Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Cabanas de Viriato e a Casa do Passal


Urgente
Muito Urgente
Ó Gente do meu país, é um gasto simplesmente... o que custa, então.
Por favor............ salvem a memória de um povo.
Por favor ........... salvem a memória de uma Nação que também é/foi humana.

Angelina de Sousa Mendes nasceu em Beijós na Casa do Ribeiro, onde nasceram também os seus primeiros 2 filhos. Ela casou com o seu primo Aristides de Sousa Mendes e estava ao seu lado em Bordeaux e deu todo o seu apoio ao grande acto de consciencia que salvou milhares de refugiados.
http://www.vidaslusofonas.pt/sousa_mendes.htm
http://www.ebi-cabanas-viriato.rcts.pt/cabanas.html
http://www.ipv.pt/millenium/Millenium25/25_16.htm
http://www.soroptimist-israel.org/international/asm_testimonial.htm

http://www.aquitaine-portugal.com/asm/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aristides_de_Sousa_Mendes

http://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/biography/Mendes.html

http://www.sousamendes.com/paraamigos.htm

http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/Aristides/home.html

Cabanas de Viriato dista 4 Km de Beijós.
Era uma das maiores aldeias de Portugal, ascendeu à categoria de Vila em 20 de Maio de 1993. Situada geograficamente em pleno Planalto Beirão, entre as Serras da Estrela e do Caramulo, no concelho de Carregal do Sal, dista 25 Km de Viseu e 50 Km de Coimbra.

  • O Dr. Aristides de Sousa Mendes, heroi nacional, foi Cônsul de Portugal em Bordéus, durante a Segunda Grande Guerra, onde desobedecendo a Salazar, passou mais de 30000 vistos, permitindo a fuga, de outras tantas pessoas, ao holocausto nazi. Em Cabanas de Viriato onde viveu com a mulher e seus 14 filhos mandou construir a Casa do Passal, o ex-Cônsul chegou a albergar muitas famílias de refugiados, às quais, em França, passara vistos para entrada em Portugal.
  • A casa do Cônsul encontra-se agora em ruína, tal como o seu dono fora abandonado pelas autoridades deste país, tendo morrido na miséria.

http://sopadenabos.blogspot.com/2005/11/aristides.html

Post scriptum: Aristides de Sousa Mendes

http://sweetdrcharlie.blogspot.com/2005/11/todos-juntos-por-aristides-de-sousa.html



http://perso.orange.fr/d-d.natanson/aristides_de_souza.htm

29 Beijos:

Micas10 disse...

Angelina de Sousa Mendes nasceu em Beijós na Casa do Ribeiro, onde nasceram também os seus primeiros 2 filhos. Ela casou com o seu primo Aristides de Sousa Mendes e estava ao seu lado em Bordeaux e deu todo o seu apoio ao grande acto de consciencia que salvou milhares de refugiados.

Para quando o museu Sousa Mendes ?

António disse...

Micas10
Bem vinda ao Beijós XXI
obrigado pelo contributo, será colocado no Blog.
Manda Beijós a toda a gente.

Firmino Mendes disse...

OlÁ!
PARABÉNS!
Já escrevi muito sobre o Aristides Sousa Mendes e quase o considero da minha família! Também estive na Exposição sobre ele, antes do Verão, no Museu da Água.
Estou solidário! Vamos a uma PETIÇÃO!

Firmino Mendes

António disse...

Firmino Mendes bem vindo ao BeijósXXI
Todos juntos somos fortes.
Manda Beijós a toda a Gente.

beijokense disse...

António, já viste que isto foi parar à sopa de nabos?

António disse...

Beijokense, foi colocado um link para a sopadenabos.
obrigado

Senador disse...

Esta é uma questão complexa...

charlie disse...

