Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

domingo, 10 de setembro de 2006

Farmacêutica - Laboratório vendida a italianos - Tondela


"Joaquim Coimbra, ex - proprietário da Labesfal, vai vender as três principais empresas do grupo farmacêutico Jaba aos italianos Recordati. Um negócio que deverá estar fechado até à próxima sexta-feira, dia 15 de Setembro, e renderá ao empresário de Tondela entre 55 a 60 milhões de euros.

O grupo português Jaba esteve, assim, nas mãos de Joaquim Coimbra menos de dois anos, depois de, a cinco de Janeiro de 2005, ter comprado o laboratório por 40 milhões de euros.

Até 2007, Recordati compromete-se a aumentar em 30 por cento a produção do laboratório no País, na sequência da deslocalização do fabrico de medicamentos de outros países, nomeadamente de França. O Jaba “vai ser um grande exportador”, conclui o empresário.

Joaquim Alberto Vieira Coimbra, nasceu em Tondela há 55 anos, teve de esperar até ao casamento para se tornar num dos empresários mais bem sucedidos do País. Até então trabalhava com a família numa empresa de abastecimento de navios, em Moçambique. Mas, ao casar com Maria João Almiro, em 1976, passou a colaborar na farmácia do sogro. Hoje tem vários investimentos no País e no estrangeiro, e na política é dirigente nacional do PSD.
(...)
“Só não tem tempo quem não faz nada”. Esta é a máxima de Joaquim Coimbra, empresário de Tondela que, ao começar a sua carreira na indústria farmacêutica depois de casado, conseguiu formar um ‘império’. Na farmacêutica, com fábricas em Espanha, Argentina e Cabo Verde, mas também noutros sectores. Joaquim Coimbra é, por exemplo, administrador dos vinhos Dão Sul, com várias marcas espalhadas pelo País e Brasil. Além disso, é presidente de uma fábrica metalúrgica em Nelas, Viseu. O turismo é outra das suas paixões, com vários investimentos, sendo de destacar o novo ‘resort’ na ilha Boavista, em Cabo Verde. O projecto, que inclui um hotel e várias vivendas, deverá começar a ser materializado no início de 2007, num investimento de 50 milhões de euros. Cabo Verde é, aliás, um dos países de eleição deste empresário. Por isso mesmo, comprou uma casa na ilha do Sal, onde passa férias com a família."

2 Beijos:

Anónimo disse...

Qualquer dia as ampolas da Jaba vão passar a ser cheias com vinho quinta de cabriz!!!
Parabéns ao grande empresário, carregal do sal precisa de muitos destes,o problema será depois a mão de obra - ...

Anónimo disse...

eu defino o JVC como um vigarista que agora com o pedincha do marques mendes, consegue quase legalmente fazer mil e uma vigarices: eu que o diga que tenho vários processos em tribunal com o referido indivíduo. É de lamentar!

Enviar um comentário