Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Elevadas taxas, péssimo serviço

Segundo notícia d'O Primeiro de Janeiro, «A Comissão de Utentes para a Defesa da Água Pública (CUDAP) dos cinco concelhos servidos pela empresa Águas do Planalto pretende levar a Assembleia da República a tomar posição face “ao claro abuso” a que os utentes estão sujeitos. Mário Lobo, membro da CUDAP, explicou que os utentes estão neste momento a pagar “entre 43 e 145 euros/ano pelo aluguer do contador, acrescidos de várias taxas extraordinárias sobre o controlo de qualidade (...) saneamento, recolha de lixo...”. »

Ao descontentamento com os valores das taxas, acresce a falta de qualidade do serviço de recolha de lixo, a qual tem gerado fortes críticas em diversos concelhos do Planalto Beirão. Por exemplo, o Notícias de Viseu dá voz ao Presidente da Junta de Freguesia de Silgueiros na denúncia do «péssimo serviço que o Planalto Beirão está a prestar às populações, em termos da recolha dos lixos. ‘É uma vergonha’». Também o Defesa da Beira, na semana passada, reporta que o assunto foi levado pela enésima vez à Assembleia Municipal de Carregal do Sal (28-09-2007) , neste caso centrado na (falta de) lavagem dos contentores, ao que o Presidente da Câmara respondeu que «a lavagem dos contentores está a ser feita e terá de haver bom senso da parte das juntas de freguesia para recomendarem aos fregueses que tenham mais cuidado no acondicionamento dos lixos domésticos».

8 Beijos:

Anónimo disse...

Muito bem Sr. Presidente... Quem Fala assim nãoé gago

Anónimo disse...

só falta agora o senhor presidente dizer as pessoas que teiem debaixo das janelas de suas casas um contentor porco e mal cheiroso ...... para terem vergonha e lavarem os contentores , fazer a respectiva desinfeçao ,pois há empresa aguas do planalto cabe apenas fazer a recolha e de preferência antecipada .... só que do dinheiro! hahahaha

Anónimo disse...

Cambada de faladores, com pouco conhecimento do que dizem.
Panalto Beirão, Águas do Planalto, água, lixo, contentores, são tudo coisas distintas.

beijokense disse...

Claro que são distintas e, se o esclarecido anónimo se der ao trabalho de procurar posts do Beijós XXI sobre o assunto, vai ver que há sobre todas essas "coisas distintas". Mas há algo comum - o serviço não melhorou nada relativamente ao que era prestado pelos municípios.

beijokense disse...

Lixo: conhecido pelo eufemismo de resíduos sólidos urbanos, é um conjunto de detritos que se deposita ao lado dos contentores.

Contentores: mobiliário urbano para sinalizar às pessoas que devem colocar o lixo na proximidade.

Água: produto essencial que poderia servir para lavar contentores se a concessionária quisesse.

Planalto Beirão: Associação de Municípios que faz contratos de longo prazo com empresas que, de vez em quando, recolhem o lixo e colocam um autocolante nos contentores que é para ninguém ter dúvidas.

Águas do planalto: empresa que fornece água a clientes de cinco concelhos do planalto beirão, desde que estes paguem exorbitâncias pelos contadores e paguem a sua substituição sempre que a congelação da água os danifique.

Anónimo disse...

É uma verdade que muitas pessoas "atiram" grandes panelas de restos para os Caixotes ou qualquer coisa parecida, mas isso vai da educação de cada um, agora que o serviço não é bom, não é.
Só mais um aparte, querem ver que agora a Junta de Freguesia tem de ir porta a porta ensinar como se põe o lixo em sacos acondicionados e como se colocam nos caixotes?

beijokense disse...

A Junta podia fazer uma campanha para os fregueses comprarem um porco - funciona como estação de tratamento de resíduos orgânicos.
:D
Bem entendido que esta estratégia só funciona havendo palha de centeio.

Anónimo disse...

Então teríamos uns porcos comunitários?
Talvez fosse boa ideia, seria um ciclo do lixo»porco»carne»lixo, etc.

Outra grande diferença entre os serviços municipais tradicionais e as empresas deste tipo é, o facto de recorrerem a trabalho cada vez mais precário e mal pago, apesar de não criarem postos de trabalho a este nível, mas sim ao nível de direcção ou gestão politicamente ocupados.
Roger.a

Enviar um comentário