Escola Secundária de Carregal do Sal sobe no ranking - 2
A Escola Secundária de Carregal do Sal aparece em 87º lugar no ranking de 2009 de 604 escolas básicas e secundárias de Portugal.
Muitos parabéns!
Esta lista é elaborada, como nos anos anteriores, com base nas médias dos oito exames nacionais das disciplinas mais concorridas. Enquanto a ESCS subiu do 180º lugar em 2008, o conjunto de escolas públicas têm a sua pior performance dos últimos anos.
No entanto, a Escola Pe António Fonseca da Murtosa destaca-se pela positiva, aparecendo em 21º lugar com uma súbida fulgurante. Logo a seguir aparece a Escola Secundária Aurélia de Sousa no Porto, que se classifica em 16º lugar entre as escolas com mais de 50 provas realizadas, tendo feito 499 exames no final do ano lectivo de 2008/2009.
Também são públicas as únicas duas escolas em que a classificação final nas disciplinas é mais baixa do que classificação obtida nos exames, um sinal de exigência e rigor dos professores, incluindo a escola da Murtosa.
Note-se que a escola de Ílhavo também melhorou bastante, talvez estimulada pelos vizinhos da Murtosa.
A melhor das 28 escolas do distrito de Viseu é a Escola Secundária Alves Martins de Viseu que subiu do 147ºlugar em 2008 para o 78º lugar em 2009. Outras cinco escolas do distrito ficam no melhor terço do grupo, com Nelas e Santa Comba Dão em 179º lugar e 201º lugar respectivamente. A escola mais fraca do distrito é a de São João da Pesqueira, que desceu do 556º lugar em 2008 para 576º em 2009.
A ESCS soma e segue! Ver ESCS 2006
Mais uma razão para terminar o 12º ano
Nos exames internacionais, o desafio do PISA continua
Apêlo do Presidente da República
Fontes: SIC, JN
8 Beijos:
Micas10,
os professores da ESCS são dos que mais se bateram contra o modelo de avaliação de professores inventado pelo actual Ministério da Educação.
Pelos vistos, não são maus professores.
O quê? Também há uma escala gradativa dos professores que contestaram mais e que contestaram menos as propostas de avaliação de professores? Não será isso querer “asfixiar” ainda mais este país?
São as acções de rua que definem a qualidade dos professores? Nesse caso, o Mário Nogueira (que não dá aulas há 18 anos) era o melhor professor, ou não?
Não houve nenhuma avaliação baseada nos decibéis dos gritos na manifestações. Eu refiro-me a tomadas de posição públicas e assinadas.
Exemplos:
1. A ESCS suspendeu o processo de avaliação (creio que ainda em 2008).
2. Os professores da ESCS e dos agrupamentos do concelho aprovaram esta moção (leia-a com atenção)
Igual ou parecido ?
Avaliado
Não avaliado
Ir trabalhar
Ir p'ro local de trabalho
Quem tem medo de ser avaliado?
Avaliem-se as escolas
Avaliem-se os professores
Avaliem-se os alunos
Porque depois...
Avaliam-se os países
Avaliam-se as empresas
Avaliam-se os trabalhadores
Parabéns aos que ficam melhor nas avaliações, como os alunos do Carregal, mas também a todos que se prestam a ser avaliados como os alunos das outras 600 escolas.
E aos professores do Carregal, que escreveram na moção pugnar pela «implementação de um novo
modelo de avaliação do desempenho docente, que seja exequível, rigoroso, justo, credível e transparente, capaz de contribuir para o fim que supostamente persegue: uma Escola Pública de qualidade;»
A avaliação deve servir para qualificar, para motivar, não para promover a subserviência, o lambebotismo ou o lambequalqueroutracoisismo.
Esse preconceito sobre o "medo" de ser avaliado é de quem não quer conhecer o que se passa, p. ex., no modelo de ADD que aqui comentei ou no SIADAP. Os bons professores querem ser avaliados, mas não por fax.
A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Beira Centro apoia a educação com um donativo de prémio financeiros para os 3 melhores alunos do 6º, 9º e 12º anos de Tábua.
Estes incentivos devem estimular os alunos da Escola Secundária de Tábua que ficou quase no fundo da tabela, no 596º lugar, em 2009.
Tabuada,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.
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