Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Carta Aberta aos Autarcas pede mais Passeios, menos Lombas

Numa carta aberta enviada aos Autarcas, os moradores da rua Abade Pais Pinto junto à escola apelam à eliminação das LOMBAS mais AMPLIFICADORAS que redutoras.

"As supostas LOMBAS redutoras colocadas na rua Abade Pais Pinto (estrada municipal 337) em frente à escola de Beijós, Carregal do Sal agravam fortemente o ruído do tráfego da aldeia, sobretudo dos veículos pesados.
O impacto do tráfego nas LOMBAS faz estremecer as janelas e as casas de granito, tornando impossível aos vizinhos dormir de noite ou descansar a qualquer hora do dia.
O ruído e a trepidação dos veículos ligeiros tornaram-se muito mais evidentes e incomodativos, mas o ruído estrondoso dos veículos pesados e das cargas metálicas a saltarem sobre as LOMBAS é violento e insuportável. As vibrações são ainda mais agravadas pelo efeito de “caixa sonora” criado pelo muro da escola e as paredes das casas de granito, e por isso sentem-se e ouvem-se a dezenas de metros de distância."

As Lombas AMPLIFICADORAS estão agora a multiplicar-se no resto do municipio, incluindo Cabanas de Viriato, mas é em Beijós que foram colocadas a menos de 2m de casas de habitação. Entretanto, as escolas de outros municípios vizinhos como em Tondela, Lageosa, Silgueiros, Aguieira, até na Póvoa de Santo António, são protegidas com semáforos e bons passeios.

Os moradores pedem para ser ouvidos pela Comissão de Trânsito municipal e para que esta volte a estudar e propor outras medidas mais eficazes para reduzir velocidades e proteger os peões e que tenham menos impactos nocivos para os moradores e motoristas, tais como passeios e semáforos accionados pela velocidade.

Alargar a rua principal e colocar mais lombas é contra-producente e não serve para abrandar o tráfego nem para proteger os peões.

Em alternativa, seria preferível colocar um passeio amplo (minimo de 2 metros) do lado da escola desde o alto do Cerradinho até ao Areal, ligando alguns dos principais equipamentos sociais de Beijós, incluindo o restaurante, a associação, a Junta de Freguesia, o infantário, o centro de dia de idosos da Caritas, a escola primária e o recinto de festas da aldeia.

Passeios a menos e lombas a mais na aldeia
Peões e moradores sofrem

8 Beijos:

Anónimo disse...

E porque não o passeio do outro lado?
È a a sua casa não é?
È como na abertura de caminhos é sempre podem abrir mas do putro lado.

Anónimo disse...

Não é cómodo para os automobilistas ter estas lombas nas estradas, porque, para as lá colocarem gastaram o nosso dinheiro, verbas dos impostos que,directa ou indirectamente, pagamos. Mas o mais crítico é que, com os nossos impostos arranjam coisas para estragarem os nossos automóveis e não se preocupam com as avarias que causam!

Quer dizer: Pagamos os impostos e os problemas que, com eles, nos vêm causar!

Anónimo disse...

Quem quiser lombas debaixo da janela, que se identifique

Talvez a Câmara aceite inscrições!

Anónimo disse...

Pimenta no rabo dos outros é refresco.:)

Anónimo disse...

Uma carta não assinada não é aberta, é anónima

Anónimo disse...

PALAVRAS LEVA-AS O TEMPO

… Vinha cheio, o regaço…
Ameaçou-o, o ditador…
-Respondeu sem embaraço:
“…Isso são palavras, senhor…”

F. Elísio Feio

Anónimo disse...

"Anónimo disse...

PALAVRAS LEVA-AS O TEMPO

… Vinha cheio, o regaço…
Ameaçou-o, o ditador…
-Respondeu sem embaraço:
“…Isso são palavras, senhor…”

F. Elísio Feio
14-09-2007 23:23"
**********
É verdade!
Mas nem todas as palavras o tempo leva!
Nem o vento as consegue levar!
A nossa postura, por vezes, perdura através dos tempos, passando de pais para filhos, seguindo o rasto da família!
As coisas boas nunca mais esquecem, mas as, más sempre lembram!

Anónimo disse...

Os passeios devem ser colocados onde necessários, onde há peões. Quando os peões são crianças mais necessários são e deve começar-se sempre por aí. A colocação de ambos os lados é ideal, mas por vezes nem existe largura nem casas e nesses casos devem escolher o lado que mais utilização dará aos ditos passeios. Na rua da Escola é o lado dela o que mais favorece os alunos. Basta que a maioria da povoação esteja desse lado. Mas talvez esteja enganado nesta observação, pois os passeios estão a nascer do outro lado

Enviar um comentário