Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Escola do sexo feminino - 2

No dia em que os alunos beijosenses regressam à escola, retomo o assunto das dificuldades que os nossos antepassados tiveram para abrir uma escola do sexo feminino em Beijós.

Como disse no post anterior, «a Junta deliberou, em 1-11-1891, vender alguns baldios para com a respectiva receita adquirir uma casa para a escola do sexo feminino e proceder a consertos na casa da escola do sexo masculino». Apresento-vos hoje a venda de um desses baldios, em 27 de Março de 1892.

«(...) sendo dez horas da manhã foi pelo vice-presidente aberta a praça para se venderem alguns baldios pertencentes a esta Parochia, como se havia annunciado por editaes nos termos do artigo trezentos e oitenta e nove do codigo administrativo. E sendo posto em praça um baldio denominado a Esteveira de Cima, no limite de Beijóz, que confronta do Nascente com João Marques de Campos, do Sul com herdeiros de Antonio Fernandes de Figueiredo, do Poente com José Paes d'Abrantes e do norte com Antonio de Lemos de São Gemil. E passando o referido secretario a receber, por longo espaço de tempo, os lanços deste baldio deu este sua fé que o maior lanço que obtivera para a arrematação fôra de vinte mil e seis centos reis offerecido por Ricardo Marques, cazado proprietário, de Beijóz.
E sendo ordenado pela Junta ao referido secretario que avizasse o publico que se ia a arrematar o referido baldio cazo não houvesse quem maior lanço offerecesse; e assim o satisfêz e deu sua fé não haver quem maior lanço offerecesse, à vista do que a Junta mandou entregar o ramo ao dito Ricardo Marques, em signal de sua arrematação, devendo este pagar a respectiva contribuição de registo e entrar com o preço da sua arrematação no cofre desta Junta».

A "Esteveira de Cima" é precisamente o ponto de maior altitude do percurso da caminhada de 7 de Outubro.

1 Beijos:

Anónimo disse...

Para quem diz que o campo das Pias não tem dono, aqui está uma das provas de que tem.

Enviar um comentário