Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 10 de novembro de 2007

O (in)sucesso escolar

Li no Carregal Digital o trabalho que o Defesa da Beira publicou sobre a (boa) posição das escolhas do concelho, no contexto distrital dos resultados das provas do 9º ano. Considerando apenas as escolas públicas, a EBI ASM aparece no 5º lugar distrital e, pelas contas do DB, Carregal seria o concelho com melhor classificação. O artigo inclui breves declarações do Presidente do CD da EBI ASM, com destaque para «É um motivo do satisfação termos e classificação que tivemos, especialmente por estarmos num meio rural, desfavorecido», relembrando também a excelente prestação da escola no concurso Mentes Brilhantes.
Perante essa publicação, tive a ideia de fazer uma postagem para mostrar alguns factos:

  1. A importância determinante do «meio rural, desfavorecido» para o insucesso escolar

  2. Que o resultado da EBI ASM nas Mentes Brilhantes não tem tradução no desempenho da escola na prova de matemática do 9º ano

  3. Que o facto da EBI ASM aparecer à frente das duas escolas da sede de concelho não tem relevância estatística.

Eliminando da análise os colégios e outras escolas não públicas, como fez o DB, verifica-se que o nosso concelho aparece em 2º lugar (e não em 1º como supõe o DB) numa lista ordenada pela média global -- 2,8. Na mesma lista, assinalamos a vermelho os concelhos incluidos no percentil 10 do Índice de Poder de Compra do INE. (Para quem não está familiarizado com percentis: faz-se uma lista de todos os concelhos ordenados segundo o poder de compra, começando no mais pobre e indo até Lisboa; o percentil 10 corresponde ao ponto em que se atinge 10% de todos os concelhos; por isso, estes concelhos a vermelho fazem parte dos 10% mais pobres do país).
Facilmente se conclui, pelo menos a olhómetro, que as médias globais são mais baixas nos concelhos mais pobres (excepção para Penedono, que teve a melhor prestação a Língua Portuguesa). Há, como há muito se sabe, uma grande desigualdade Norte-Sul, também no distrito, neste caso com vantagem para o Sul.
Claro que, dentro dos menos pobres, o desempenho do nosso concelho é relativamente bom, sendo, por ex., muito superior ao de Nelas; de qualquer maneira, não creio que haja razões para festejar -- se o exame fosse "a doer", 70% dos alunos teriam "chumbado" a Matemática :(


Vejamos agora os resultados detalhados das três escolas do concelho. Parece que as raparigas da EBI ASM tiveram resultados ligeiramente melhores do que as do Carregal. Já os rapazes, nem por isso.
De qualquer modo, sujeitando os resultados a uma análise de inferência estatística, não se pode rejeitar a hipótese de que as médias das 3 escolas são iguais - a tradução do resultado para leigos é que é provável que as pequenas diferenças obtidas entre as 3 escolas se devam "à sorte" e não a uma diferença de competências entre os respectivos alunos.

9 Beijos:

Micas10 disse...

É giro comparar as 3 escolas do concelho, é útil comparar as 40 escolas do distrito ou as 1200 escolas do país, mas a verdadeira "corrida" começa comparando o aproveitamento dos alunos com os milhares de escolas a nível europeu.
Publicar os resultados comparativos nestes artigos interessantes é bom para estimular os professores e alunos a fazer mais e melhor, pois a "corrida" continua.

O "meio rural desfavorecido" será uma barreira assim tão grande ao bom aproveitamento escolar ?

Dizia o meu pai, "quanto maior a barreira, mas atrás me tenho que chegar para poder saltar mais alto"

Penedono consegue "saltar alto", parábéns

Anónimo disse...

VER as escolas de Penedono
em http://www.eb23-penedono.rcts.pt/

Anónimo disse...

Cuidado com as conclusoes apressadas sobre Penedono. Bons a Lingua Portuguesa, fraquitoa a Matematica.

António disse...

Penedono,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Anónimo disse...

A comparação entre as escolas do Carregal, mostra que as raparigas são melhores de lingua, mas os rapazes são mais "calculistas"....

beijokense disse...

Bem visto, Hawk76.
Só que isso não é uma característica do concelho, é universal. Este tipo de resultados verifica-se nos testes de Língua e Matemática e verifica-se também nos testes de QI - nas perguntas relacionadas com verbalização, elas são melhores, nas que envolvem geometria e abstracção, eles são melhores.

... é a confirmação científica daquilo que qualquer homem sabe por experiência própria ;-)

Anónimo disse...

Sim, se duvidas houvesse, estes estudos comprovam isso mesmo....
Deve ser algo nos genes....;)

Anónimo disse...

Como é que Viseu tem 2,71 no Carregal Digital e 2,83 no Beijós XXI???????

António disse...

Novas Oportunidades,
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Enviar um comentário