A minha família paterna é de Cabanas de Viriato, e inclusivé, o nosso recanto lá em Cabanas dista aprox 100m da casa do consul Dr Aristides Sousa Mendes. Sempre questionei os meus familiares cabanenses acerca do futuro daquela casa. Na minha sincera opinião,julgo que se torna imperioso perpetuar os valores humanos desta figura da nossa história, para que as nossas futuras gerações se inspirem nos seus princípios e atitudes (e de toda a sua família)na construção de uma humanidade e sociedade mais solidária, justa,...livre.

Ao que sei, a casa está para ser transformada num Hotel desde à vários anos, mas não sei quando isso se concretizará. Não sei a quem pertence a casa e os terrenos adjacentes!?! Mas, é necessário agir, no sentido de pressionar os proprietários de forma a transformar a casa num museu vivo. Com todo aquela área circundante há condições para criar uma pousada ou hotel com vários serviços/valências, e nomeadamente, exige-se que tenha uma sala museu, e um espaço para conferências para a participação dos visitantes e sobretudo da comunidade.

Podem contar com o meu contributo.

Bem hajam por trazerem aqui esta causa!
JR

António disse...

Senador
bem vindo ao Beijós XXI.

António disse...

Charlie
Bem vindo ao Beijós XXI.
A casa do Passal tem valor de referência para as gerações futuras.
Cabanas deve orgulhar-se de ter tido um ilustre cidadão como o "Cônsul".
A dever de preservar a memória do Dr. Aristides de Sousa Mendes cabe aos Estado.
O dever de pressionar as entidades competentes cabe-nos a todos.
obrigado

charlie disse...

Caro António e amigos,

Depois de uma pesquisa que realizei sobre a casa do Passal e da Fundação do ilustre cônsul, cabe-me expôr o seguinte:

1) A casa do Passal e demais terrenos adjacentes foram adquiridos pela Fundação Dr. Aristides S. M. julgo que em 2000, depois do Dr Jaime Gama (na altura ex-ministro dos Negócios Estranjeiros), em nome do governo português, ter contribuído com uma verba de apox. 65 mil contos (moeda antiga) para a Fundação, procedeu tb à justa reabilitação da sua posição enquanto cônsul membro do corpo diplomático português (que lhe fora retirada pelo Dr. António de O. Salazar), naquela que foi a primeira cerimónia do estado português, de reconhecimento dos feitos do cônsul ASM depois do período salazarista.

2)A ideia de transformar a casa do Passal em museu vem desde o tempo em que a Dra Maria Barroso esteve como presidente da Fundação. Neste momento, o seu presidente é o Major Mendes (não me recordo do seu primeiro nome) e sei que um dos seus membros muito activos é o Dr. Luís Humberto Fidalgo. Baseado na informação que pude recolher, o projecto para um futuro museu encontra-se em fase de desenvolvimento e está a ser apreciado pelo IPPAR (porque esta entidade classificou a casa do Passal como monumento do património nacional). Ao que parece a sua reabilitação é complexa e a sua reconstrução vai levar vários anos.(para quem já trabalhou com o IPPAR sabe que aquela entidade é: muito burocratizada, demora muito tempo a dar uma solução aos processos que têm em mãos e depois para executar os seus planos levam uma eternidade!!)

3) Apesar desta demora para as obras começarem, dois emigrantes dos EUA e lutadores de causas humanitárias, os Srs João Crisóstomo e António Novo Rodrigues, puseram mãos à obra e em concertação com a Fundação fizeram uma intervenção SOS na casa do Passal em Agosto de 2004.
O objectivo era tentar minimizar a degradação que a intempérie de mais um Inverno lhe iria causar.
Transcrevo aqui parte do artigo sobre esta intervenção:

"A remoção de escombros do interior daquele edifício, a preparação de espaços do mesmo para poderem ser visitáveis e a reparação provisória do telhado, evitando a infiltração de água das chuvas, foi o trabalho que os mesmos ali desenvolveram...
A remoção de escombros da dependência onde funcionava a biblioteca pessoal de Aristides de Sousa Mendes pôs a descoberto um amontoado de livros e documentos pessoais, a maioria já inutilizados pela acção da chuva e do barro caído das paredes. Foram então recolhidos até ser feita uma inventariação dos mesmos."

