Actor Simões
Em Fevereiro de 1904, O Grande Elias, semanário lisboeta das artes e espectáculos, anunciava a morte de um grande actor, muito conhecido e querido, não só do público lisboeta, mas também por terras brasileiras.
José Simões Nunes Borges, conhecido simplesmente por actor Simões, nasceu em Pardieiros em 10-3-1826 e foi baptizado em Beijós nove dias depois. Filho de João Simões, natural de Cabanas e de Ana Justina, natural de Ferreirós, mas moradores nos Pardieiros. Fez a sua estreia no teatro em 12-6-1845, mas viria a tornar-se um ídolo a partir da década de 60, quando criou a sua própria companhia e fez várias digressões.
A sua filha, Lucinda Simões, foi também uma grande actriz, de tal forma respeitada que foi criado um prémio de representação feminina com o seu nome. A linhagem continuou com a neta Lucília Simões, nascida no Rio de Janeiro durante uma digressão dos pais e avô. O trabalho de Lucília viria a ser reconhecido com a atribuição do título de Oficial da Ordem de Sant'Iago da Espada.
A filha e a neta têm lugar na toponímia de Lisboa (pode ver uma placa aqui). Talvez o chefe do clã pudesse ter uma rua com o seu nome na terra natal, digo eu...
4 Beijos:
Falhou no post, mas posso acrescentar agora que José Simões Nunes Borges foi nomeado Cavaleiro da Ordem de Santiago pelo rei D. Luís em 15/05/1869. (Registo Geral de Mercês, D.Luís I, liv.45, fl.89)
As coisas que este homem encontra!!
muito bom mesmo...
Comprei recentemente, aqui no Brasil, um livro de memórias (1922) da Lucinda Simões (filha deste actor) onde ela faz muitas alusões - altissimamente favoráveis) ao seu pai. Consta que era um homem de grande carácter!
Enviar um comentário