município e pais, tios e avós quanto baste.







A ruina da casa de Angelina e Aristides de Sousa Mendes serve de fundo à festa tradicional em que todos participam.




As fantasias dos meninos Afonsinhos também servem para recordar D. Afonso Henriques, o rei Fundador. 9 séculos são muita história !




segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Beijós brinca ao Carnaval
































domingo, 18 de fevereiro de 2007

Narcissus já chegaram a Beijoz e Califonia

Os lindos narcissus do Mondego, que passam o inverno debaixo de terra já chegaram aos jardins de Beijós.

os daffodils, também já chegaram ao norte da California onde têm honras de flor oficial.

Depois de tantos dias cinzentos, são os narcissus, parte do nosso património, que nos anunciam a primavera.

Sejam bem vindos, naturalmente !

sábado, 17 de fevereiro de 2007

O Moleiro - 3





Sr Fernando olha o leito da Ribeira de Beijós




A força da água que há-de mover a mó...










O Tingerico - peça de madeira que em contacto com a mó, faz cair mais ou menos milho consoante a mó gire mais rápida ou mais lenta.








FOFOKEIRA disse...

«Essa do TINGERICO andar a roçar - se na mó para dosear a queda do cereal para o olho da mó, não lembra nem ao diabo.
Mas qual é o verdadeiro nome desse pinchavelho?

Temos:
> A moega - Recipiente em madeira, colocado sobre a mó onde o moleiro vaza os sacos dos cereais;
> Quelha - Acessório móvel, por onde passa o cereal, que tapa a abertura da moega. Este acessório, tem um regulador, para descer ou subir a parte anterior, de acordo com as necessidades da queda do grão, conforme a velocidade da mó nos moinhos hidráulicos.
> Essa coisa de "Tingerico" será uma cruzeta de madeira. Uma parte cilíndrica, geralmente tronco natural de qualquer parte da árvore . A parte que cruza com esse tal tingerico, vai da quelha a um ponto fixo do resguardo da mó. Com as irregularidades da superfície da mó, esse tingerico oscila/salta e, consequentemente, vai provocar as oscilações da quelha que, assim, provoca a queda do grão, de acordo com as possibilidades e as necessidades a mó tem para despachar e conseguir moer convenientemente o grão. Se a mó estiver a rodar sem grão, o que a danifica, diz - se a mó anda à roça. Se tiver grão a mais, o que provoca dificuldades na moagem, diz que a mó está pejada. Se a água subir no rio, por forma a atingir o rodízio do moinho, cativando a sua normal rotação, diz que o moinho está pejado.»
Editado em 23FEV2007
para acrescentar este comentário de Fofokeira.


continua na palheira

Ver também reportagem em Ricardo Santos

"Câmara de Tondela diminui várias taxas e impostos..."

"O presidente da Câmara de Tondela, Carlos Marta, anunciou a diminuição de várias taxas e impostos no concelho, por considerar que as autarquias não podem ficar numa atitude passiva perante as dificuldades económicas do país.

(...)
..., "tendo por objectivo a promoção da fixação das populações e a contribuição para o bem-estar e qualidade de vida, poderá ser concedida, a requerimento dos interessados, redução de 50 por cento do valor das taxas devidas no licenciamento", acrescentou.

(...)
Para revitalizar os centros mais antigos das principais localidades, "poderá ser concedida, a requerimento dos interessados, redução de 50 por cento do valor das taxas devidas no licenciamento das operações urbanísticas relativas a obras de reconstrução e reabilitação de edifícios degradados nas zonas urbanas mais antigas", acrescentou.

Carlos Marta disse que ficou também decidido que a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar aos valores patrimoniais dos prédios urbanos seja de 0,45 por cento, o que significa uma redução de dez por cento na taxa daquele imposto, entre outras medidas.

(...)
Na sua opinião, as autarquias têm que ser solidárias "neste momento difícil e apesar dos cortes financeiros" que lhes foram impostos pelo actual Governo. "Urge tomar medidas de apoio e estimulo à actividade económica, mesmo que isso se traduza numa diminuição das receitas do município, originando ainda mais rigor na gestão dos recursos que são colocados à nossa disposição, de forma a podermos continuar a fazer investimentos", acrescentou."

