Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 14 de março de 2007

Associação de Municípios da Região Dão Lafões (AMRDL)

Municípios juntos para “conquistarem” fundos do QREN

"A Associação de Municípios da Região Dão Lafões (AMRDL) já é uma entidade oficial. Dos 15 concelhos que faziam parte da NUT III Dão Lafões, 14 assinaram, anteontem, em Tondela, a constituição pública desta nova associação.
A criação deste tipo de associações tem a ver com o facto de no próximo quadro comunitário de apoio – o QREN – as candidaturas a fundos terem que ser feitas em âmbito supra municipal, ou seja, terão que ser vários municípios a candidatarem a projectos comuns e não apenas cada um por si só como acontecia com o III QCA.

A GAMVIS – Grande Área Metropolitana de Viseu, deverá "desaparecer", uma vez que englobava municípios de diferentes NUT's. No entanto, segundo revelou o presidente da Câmara de Tondela o estudo estratégico elaborado pela GAMVIS "será aproveitado, em parte, por que isso irá facilitar o nosso trabalho" Os projectos culturais e desportivos e as acessibilidades serão os sectores prioritários. O autarca de Tondela adiantou que actualmente já está em curso, em cada município, "um levantamento rigoroso dos investimentos locais, supra municipais e regionais".

Por seu lado, o presidente da Câmara de Viseu mostrou-se optimista com esta nova associação considerando que foi dado um passo "indispensável", uma vez que "sem ele os municípios não poderiam contratualizar com o QREN". Fazem parte da AMRDL os municípios de Viseu, Mangualde, Nelas, Tondela, Carregal do Sal, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, Oliveira de Frades, Sátão, Vouzela, S. Pedro do Sul e Aguiar da Beira, o único do distrito da Guarda.
Fonte: As Beiras

4 Beijos:

Carlos Peixeira Marques disse...

Os € que deviam servir para o desenvolvimento das regiões, servem antes para configurar as mesmas (e, a seguir, para fazer estudos sobre as estratégias de desenvolvimento das ditas).
Já existe a Associação de Municípios do Planalto Beirão, a Grande Área Metropolitana de Viseu e agora a Associação de Municípios da Região Dão-Lafões. As 1ªs foram formadas voluntariamente pelos municípios, a última foi imposta pelo poder central.
Resta esperar que o PS fique no Governo por muito tempo, porque na próxima alternância ressuscita-se a GAMVIS ou coisa parecida...

Anónimo disse...

Qual será argumento que justifique a criação da AMRDL?

Esta política tem sempre qualquer coisa em vista. Contudo, esperamos que estejam realmente a zelar pelos interesses das populações e não só os de alguns ... :(

Micas10 disse...

Baralhar e dar de novo, mudar o nome das coisas, é uma perda de tempo e dinheiro.

Diz-se que os povos têm os governos que merecem.

Anónimo disse...

« Baralhar e dar de novo, mudar o nome das coisas, é uma perda de tempo e dinheiro. »

Tem razão ...estes oportunistas são óptimos a baralhar as pobres e simples cabecinhas do povo , ou seja , nós ...
Tanto dinheiro (milhões e milhões de euros !!!) que vieram para estas associações de mafiosos das regiões , e , a única coisa que existe são eucaliptais até á agonia , eólicas em tudo o que é serra e autoestradas inúteis ...
Só não tem razão numa coisa : Este máfias , não só não perdem tempo como se enchem de dinheiro ...

Enviar um comentário