Podem consultar o seguinte site para obterem informação mais detalhada:
http://www.carregal-digital.pt/noticias/?op=noticia&sec=a87ff679a2f3e71d9181a67b7542122c&id=1d72310edc006dadf2190caad5802983

É de louvar a atitude destes dois homens!!
Nesta medida, julgo que nos cabe a nós prestar o apoio necessário a estes 2 senhores e tb pressionar o IPPAR! (este organismo bem precisa de uma reforma valente!!)

Desculpem este meu prolongado testemunho!
Estarei por Cabanas no Natal... eventualmente nos encontraremos por lá...
Obrigado a todos.
JR

António disse...

Obrigado Charlie
Eu mandei esta nossa causa vários Blogues que de algum modo tenham mostrado sensibilidade para este assunto, nomeadamente para a quadratura do circulo; abrupto; etc.
Vou agora enviar para o IPPAR.
Obrigado mais uma vez.
Boa epoca natalicia, eu cá não irei à Beijós, pois nessa altura virá o meu segundo descendente.
Manda Beijós a toda a Gente.

Micas10 disse...

http://dn.sapo.pt/2005/12/18/artes/casa_passal_mais_perto_recuperacao.html
Casa de Aristides de Sousa Mendes será reabilitada sob projecto da DGEMN

Micas10 disse...

Sousa Mendes museum project is moving ahead, with our help !

In 2005, the Foundation Aristides de Sousa Mendes achieved some important milestones and more are expected in 2006, with the help of all who wish to honour the heroic actions of Aristides e Angelina de Sousa Mendes in Bordeaux in 1940.

Ø The Sousa Mendes family mansion in Cabanas de Viriato, Carregal do Sal was classified as a Portuguese National Monument on 3-February-2005. It is owned by the Foundation which has plans to restore and transform into a museum.

Ø UNESCO honoured Aristides de Sousa Mendes as part of its 60th anniversary whose theme was Peace among Peoples, Dialog among Civilizations and Respect for Cultural Diversity with two concerts in Paris, on 11-May and 10-November 2005, part of the proceeds being donated to the Foundation.

Ø On 19-July-2005, the Foundation signed a Protocol with the Portuguese Ministry of Foreign Affairs under which it is to receive annual support for the development of the Museum and of a Center for the Study of Human Rights.

Ø Aristides de Sousa Mendes was honoured by PALCUS Portuguese American Leadership Council of the United States, in Newark, New Jersey on 12-November-2005.

Ø The General Directorate for National Monuments (DGEMN) is elaborating a preliminary study for the restoration of the Sousa Mendes house and the creation of the museum.

The year of 2006 will be important for the development of the museum project and the necessary fund raising. The Sousa Mendes Foundation has a rich moral heritage in moral terms, but needs our material assistance to establish a fitting and living memorial of Aristides de Sousa Mendes and his exemplary and altruistic actions.

Donations to the Foundation are exempt from income tax in Portugal under the Lei do Mecenato, and may be made by money transfer or check sent by mail, together with name, address and tax number for the respective receipt to:


Fundação Aristides de Sousa Mendes

Rua Augusto Rosa, 66, 2Dto

1100-059 Lisboa, PORTUGAL

Tel: (351) 218 879 090

Bank: Montepio Geral

NIB 0036 0185 9910 005 22121

IBAN: PT50 0036 0185 9910 005 22121

BIC: MPIOPTPL

Micas10 disse...

