Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Uma lição de h(H)istória


"Há dias comprei o Diário de Notícias (de Lisboa . Há outro no Funchal) e quem me vendeu o jornal perguntou-me. Não quer levar a medalha? Quanto custa, perguntei.

Nada, disse o homem. Tão pouco habituados como andamos em receber coisas de graça que estranhei mas, no fim, achei piada e trouxe a medalha. Chegado a casa, lá foi para o fundo de uma gaveta e nem sequer me lembro de quem se trata..

Sendo, porém, meu hábito consultar alguns jornais na net, ao abrir o Diário de Notícias, logo nos aparece o anúncio da “Colecção Grandes Figuras Portuguesas” a barrar-nos o caminho.

Entrando no anúncio, começamos por ler o texto introdutório que diz: “... 60 reconhecidas personalidades portuguesas que se notabilizaram até aos nossos dias pelo seu contributo no engrandecimento de Portugal nas diferentes áreas da nossa história”. (ver texto abaixo).

Como é possível um jornal, como o vestuto Diário de Notícias, divulgar um anúncio de uma campanha de marketing sua apresentando a palavra História (com o significado que lhe é dado no texto onde está inserida) com a letra h inicial minúscula?

Mas este “pequeno lapso” (que é um erro imperdoável para um jornal como este) talvez seja o melhor indicador do nível cultural da mente ou das mentes brilhantes de quem organizou tão excelsa colectânea de “personalidades que se notabilizaram pelo seu contributo pelo engrandecimento de Portugal”.

Uma boa parte dessas personalidades, que engrandeceram Portugal, parece-me não merecer grande contestação. Mas outras, valha-nos Deus, Nossos Senhor...

Alguns exemplos, apenas: Luis Figo, Eusébio, João César Monteiro, Eunice Munoz, e, pasme-se, Salazar. Se é assim, porque não o Cardeal Cerejeira, o Américo Tomás (o tal que dizia coisas tão profundas como “... que era a primeira vez que estava ali depois da última de lá ter estado...”) e, já agora, porque não Silva Pais (o chefe da PIDE, etc)?

Comecei a ler a lista á procura de um nome. Sabem de quem? De Aristides de Sousa Mendes.

Engano meu!... Alguma vez Aristides de Sousa Mendes dera um contributo para o engrandecimento de Portugal maior do que Salazar? Não andaremos nós todos enganados?

Não será que eu vou ter que clamar, doravante, pela construção da Casa- Museu António Oliveira Salazar em vez de clamar pela Casa- Museu Aristides de Sousa Mendes?

Para que saibam, meus caros amigos. De futuro (devido a esta “grande lição” do Diário de Notícias) só me ouvirão gritar: Viva Salazar! Abaixo Sousa Mendes!...

Como diria Almada Negreiros...PUM!"

Texto e foto enviados por: Cadina

12 Beijos:

beijokense disse...

Protesto por não figurar o Deco (não digam que é por ser brasileiro, porque está lá a Inês que era galega).

beijokense disse...

Num registo mais sério:
um dia, na Feira dos Santos (já discutida aqui no blogue) entrei numa tenda onde se anunciava «o homem mais alto do mundo»). Vinha de Moçambique, mas presumo que fosse português. É, sem dúvida, o maior português de sempre!
[peço desculpa por não saber o seu nome]

beijokense disse...

[ADENDA]
Resultado duma pesquisa na net, feita agorinha:
Gabriel Estêvão Mondlane, nascido em 1945 e falecido em 1990, com 2,45 metros de altura, mais conhecido por Gigante de Manjacaze.

Anónimo disse...

Bem, eu votaria sempre em figuras tipo Vasco da Gama, Pedro A. Cabral, Camões, Fernão de Magalhães e do Género. Mas assusto-me ao ver nomes como os citados pelo António, alguns claramente para encher. Uma pergunta só. Numa lista em que aparecem Figo, Eusébio e Eunice Munoz onde está por exemplo Pedro Nunes e Egas Moniz ??? Vergonha...

Anónimo disse...

correcção. Egas Moniz pelo menos aparece....

António disse...

JBatista,
não são nomes citados pelo António.

Eu limitei-me a publicar um texto assinado e enviado por Cadina.

Anónimo disse...

Assim sendo aqui fica uns nomes que deviam estar incluidos (para alem de Sousa Mendes):
-Pedro Nunes
-Pedro Hispano
-Antonio Damasio

beijokense disse...

JBatista: leste o folheto?
«60 reconhecidas personalidades»
A malta reconhece Beatriz Costa e Vasco Santana, mas não faz a mínima ideia de quem é António Damásio.
Depois existe a doença da memória curta, evidente nesta lista, bem como na do programa da RTP - se não me enganei, 34 destes 60 viveram no séc. XX - a malta não sabe História, apenas umas histórias mal contadas.

Anónimo disse...

Beijokense

Pois, bem lá no fundo isto continua um bocado "Fado, Futebol e Fátima". Melhorou mas ainda não o suficiente...

Anónimo disse...

Para quem viu o programa de Quarta-feira na RTP 1, teve oportunidade de presenciar durante o debate,uma grande intervenção do Dr. Fernando Nobre em que aplelava ao voto em Sousa Mendes e justificava com argumentos de toda a ordem.
O debate ficou aceso com defensores do Estado Novo ainda activos por todo o lado.

Anónimo disse...

roger.a: eu fiquei um tanto ou quanto, estupidificado com as palavras desse "bufo", ao responder ao Dr. Fernando Nobre.Os pidescos por cima ainda foram reformados.Ah poucos meses foi aqui descoberta uma tipa, que tinha sido guarda num dos campos de axtreminio, na Alemanha "nazi".
Foi expulssa imediatamente deste
pais.

Num outro programa a Senhora Maria Filomena Monica, Sai-se com esta,
que so foi cidadam portuquesa, depois do 25 de Abril. Pois que ate aquela data, nunca poude votar.

O mesmo acontece com este cidadao,
com setenta e trez de idadde e 42 de Portuagal, so tive a liberdade de votar em Portugal de 1975 a 1985,ano em que passei a ter o direito de votar como cidadao deste pais. Ate ao ano de 1975 nao tive nacionalidade, era considerado um "PARIA". Um indesejavel. Um pais que teve uma inquisicao,que mandou construir um "TARRAFAL" com frigideira e outros instrumentos de tortura. As camaras de gaz de Hitler, a morte seria menos dolorosa.Conheco aqui alguns, e que andaram no seminario!... Era o centro de treino dos carrascos da "pide dgs".
Nao perdiam tempo no treino, entravam imediactamente ao esrvico.
Macacos me mordao.

Anónimo disse...

Porque Nao, ao 'Imigrante Desconhecido". Que nestes ultimos 30 anos tem mantido, esses bufos com as remessas por eles enviadas.Um destes dias andou aqui um camelorio, a induzir o pacovio a ser socio do ( fica-bem). A cota seria uma uma bagatela, 120 dolares por ano. Mas depositada directamente, na conta deles. Nao querem intermediarios. Espertos.
Para que nao Haja desvios, e apresentar despesas de representacao, papel e correio.
Querem limpo e sem osso.Sun'a ma bichas.

Enviar um comentário