Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

Diário de um Soldado Beijosense na 1ª grande guerra - 1


























Autor: José Pais dos Santos




Todos os direitos reservados para o Proprietário do diário.


Link's:
1000

91 Beijos:

beijokense disse...

Então este militar deve ser... avô do Pintarolas?

beijokense disse...

Então o nosso herói, em vez de caçar boches, caçava perdizes? lol

peciscas disse...

Precioso e comovente

beijokense disse...

Pensando melhor, não poderia ser o avô do Pintarolas, não teria idade para ir a esta guerra. Consultei as minhas fontes e concluí que o avô do Pintarolas era o pai do herói.

Anónimo disse...

Quero aqui expressar os meus agradecimentos ao Vadio por ter colocado tão valioso post. Era bom que colocasse mais paginas para assim podermos todos avaliar o que eram os dias nas trincheiras da 1º Guerra Mundial. Ainda por cima escrito por um Beijoense.

Anónimo disse...

José Pais dos Santos, soldado nº 553, "elle é bom rapáz",
"correo de Cabannas para Beijós B. Alta Portugal"
Isto meus amigos é a nossa memória colectiva.
Com o Beijós XXI, nós somos muito mais.
Ainda bem que eu não nasci em Lisboa, Paris, New York, é verdade nasci aqui, nesta pequena aldeia, pequenina mas é a minha terra.
Não há terra como a nossa.
Simplesmente porque ela é nossa.

António disse...

Verdadeiramente precioso.
Vadio estás de parabéns.
Obrigado por este contributo.
Proponho, que coloques uma página de cada vez, às 2ªs Feiras, tipo folhetim.
Eu cá por mim já me tornei leitor, e aguardo avidamente pelos próximos capitulos.
Bem Ajas

Anónimo disse...

beijokense
Então o herói é o pai do Pintarolas ? Não será mesmo o avô?

Anónimo disse...

Pensava (pelo nome) que seria o pai so anterior presidente do Governo de Basios.

Anónimo disse...

"No dia 19-10-1917, fui castigado com 10 dias de prisão; por dar um tiro numa perdiz."
Quem foi o grandessissimo camelo que castigou assim um beijokense, que combatendo os boches longe da sua terra, só porque dera um tirito numa perdiz que se calhar era espiã. Isto é que foi uma grande injustiça.

beijokense disse...

jbatista, o pai do Pintarolas chamava-se Acácio (e o filho era conhecido por Cacito)

beijokense disse...

jbatista, o pai do sr. António Artur chamava-se Artur :)

Anónimo disse...

José Pais dos Santos, soldado nº 553, é avô do Vadio.

beijokense disse...

ó bacoco, assim revelas a identidade do vadio! valha-te Deus!

Anónimo disse...

Obrigado bacoco

Anónimo disse...

só ficam a saber que é neto de um heroi.

beijokense disse...

... e com isto tudo já passámos os 2000

Anónimo disse...

Vocês são mesmo bacocos!

Anónimo disse...

assim também sobe a cotação do Beijós XXI, com um contributor neto de um heroi da 1ª G. Guerra.
já não se vende isto aos americanos, eles que comprem o Colombo.

Anónimo disse...

ó beijokense diz ai ao ché que vá preparando os leitõesinhos.

Anónimo disse...

2000 visitas, eu acabei de abrir uma garrafa.

Anónimo disse...

bacocos não tem nada a ver com os leitoesinhos pois não?

Anónimo disse...

ó bacoco isso não vale, ... então e nós bebemos água?

Anónimo disse...

Então mas antes os nomes do filho era igual ao do pai !? Então é assim. O soldado Nº 553 era irmão do pai do Pintarolas, certo. Tb era irmão do pai do Antonio Artur ?

beijokense disse...

«gafnhoto escreveu...
ó beijokense diz ai ao ché»
Porquê? o gajo tá cá em Nukunonu? Hoje não era dia de barco!!

António disse...

acho que vou buscar um cálice do Porto para festejar.
Podemos fazer um brinde em directo com todos os que estiverem on-line às 23H20.

