Viseu solidário para com jovem portador de glaucoma
«Um jovem da escola Secundária Alves Martins (ESAM) vive há cerca de um ano um verdadeiro pesadelo. Em dois meses, o jovem perdeu quase na íntegra a visão devido a uma doença que afecta o nervo óptico denominada de Glaucoma, que no seu caso tem avançado de forma rápida. Colegas, pais, professores e dois meses, o jovem perdeu quase na íntegra a visão devido a uma doença que afecta o nervo óptico denominada de Glaucoma, que no seu caso tem avançado de
forma rápida. Colegas, pais, professores e instituições estão a angariar donativos para ajudar a família.
(...)
Na tentativa de encontrar mais informação e soluções para o problema, filho e mãe deslocaram-se ao Hospital Egas Moniz, em Lisboa. "O seu filho tem 10 por cento do nervo óptico num olho e no outro olho o nervo está morto", foram as palavras exactas que o médico de Lisboa utilizou para explicar a gravidade da situação.
Confiante e sem medo no futuro, a família do rapaz encontrou novo alento em Espanha, quando tiveram conhecimento da existência de uma clínica que já terá tratado de casos semelhantes provenientes de Portugal. De acordo com a mãe, a clínica garantiu que "se trata de uma doença grave, mas que podiam preservar as células do nervo óptico através de uma cirurgia, que apresenta uma série de riscos". A cirurgia será efectuada em Julho.
(...)
O que é Glaucoma? O oftalmologista Joaquim Estrada, médico que detectou a doença do jovem, esclarece que "quando visualizamos um objecto, a imagem é transmitida do olho ao cérebro através do nervo da visão, ou seja, o nervo óptico" e que "o nervo funciona como um cabo eléctrico, que leva a mensagem visual ao cérebro e unidos, proporcionam a visão lateral ou periférica e também a visão central, usada para leitura".
(...)»
Fonte: Jornal do Centro
0 Beijos:
Enviar um comentário