Páscoa, Pessach e a Ultima Ceia Judaica
A Páscoa Cristã vem no seguimento da tradicão Judaica Pessach (Passover ou Passagem que comemora o éxodo do Egipto no tempo de Moisés), que é celebrada com uma Seder (Ceia)onde se come pão ázimo não fermentado em recordação do maná que susteve os Judeus no deserto.
Em Portugal, e sobretudo na Beira Alta, ainda perduram algumas tradições Judaicas, vestígios da Era da Boa Convivência na Peninsula Ibérica das 3 grandes culturas, a Cristã, a Judaica e a Muçulmana antes da Reconquista e da Inquisição.
A Casa de Aritides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato também faz parte dos itenerários de interesse Judaico, junto com Lisboa, Tomar e Belmonte.
A comunidade Judaica portuguesa hoje é pequena, mas na diaspora há muitos luso-descendentes de origem Judaica.
Que esta Páscoa seja um momento de paz e tolerância em celebração da nossa herança cultural diversa.
8 Beijos:
Muitas religiões têm uma componente sacrificial que acaba num grande festim.
Não é por acaso que a Eucaristia é uma refeição colectiva de pão e vinho, é que a "mesa" é fundamental na celebração da comunidade. Por isso eu vou começar a celebração hoje no brinde aos 8K e só acabo 2ª-feira na festa do Penedo :P
Notícia de última hora:
Novos pecados:
Ver televisão
Ler livros ( desde que não seja a Bíblia)
Navegar na internet.
Não é anedota......É a forma do Vaticano afastar mais as pessoas da religião.
Com isto, principalmente o navegar na internet, vamos sofrer mais para atingir as 10.000 visitas ao nosso blog.
Perdoai-lhes Senhor que não sabem o que fazem, nem o que dizem!!!.
Qual a fonte desta informação?
...Com tanta internet vamos, todos, parar ao infernet!
Aliás o Bill Gates e todos aqueles que qerem, incentivam e patricam cada vez mais internet estão lixados. É pior que "bombar".
Aliás, "bombar" até é virtude.
Vós, que criais blogs que só servem para desencaminhar os humanos, certamente estejais possuidos pelo demónio porque só o demónio quer o pecado, diram os arautos do sumo.
Quanto às Bombas, é bom sejam preservadas.
Nem sempre tem acontecido a tudo o que é antigo mas que faz parte da vivência passada e das nossas memórias.
Agora percebo essa de Beijós pecador! O pecado de ler livros lembro-me muito bem de ter aprendido em pequena. Houve quem falasse contra os livros da biblioteca itenerante da Gulbenkien, que foi um dos factores mais positivos na minha formação.
As bombas no Vale da Loba, no Areal e o deposito no Outeiro da Cadina foram de grande importancia para a qualidade de vida, sobretudo das raparigas e mulheres que são tradicionalmente quem tinha que ir buscar os cântaros de água ao chafariz.
Para mais info, ver http://www.ruadajudiaria.com/
Malmequer,
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.
Micas, como faço para te enviar um email?
gostaria de falar contigo sobre judaismo. sou Coelho de Moura bisneta de Alexandre Coelho de Moura. Por favor me escreva lizamoura@yahoo.com.br
Abraços
Enviar um comentário