Anónimo disse...

já fui buscar uma garrafa....

beijokense disse...

tou de dieta, não posso meter álcool
mas voltando ao leitão frio, p esclarecer o jbatista: o herói, o Acácio e o Artur eram irmãos (havia ainda mais um, pelo menos, que era o sogro da D. Flávia e se chamava António)

António disse...

Eu estou preparado

Anónimo disse...

eu tb

Anónimo disse...

e eu...

beijokense disse...

pronto, eu tb, brindo com água de coco, pode ser?

António disse...

faltam 2 minutos

Anónimo disse...

vamos lá virar isto de uma vez

António disse...

à saúde Beijokenses, descendentes, vizinhos e amigos de Beijós.
Tchim tchim

beijokense disse...

se tivesses frequentado a escola na altura do herói, saberias que 23:20 - 23:19 = 1'

Anónimo disse...

já está. se foi cedo paciencia....

Anónimo disse...

viva

beijokense disse...

tá fresquinha, esta água de coco

Anónimo disse...

hip! hip!

António disse...

eu estou a beber um porto velho que sobrou das festas e um retito de passas da Passagem do ano.

beijokense disse...

:)
jbatista, n era p ti, era p o António que não sabe fazer contas!!!

Anónimo disse...

ò bacoco tu não bebes! ò quê...

António disse...

deve ser o teu computador que te induz em erro.

António disse...

ò Beijokense, o teu ordinator não contabiliza os segundos.

beijokense disse...

é o fuso horário

António disse...

é

beijokense disse...

o bacoco deve ter caído...

Anónimo disse...

bem vou-me embora, se continuo a brindar desta maneira ainda dou um tiro numa perdiz...

beijokense disse...

eu acho que as perdizes gostam de gafnhotos

Anónimo disse...

K pena k n entrei a tempo de participar no brinde

Anónimo disse...

Bem pessoal, julgo que o Beijós XXI acabou de entrar para o Guinesse book, como o primeiro blogue a fazer um brinde, simultâneo e em directo, on-line.

António disse...

Eu tenho que mudar uma fralda à Mafalda, é a vida...
até sempre

beijokense disse...

beijokeira, não faz mal, a malta brinda outra vez às 0:00 de Lisboa, perem aí que eu vou apanhar outro coco

Anónimo disse...

porra para isto, o teclado anda aos saltos, mas o que é isto agora, o comptador foi ter com o aquecedor, pelas escadas, o melhor é beber outra garrafa...

António disse...

ò beijokeira, prometo que quando brindarmos os 3000, te convidamos.

António disse...

ò beijokense ai em tokelau, só há cocos?

beijokense disse...

se calhar, tb há bacocos

Anónimo disse...

hi, hi,

Anónimo disse...

ò bacoco tens que passar a beber suco de coco.

Anónimo disse...

Eu proponho bebermos todos os dias à mesma hora. quem tiver online entorna...

beijokense disse...

já tenho outro coco a postos
Brindamos às 0:00? Vão ser 11:00 em Nukunonu, serve de aperitivo pó almoço!

Anónimo disse...

k sentido d'humor hem, tou farta de rir:-) ok antónio, aceito o convite.
Kto à proposta do beijokense é melhor declinar, senão amanhã o pessoal tá todo de ressaca, nem todos vivem num país como tokelau, Pensando melhor, depois de ler todos estes posts parece k fiquei c sede, acho k tb vou ver se encontro algo pra beber, nada de alcoól, como o beijokense tb tou de dieta, secalhar vou aproveitar a ideia, uma águita de coco.

Micas10 disse...

Parabéns pelos 2000
Parabéns por partilhar este precioso acervo deste diário de guerra
Parabéns por resistir à bela camada de geada que cobria os campos esta manhã
PARABÉNS ...

beijokense disse...

ahh...
que bom
Até aos 3K

Anónimo disse...

o meu tb tá bom, apesar de ter sido importado, mas o teu beijokense deve ter sido apanhado freskinho deve ser mais sabroso, aí em tokelau deve haver cocos a pontapés

Anónimo disse...

porque é que não bem tb sumo de ananás, davam umas cambalhotas, ficava Pinãcolada.

