Fubolistas de Fátima mostram garra dentro e fora do campo
Seis futebolistas do CD Fátima, que deu luta a outros clubes de futebol bem maiores na preparação para a Taça da Liga, participam no projecto Novas Oportunidades para conclusão do ensino secundário, seguindo o exemplo outros jogadores e dos próprios técnicos da equipa.
A ideia de concluir os estudos envolve Samuel, que está a concluir o 12º ano, com Saleiro, Marinho, Moreira, Edu Castigo e Bispo, enquanto Ricardo Jorge, Miguel Neves e Miguel Xavier frequentam o ensino superior.
É evidente que estes jovens mostram garra dentro e fora do campo, ao preparem-se para a vida para além do futebol. Segundo a Lusa, para o treinador do CD Fátima, Rui Vitória, esta é uma situação "agradável" para o clube que traz "uma lufada de ar fresco no profissionalismo" do futebol português”, pois "o futuro deles não é fácil".
O desporto é reconhecido como uma profissão de desgaste rápido e os jogadores fazem bem em investir a sério num “plano B” para a sua vida profissional. Mas hoje em dia há muitas outras profissões de mudança rápida que obrigam qualquer trabalhador a actualizações e reciclagens quase constantes, voltando com frequência à condição de estudante.
Aprender mais, investir num segundo ofício ou especialidade durante a juventude, é uma boa forma de reduzir os riscos de desemprego para o resto da vida.
Por isso dizem os mais velhos que “é importante ter uma (ou várias) ferramentas de trabalho, seja ela qual for".
Fia-te na Virgem... e corre !
FICHA CD Fátima: Pedro Duarte; Marco Airosa, Jorge Teixeira (Moreira, 89), Veríssimo e Duarte Machado; João Fonseca, Cícero, Falardo e Joel (Ricardo Jorge, 85); Marinho e Saleiro
8 Beijos:
fubolosos fubolistas
"Novas Oportunidades" é um programa cheio de virtudes, mas tem também flaws que, numa cultura de chico-espertismo, o desvirtuam completamente.
Alguns aproveitam o programa para aprender e fazerem uma verdadeira (re)qualificação. Para outros, ele serve como reconhecimento honoris causa das competências que demonstram no dia-a-dia. Para a maioria, no entanto, é apenas a via fácil de obter um diploma que 'certifica' as competências que nunca adquiriram.
Micas10 é a principal 'vendedora' do programa, LOL. A sua personalidade e o seu currículo mostram o quão valoriza a aprendizagem e a qualificação.
Já o segundo principal vendedor do programa, o sr. Primeiro-Ministro, está perfeitamente sintonizado com a maioria que acima referi. Hoje todos sabemos que não aprendeu rigorosamente nada no seu programa de novas oportunidades na Universidade Independente. O seu objectivo foi apenas um diploma que deveria certificar competências que não adquiriu.
Pois é, parece que está a fazer falta uma reciclagem de "horto graphia"...
:)
Inteligentes os que compreendem que os furos na escola valem tanto, ou tão pouco, como os furos na bola
Votos de muito sucesso para esta equipa!!!
Pode ser que o nome lhes de sorte...
LOL
Ver "Bolsa de Formação de Iniciativa do Trabalhador" do IEFP, para apoio financeiro ao formando
Enviar um comentário