Os passos dos Sousa Mendes passaram por Beijós
Um grupo dos muitos descendentes de Aristides de Sousa Mendes juntaram-se para fazer uma "reunião de família sobre rodas" e recriar a fuga dos refugiados salvos por Sousa Mendes, de Bordéus até Lisboa.
Passando por Bayonne, Hendaye, Vilar Formoso, Guarda e Cabanas de Viriato, vieram também a Beijós conhecer o terreno onde estiveram firmemente plantadas as raízes de ambos Aristides e Angelina, nesta Casa do Ribeiro onde nasceu Angelina e viveram os seus pais e avós.
Depois de uma visita à igreja de Beijós, tivemos o privilégio de ouvir as recordações do Sr Abílio Coelho, 93 anos, carpinteiro serrador que aos 17 anos de idade ajudou a serrar a madeira para a reconstrução da Casa do Passal em Cabanas. Entretanto, o jóvem casal Aristides e Angelina moravam com os pais desta em Beijós, onde nasceram os seus dois primeiros filhos.
Depois de uma passagem pela Junta de Freguesia, é obrigatória a visita ao Miradouro do Outeiro da Cadina para melhor apreciar a aldeia e todo o verde vale de Beijós, a aldeia ancestral onde estão as raízes da família Sousa Mendes.
Uma passagem pelas poldras do Ribeirinho, com a casa Sousa Mendes ao fundo, faz recordar os tempos dos bisavós José e António Sousa Mendes.
6 Beijos:
Agradecimentos ao Sr Abílio Coelho pelas recordações e ao Sr Agostinho Nascimento e o Sr Manuel Simões pelo apoio à visita.
M Abrantes
Bom trabalho Micas10.
Desde Tokelau, as boas vindas à nossa terra :)
Bom trabalho da enviada especial.
Parabéns, bom trabalho da micas10.
Hermínio da Cunha Marques reporta "os passos" no DB de hoje e não faz qualquer referência à presença destes visitantes em Beijós. Ainda bem que alguém tirou fotos :)
Será que HCM, tão interessado na realidade do concelho, desconhece o blogue mais cotado do Distrito de Viseu?
Temos que convidar os Sr Herminio Cunha Marques a visitar Beijós para fazer uns dos seus lindos versos sobre as raízes mais profundas de Aristides e Angelina de Sousa Mendes
Enviar um comentário