Anónimo disse...

Parabens a nós todos!

Anónimo disse...

Já só faltam 8000 para o tacho.

AMSantos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
AMSantos disse...

Dar um tirito numa perdiz parece um acto normalissimo, mas numa situação de guerra de tricheira pode por em causa toda uma operação e estratégia, visto denunciar a posição ao inimigo.

beijokense disse...

fun tastic
História de Beijós, fotos antigas e modernas, pneus de camião (ou camião de pneus, diz o jbatista) e agora 1 diário de guerra
Beijós XXI rules

Anónimo disse...

Gafahnoto: Pinacolada,e uma mistura de jugo del pinaple and tequilha, tem quidado:te kill you.

Nuno disse...

Parabéns Beijós XXI! Epá, eu nem acredito que ontem perdi a festa. Para os 3000 não vou faltar.

Nuno disse...

O post mais comentado de sempre do Blog!

Anónimo disse...

Muito bem vadio até parece que andaste lá, nem fumar mas é melhor esquecermos isso já não andamos aos tiros.
Já agora quantos irmãos tinha o meu tio josé? e seus nomes?

beijokense disse...

Pintarolas, eu já disse isso ontem, vê lá se está certo:
«beijokense escreveu...
tou de dieta, não posso meter álcool
mas voltando ao leitão frio, p esclarecer o jbatista: o herói, o Acácio e o Artur eram irmãos (havia ainda mais um, pelo menos, que era o sogro da D. Flávia e se chamava António)»

Anónimo disse...

Havia mais, os outros estão certos

Micas10 disse...

Oh Beijokense, a foto é mesmo da tua Avó, parece que ainda me lembro dela, morava ali para os lados do...

Anónimo disse...

Tragédia...
Com tanto trabalho não tenho tido oportunidade de visitar o Beijós XXI... e logo agora que atingiram os 2000 visitantes e fizeream um brinde on-line... Sniff :(
Muitas Parabéns a todos vós!
Beijos doces para ti! (Tu sabes quem...)

Anónimo disse...

MORRO DE SAUDADES!

ADORO-TE

beijokense disse...

k&h, pera lá + 1 bocadinho, sabes, aqui em Nukunonu só temos barco de 15 em 15 dias.
Tb tou c saudades

Anónimo disse...

mas está algum beijokense em tokelau, ou é tanga?

beijokense disse...

em Tokelau toda a malta anda de tanga...

Anónimo disse...

Lamento Beijokense...
Mas os meus beijos não vão para tão longe.
No entanto, já "visitei" as ilhas Tokelau e achei fantástico... aqueles atóis maravilhosos (Nukunonu, Fakaofo, Atafu)... aqueles bancos de coráis...Boa escolha para se passar o resto da vida. ;)

Anónimo disse...

O nosso heroi da primeira guerra jogava as cartas com o meu Pai.

beijokense disse...

K&H (ou K&U):
nada de confusões, eu estou com saudades mas é de Beijós.

Mas as tuas declarações via blog são bonitas, podes continuar, decerto chegarão ao destino.

beijokense disse...

Já agora, K&H, tens razão, Nukunonu é fixe, mas eu já escolhi outro sítio onde gostaria de "passar o resto da vida" -- obviamente, BEIJÓS

Anónimo disse...

Sabes Beijokense... a terra de Beijós foi-me apresentada por alguém que tal como tu tb a estima e adora. E foi tal o carinho com que me falou dessa terra e das suas gentes que eu fui aprendendo a gostar dela (sim...da terra e da pessoa).
Um dia ainda nos encontramos todos em Beijós!!!
Um beijo para Nukunonu e suas gentes.

Anónimo disse...

Temos casório para breve

Anónimo disse...

Olá Pintarolas!

Achei curioso o comentário... e já te digo que casório não teremos, mas temos de certeza o princípio de um grande amor.

Um brinde ao AMOR! É delicioso estar-se apaixonada!!!

Enviar um comentário