Diário de um soldado inglês na 1ª Grande Guerra
Nós tivemos a saga do soldado 553 de Artilharia 7. Os ingleses "copiaram" a ideia e estão a publicar um blog com as cartas do soldado Harry Lamin. Fazem-no, no entanto, com um cuidado especial: publicam cada carta exactamente 90 anos depois da data em que foi escrita. E sabem "marketear" o blog - já foi notícia na BBC, NBC e ARD, p. ex.
Hoje faz 90 anos que «os Alemães tentaram uma ofensiva em todo o sector portuguez, fazendo prisioneiros e muitas baixas». Uma boa ocasião para homenagear os homens que sofreram na guerra e este beijosense especial que se deu ao trabalho de o escrever para que as gerações vindouras não o olvidassem. Uma boa ocasião para revisitar o diário. E, para quem quiser saber mais um pouco sobre o que se passou, ler o livro que ontem foi apresentado.
7 Beijos:
JA AGORA UMA PERGUNTA DE CULTURA GERAL
alguem sabe o nome da batalha
aguardo respostas
BATALHA DE LA LYS.
A batalha de la lys foi um desastre para as tropas portuguesas. O material de guerra era inferior ao adversário e ainda por cima os ingleses fugiram e deixaram-nos sós. Morreram milhares...
jbatista, parece que não foi bem assim...
1. A contabilidade mais precisa estima que tenham morrido cerca de 400 portugueses, não "milhares".
2. Os ingleses não fugiram, deram ordens para recuar, mas muitos portugueses não perceberam o que se passava e deixaram-se apanhar (cerca de 6500 prisioneiros, 12% de todo o CEP).
Tem toda a razão beijokense.Os Portugueses foram considerados herois visto terem ficar ate ao fim a combater.Foi o batalhão que mais honras teve quando do fim da guerra e atravessou o Arco do Triunfo em Paris e desfilou pela mais bonita Avenida de Paris.
A minha professora de Frances veio para Portugal porque era muito jovem e ficou deslumbrada e apaixonada pela valentia dos nossos Homens, pelo que casou com um Portugues.
Isto contou ela numa aula num dia 9 de Abril de 1972, quando eu estudava e ainda tinhamos aulas muito interessantes.
Peço desculpa mas paras onde vamos SOMOS SEMPRE BONS E TRABALHADORES.
A LISBOETA
6500 prisioneiros e 400 mortos !?? Heroís nao eram, mas pelo menos eram espertos...
Maneira diz..
é de louvar o que os nossos antepassados fizeram durante a 1ª Grande Guerra e é pena que a sociedade não debruce mais sobre uma realidade ainda bem presente. Gostava de fazer um trabalho sobre aqueles que incorporaram o CEP no Concelho de Tondela mas, as fontes não são muitas e os apoios são poucos.
Enviar um comentário