Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

domingo, 2 de abril de 2006

Angelina e Aristides de Sousa Mendes 10 Visto



Segundo a notícia em www.carregal-digital.pt o embaixador de Israel em Portugal, Aaron Ram, visitou, na passada Segunda-feira, 26-Março, a Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, solar onde viveram Angelina e Aristides de Sousa Mendes.

A notícia tem algumas imprecisões, pois a DG Património não se ocupa destes temas, mas sim a DG Edificios e Monumentos Nacionais, que está muito empenhada nesta causa mas cujo futuro está em causa com a nova reforma da Administração Pública. Refere-se mais uma vez a existência de estudos prévios, mas lamenta-se que continua a "faltar dinheiro para as obras" neste novo monumento nacional.

A Fundação Aristides de Sousa Mendes, que é uma fundação privada mas de capitais maioritariamente públicos, foi criada a 23-Fev-2000 e é proprietária da casa 27-Abril-2001. Volvidos estes anos, convinha esclarecer se o Conselho de Administração da Fundação, de que faz parte o Presidente da Câmara, já apreciou e aprovou os estudos prévios para a obra e museu, para não falar dos projectos detalhados necessários para a recuperação do edificio classificado como monumento nacional e a criação de Museu internacional e um centro de estudos dedicado à tolerância e ao altruismo. Esta deliberação seria um passo essencial para solicitar o financiamento junto de mecenas quer oficiais ou particulares, quer nacionais ou estrangeiros. Enquanto faltar o projecto aprovado, dificilmente deixará de faltar o dinheiro.

Entretanto, aproxima-se mais um aniversário da morte de Aristides de Sousa Mendes a 3-Abril, uma data que vai ser comemorada em New York e Bordeaux.

As comemorações em New York no Museum of Jewish Heritage têm tido bastante impacto.

Museu Sousa Mendes 1 Casa do Passal

Museu Sousa Mendes 2 Aristides

Museu Sousa Mendes 4 Holocausto Memorial Day

Museu Sousa Mendes 5 Angelina

Museu Sousa Mendes 6 Testemunha trágica

Museu Sousa Mendes 8 Recolha de sangue

Museu Sousa Mendes 9 Activista João Crisóstomo em New York

0 Beijos:

Enviar um comentário