Um museu virtual não dispensa um museu de pedra e cal com vista para os Montes Herminios !
E vamos ver se ajuda ...
http://figueira.net/correiodafigueira/162.html
Portal revela vida e obra de Aristides de Sousa Mendes: Museu Virtual liga Portugal a Rede Internacional do Holocausto.
A apresentação do portal do Museu Virtual Aristides Sousa Mendes, que integra testemunhos reais de 30 mil familiares de sobreviventes do Holocausto, foi o ponto alto do fórum de discussão "Direitos Humanos e Humanismo nas Sociedades Contemporâneas". Aristides de Sousa Mendes é um nome obrigatório quando falamos do Holocausto. E esse é o grande objectivo do portal apresentado esta semana, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, divulgar a vida e obra do cônsul e as centenas de testemunhos. Um projecto que contou com o apoio do POS Conhecimento - Programa Operacional para Sociedade de Informação e da autarquia figueirense, com conclusão prevista para 2006.

António Martin disse...

António:
Traga Beijos para o Britannia.Há por lá muitas que bem os merecem.
Parabens pelo trabalho que engrandece o lugar onde nasceu.Qualquer dia vai ter de pagar imposto para o fazer.
Um grande abraço de outro
António

Micas10 disse...

ICOMOS, International Council on Monuments da UNESCO tem um comité que definiu principios para a recuperação de estruturas em madeira como a Casa do Passal e as nossas casas mais antigas
http://www.international.icomos.org/charters/wood_e.htm

Micas10 disse...

PRINCIPLES FOR THE PRESERVATION OF HISTORIC TIMBER STRUCTURES (1999)
Adopted by ICOMOS at the 12th General Assembly in Mexico, October 1999

http://www.international.icomos.org/charters/wood_e.htm

Micas10 disse...

PRINCIPLES FOR THE PRESERVATION OF HISTORIC TIMBER STRUCTURES (1999)
Adopted by ICOMOS at the 12th General Assembly in Mexico, October 1999

http://www.international.icomos.org/charters/wood_e.htm

António disse...

António Martin
Bem-Vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Lima Ferreira disse...

É a primeira vez que visito este blog. Gostei de ver as fotos antigas, o diário...espero que este entusiasmo se mantenha por muito tempo.

Micas10 disse...

matéria para partilhar não ha-de falter certamente !

António disse...

Lima Ferreira
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Memória Viva disse...

Que frustação continuar a ver a Casa do Passal em ruinas...
Se não existisse esta casa fabulosa, já alguém teria feito um espaço de memoria a Sousa Mendes algures em Lisboa

António disse...

Memória Viva,
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

joaquim da silva santos disse...

caros amigos, sou uma das pessoas que mais admira Aristides Sousa Mendes. algum do meu tempo tem sido passado a homenagea-lo com um blog e agora um site. além disso expus fotografias na camara municipal de carregal do sal no ano de 2005 no mês de junho. estive presente no ano seguinte num seminário organizado pela escola secundária de castro daire, onde esteve presente o presidente da fundação Aristides S. Mendes, seu neto.poderão ver o trabalho desempenhado em prol do reconhecimento de ASM no m/ blog :- http://quimssantos.blogspot.com/ e ainda no m/ site : - https://blogs.google.com/site/quimssantos/Home. prometo que continuarei esta causa. JoaQuimSSantoS

António disse...

Joaquim da Silva Santos,
Bem-vindo, ao Beijós XXI,
Mande Beijós a toda a Gente.

Anónimo disse...

Viriato foi um grande homem e muito corajoso!!!

Anónimo disse...

dia 16 de setembro fiz uma visita a CASA DO PASSAL e tenho a dizer que andei pelos escombros atè mete dò, o portão fechado a cadeado quando por traz s entra facilmente apenas tem segurança no portão!! com muito cuidado là fiz uma visita não fosse levar com algo caido do teto e fiquei impressionada!! era um casarao que à 20 anos atràz faziam uma das mais belas festas de carnaval, ainda me lembro os meus pais iam de prepòsito a cabanas dançar a dança do cus!! SENHOR MINISTRO FAÇA ALGUMA COISA

Enviar um comentário