Fonte: Publico

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Resistentes antifascistas contra Museu Salazar

União de Resistentes Antifascistas Portugueses está a organizar uma sessão pública e um abaixo-assinado de protesto contra iniciativa da câmara.A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) está contra a possível criação, por parte da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, de um museu sobre o período do Estado Novo e Salazar.O núcleo de Viseu e Santa Comba Dão desta entidade marcou para o próximo dia 3 de Março, pelas 15H00, uma “sessão pública de afirmação dos ideais antifascistas”. A sessão decorrerá no auditório municipal santacombadense e conta com a participação do coordenador do conselho directivo da URAP, Aurélio Santos.Alberto Andrade, da URAP, adiantou, ontem, ao DIÁRIO AS BEIRAS, que está igualmente previsto lançar um abaixo-assinado contra esta intenção do município.Para aquele elemento da URAP, a autarquia quer “criar uma organização centrada na propaganda da ditadura corporativo-fascista, em conflito com a Constituição da República e afrontando todos os portugueses que se identificam com a democracia e o acto fundador do 25 de Abril”. “Realizamos esta sessão pública, porque é preciso, imperioso e urgente afirmar os ideais antifascistas em Santa Comba Dão e em todo o país, e travar mais esta tentativa de branqueamento do fascismo e de degradação do regime democrático”, frisou.Mostra-se igualmente crítico pelo facto de a autarquia ter efectuado um protocolo com Rui Salazar Mello, sobrinho-neto de Salazar, “em que irá pagar dois mil euros por mês para este senhor fazer parte da gestão do museu, em troca da cedência de documentos do ditador”.O presidente da autarquia de Santa Comba Dão lamenta, por seu turno, a posição do movimento, sustentando que 33 anos após o 25 de Abril de 1974, “o fascismo em Portugal já morreu há muito e está bem enterrado e ninguém tem vontade de o desenterrar”.Lembrou que este projecto foi iniciado pelo anterior autarca santacombadense, Orlando Mendes (PS), e “mereceu o apoio na altura do ministro da cultura, Manuel Maria Carrilho, no tempo do governo de António Guterres”, que chegou a deslocar-se a Santa Comba Dão.“Trata-se de repor a história no seu devido lugar e, ao mesmo tempo, criar condições para que a economia do concelho se possa mexer. Essas leituras que fazem são transversais e tortuosas”, sublinhou João Lourenço, garantindo que o objectivo “não é fazer uma homenagem a Salazar”.“Então para que serve o estojo da barba, o carro e outros objectos pessoais? Se isto não é personificar Salazar, o que é então?”, questionou Alberto Andrade.Segundo João Lourenço, apesar de ainda não haver um projecto concreto (que só avançará depois de concluída a negociação), “o conceito já está definido”, estando mesmo prevista a construção de uma sala dedicada à luta antifascista, por parte de pessoas que foram presas e torturadas pelo regime.“Queremos construir uma casa-museu de Salazar, onde teremos o seu espólio, que vai atrair as pessoas, e também um centro de estudos e documental, onde estarão largos milhares de documentos e livros”, explico o autarca.Uma terceira vertente do projecto que a autarquia gostaria de concretizar, mas que não tem ainda definido de que forma poderá fazê-lo, é a criação “de um parque temático dedicado às artes do Estado Novo”. “Esta seria a vertente que tornaria o projecto sustentável. Economicamente, temos de arranjar qualquer coisa que gere receitas”, justificou o autarca.A Assembleia Municipal de Santa Comba Dão já manifestou “todo o apoio a qualquer iniciativa da Câmara” com vista à criação do museu.No ano passado, a autarquia recebeu, por doação, de Rui Lucena Salazar e Mello, sobrinho-neto de Oliveira Salazar, um terço dos bens imóveis da herança da família de Salazar, que era natural da freguesia de Vimieiro. “Estamos a negociar com outro herdeiro os restantes dois terços e, neste momento, há avanços muitos fortes para chegarmos a acordo”, disse ainda o presidente da autarquia de Santa Comba Dão, João Lourenço (PSD/CDS- PP).Ao mesmo tempo, a autarquia “está a mover um processo de expropriação por declaração de utilidade pública” desse património do estadista, “para o caso de falhar a negociação”, concluiu.
As Beiras

Carnaval da Criança - Cabanas

O fotógrafo Alberto Monteiro passou por lá noutros carnavais...


Foto: Alberto Monteiro