Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

3ª Caminhada - Beijós XXI - Sangemil

Andámos bastante tempo a ver o Corujeiro da outra banda (o Corujeiro é um oásis??) , mais à frente passaríamos pelas primeiras casas de Pardieiros, mas foi Sangemil que mais apreciámos. Para muitos caminheiros, foi a primeira vez que passaram no centro da povoação... alguns só neste dia perceberam que havia um Sangemil sem Caldas!
Ora é este Sangemil sem Caldas que é uma povoação milenar, com origem toponímica germânica, já mencionada nas primeiras inquisições do Reino de Portugal e onde famílias da nobreza rural se estabeleceram durante séculos. Nomeadamente a família Lemos, com destaque para João de Lemos e Sousa de Castelo Branco Távora, FCR, que ali nasceu em 1728; famoso ficou também o seu bisneto Henrique de Lemos e Sousa (descendente dos Ornelas de Beijós por via materna), por ter conseguido esbanjar a fabulosa fortuna da Morgada do Loureiro!

2 Beijos:

beijokense disse...

Eram também de um Lemos de Sangemil os pinhais que confrontavam com os baldios que a Junta de Beijós levou à praça há 115 anos.

beijokense disse...

Em 1º plano na foto da capela está o caminheiro mais experiente da 3ª caminhada, com 76 anos e muitos km palmilhados.
Cá o esperamos para a próxima caminhada!

Enviar um comentário