Freguesia sem escola => fim da freguesia
Segundo o Notícias de Viseu, na última reunião da A. M. Viseu, o Presidente da J. F. Boaldeia apresentou a argumentação:
«Depois de elaborada a Carta Educativa do Concelho, pensava que a questão do fecho das escolas fosse um assunto resolvido. Enganámo-nos mais uma vez. Aqui está (exibiu-a) a lista de vinte e seis escolas do nosso concelho que fazem parte das 153 que o governo quer encerrar no nosso Distrito»
[os autarcas] «voltam a não ser tidos nem achados, confrontados com a ameaça do fecho das nossas escolas. Antes com menos de 10 alunos, agora com menos de 20, no próximo ano logo se verá»
António Neves disse que pode «admitir a concentração dos alunos numa escola por freguesia.» Não pode «é aceitar uma freguesia sem escola». Por outro lado, «se a intenção futura é acabar com algumas freguesias, este é realmente o caminho que levará a isso». Mas, garantiu, «podem estar certos que não iremos esperar de braços cruzados».
O Presidente da C. M. Viseu defendeu que «não andámos a fazer a Carta Educativa para não ter valor nenhum. Ela é também um documento de planeamento».
E nós? Vamos ficar de braços cruzados? É sustentável uma escola com a concentração dos alunos da nossa freguesia? Ou será mais vantajoso integrarmo-nos na escola (e freguesia?) de Cabanas?
7 Beijos:
eu ca sou contra o encerramento d escolas...seja porque motivo for...
uma escola da vida a uma ladeia, principlamente no interior, da emprego a professores (é k há poucos desempregados certamente)..e menos crianças ate aprendem melhor.
pelo k sim, a ideia futura, a curto oumedio prazo, e colocar os nossos alunos de Beijos em cabanas..escola que agora está lotada.deixar ir crianças com 5 , 6 anos num autocarro de manha e voltar a noite???naqueles autocarros muito seguros pra transportar crianças???
e o jardim de infancia???
pra cabanas? crinaças com 2 e 3 anos??
é só a minha opiniao..mas s fecham maternidades e escolas que futuro querem para portugal?
o futuro nao sao os jovens e as crianças?
nao é neles que se deve investir?condiçoes dignas para estudar (as escolas agora estao todas muito bem equipadas), educação progressivamente gratuita cm consagrado na CRP (e nao propinas de privadas), condiçoes e apoios para procura de emprego....
isto é um ciclo....a degradação na base da educação traz a degradação no topo...
este governo está a destruir alguma coisa de bom que SALAZAR conseguiu fazer.
é uma tristeza ,mas é o que vai acontecer vamos deixar de ter escola, como também vamos deixar de ter a freguesia.
mas também acho que a escola de cabanas não tem condições para acolher tantas crianças,
era boa ideia que as crianças dos pardieiros, póvoas e beijós ficarem aqui na nossa escola.
NINGUEM se importa por a Escola fechar
se fosse com a poda das carvalhas já tinham feito um cagaçal
não devem ter dado conta que já podaram as outras
Ter a escola primária perto de casa é bom, eu que o diga.
Mas acho que é ainda mais importante ter uma boa escola, e alunos felizes e com bom aproveitamento. Uma vez vi a escola no Penedo com 3 crianças, não parece a melhor solução.
É preciso procurar algumas sinergias, um bom ambiente onde as crianças possam aprender cada vez melhor acompanhadas pelos melhores professores.
Já se disse aqui no Beijós XXI que a Finlândia tem o melhor sistema de educação do mundo. Então leiam s.f.f.
«Generally, local authorities are responsible for providing basic education. Local authorities assign pupils a place in a local school, but pupils are free to enroll in some other school if it has places available. In 2004, there were a total of about 3,700 comprehensive schools, and this network covers the whole country. The smallest schools have less than ten students, while the largest have over 900. In addition to public schools, there are also some private schools.»
Para quem tem dificuldades com Inglês:
1. O ensino básico é da responsabilidade das autarquias
2. Havendo lugar, os alunos podem escolher uma escola diferente da que lhes é destinada pelo poder local
3. Há escolas básicas com menos de 10 alunos
(4. Não está no extracto do texto, mas é sabido. A escolaridade básica é obrigatória, mas a frequência às aulas não; os alunos podem ser ensinados pelos pais, professores particulares, e-learning...)
(5. ibid As escolas públicas e privadas recebem um valor idêntico do Ministério da Educação, x€/aluno)
(6. corolário das anteriores Para o Ministério da Educação, o custo por aluno é independente do tamanho da Escola e são as condições de concorrência locais e a política autárquica que determinam o tamanho das escolas).
eu continuo a achar que uma turma com menos alunos aprende melhor..o professor tem masi tempo para dedicar a cada um. as turmas grandes so perdem nisso, podem apenas ganhar na competição que tb é importante.
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