Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 1 de março de 2006

Poesia de Guerra – 5, José Pais dos Santos

Poesia de Guerra – 5
Guerra das Trincheiras em França - 1917...

Transcrição
referente a 27Fev2006

(...) cont.

Se nas horas de ansiedade
A amargura da saudade
O coração lhe povoa
O largar de uma fumaça
Que no ar voam e passa
A saudade também passa.

Fim
......................

Mote

Não abandones a aldeia
Vai abraçar tua mãe
Não queiras ver o que eu vi,
Naqueles campos dalém
Além naquela casinha
Na serra que fica além
Foi ali onde eu nasci
Onde morreu minha mãe.


Esses alemães tiranos
A quem tenho ódio profundo
Deixaram-me só no mundo
Contava eu, sete anos
Fuzilaram os meus manos
A minha pobre maezinha
Violada coitadinha
Não pôde resistir, morreu
Vê um camarada meu
Além naquela casinha.


Meu pai era militar
Do grande exército de França,
Bastantes esforços fez
Para sua pátria salvar
Já cansado de lutar
Teve que morrer também
Foi em França porém
Nos braços de sua sorte
Meu pai encontrou a morte
Na serra que fica além.

Eu por milagre escapei
Sem ser pelas balas varado
Apenas me apanhei cercado
Eu logo praça assentei
Eu nunca me esquecerei
Das mágoas que eu sofri
Já que em batalha me vi
Com coração em ruína
Olha eu vejo Lourêna
Foi ali onde nasci.
............................

Mote

Com pelo de bicho vestido
Não sei o que pareço
Vejo-me em guerra metido
Ao Afonso Costa agradeço.


Meus senhores eu vou contar
O que eu sofri nas trincheiras
Dias e noites inteiras
Juro-vos eu a cismar
Eu ouvia bombardear
Avistava o inimigo
De baixo de fogo vivo
Sempre sujeito à morte
Mas enfim eu tive a sorte
Com pelo de bicho vestido.


Fui arrancado do lar, querido
Deixei meus pais sem pão
Ao mando de um ladrão
Por 6 escudos vendido
Fiquei deveras pensativo
Foi um caso que eu conheço
Eu já revoltado me penso
Em me ver neste lado
Sempre de baioneta armada
Não sei o que eu pareço.

Cont. (...)



Reservados todos os direitos, proibida qualquer utilização comercial sem autorização do proprietário.

Link's:
Poesia (original) - 5 * 27 FEV2006
Poesia (transcrição) - 4 *22FEV2006
Poesia (original) - 4 * 20FEV2006
Poesia (transcrição) - 3 * 15FEV2006
Poesia (original) - 3 * 13FEV2006
Poesia (transcrição) - 2 * 08FEV2006
Poesia (original) - 2 * 07FEV2006
Poesia (transcrição) - 1 * 01FEV2006
Poesia (original) - 1 * 30JAN2006

2 Beijos:

António disse...

Lamentamos, mas por dificuldades de ordem técnica, não nos foi possivel publicar a transcrição.
Em breve será solucionado.
Obrigado.

beijokense disse...

Caros conbloggers,
o número de 5000 visitantes vai ser atingido hoje, por isso está marcado encontro por estas bandas para as 22H (hora de Lisboa) para o 'tradicional' brinde on-line.
Até logo.

Enviar um comentário