Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Um livro sobre a participação de Portugal na I Guerra Mundial

"Um livro sobre a participação de Portugal na I Guerra Mundial, onde sobressai o diplomata João Chagas como uma das figuras mais prestigiadas do país no início da República, é hoje editado em Coimbra. «João Chagas - A Diplomacia e a Guerra», da autoria da jornalista Noémia Malva Novais, aborda “a problemática da participação de Portugal na Guerra que assolou a Europa entre 1914 e 1918, bem como na Conferência da Paz que, entre Janeiro e Junho de 1919, decorreu em Paris”. A obra, editada pela Minerva Coimbra, é apresentada pelo professor catedrático António dos Reis, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, às 18h30, na Livraria Minerva, no Bairro Norton de Matos. (...)
João Chagas tornou-se numa das figuras mais prestigiada do país, tendo sido o primeiro chefe de Governo constitucional, em Setembro de 1911, convidado pelo então presidente Manuel de Arriaga, e o primeiro diplomata do país. (...)
«João Chagas - A Guerra e a Diplomacia» aprofunda as teses intervencionista e anti-intervencionista, que se defrontaram aquando da decisão de Portugal participar no primeiro grande conflito bélico à escala mundial. (...)
O livro tem a sua génese numa tese de mestrado de Noémia Malva Novais, que foi galardoada em 2004, com a primeira menção especial do Prémio Aristides de Sousa Mendes, instituído pela Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses. Licenciada em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra, a autora é jornalista desde 1990, contando diversas funções e/ou artigos publicados nos jornais Diário de Coimbra, As Beiras, Jornal de Coimbra, A Capital e O Comércio do Porto, bem como nas revistas Visão, Arganilia e Sábado."
*****
Link:

1 Beijos:

mfc disse...

O meu avô lutou na batalha de La Lys.
É um tema que sigo sempre com atençaõ.

Enviar um comentário