Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 22 de julho de 2006

Degradação da casa de Sousa Mendes

Intervenção é urgente Um artigo no JN de hoje refere que «Uma inspecção à Casa do Passal (...) concluiu que o edifício evidencia um "avançado estado de degradação". A empresa responsável avança soluções urgentes e de longo prazo para obstar à evolução dos problemas detectados, mas a fundação proprietária do imóvel não tem dinheiro para as realizar».

«A curto prazo, com carácter de urgência é proposta a protecção do edifício da chuva através da montagem de uma cobertura provisória, bem como a instalação de um sistema de contraventamento entre as duas paredes principais ou de cintagem do edifício, ao nível do tecto do primeiro andar».

Luis Fidalgo afirma que a Fundação não tem dinheiro para realizar essa intervenção urgente.

Durante os próximos 7 dias a notícia pode ser lida aqui.

Ver tb blog Amigos de Sousa Mendes

13 Beijos:

Micas10 disse...

ver
http://amigosdesousamendes.blogspot.com e
http://palheirabeijosense.blogspot.com/2006/05/em-memria-de-sousa-mendes.html

Unknown disse...

tendo em conta a minha licenciatura era impossivel findar o curso sem ter uma cadeira qiue nao referisse Sousa MEndes. no ambito da cadeira de Asilo e Refugiados estou a desenvolver um trabalho de peskisa (que me permitirá terminar o curso, pois é so o k me falta :) ) sobre o Consul. o tema do trabalho são os judeus em Portugal na II WW e o papel de aristides sousa mendes. nem imaginam as coisas curiosas k ja descobri...

Anónimo disse...

As ruínas da Casa do Passal – a nossa vergonha.

É bom que alguém, tecnicamente habilitado, investigue a situação da Casa do Passal, situação calamitosa que não é novidade para muito boa gente.

A meu ver, há duas entidades que são responsáveis pela degradação do edifício: a Câmara Municipal, cujo presidente é membro do Conselho de Administração da Fundação Aristides Sousa Mendes, de acordo com os próprios estatutos da Fundação e a própria Administração da Fundação.

A aquisição do imóvel pela Fundação foi uma medida acertada, embora o preço tivesse sido uma exorbitância. Só entendível porque os vendedores de alguma forma dominavam e controlavam os compradores e os compradores não estavam a utilizar dinheiro seu, mas sim dinheiro que lhe havia caído do céu ou seja, do Estado.

Mas agora entrou-se numa outra lógica, a lógica de:

 Falar na Casa do Passal o mínimo possível;

 Se alguém, do governo ou órgãos nacionais tomam alguma iniciativa, vamos estar presentes para que não digam que estamos desinteressados.

 Se alguém nos perguntar porque é que a Casa do Passal está assim, porque é que não se avança para uma Casa-Museu ou coisa parecida, dizer que não há dinheiro, que a Fundação não tem dinheiro, que é pobrezinha, etc, etc,bla, bla, bla.

Esquecem-se os dirigentes da Câmara Municipal e da Fundação que não há projecto que vingue quando falta vontade em avançar com o projecto. É isto que muita gente constata há já alguns anos.

Quem é pobre de dinheiro também pode fazer obra. Mas quem é pobre de espirito, colocar dinheiro nas suas mãos pode ser um grande risco, o risco de não haver nunca dinheiro, de não haver nunca projecto válido, o risco de, havendo dinheiro, ele se esfumar sem que a obra alguma vez veja a luz do dia.

É este o drama actual da Casa do Passal. Não é um problema de pobreza de dinheiro. O problema que existe é de pobreza de espirito. O problema são as pessoas que travam, mesmo que digam que querem avançar.

O Museu municipal de Carregal do Sal, que abriu há uma semana atrás, demorou nada menos de 15 anos para ver a luz do dia.

Servidos como estamos de tais responsáveis nos órgãos de decisão, nem daqui a 15 anos teremos a Casa-Museu Aristides de Sousa Mendes...para nossa vergonha.

beijokense disse...

Ó Bunny... quando quiseres partilhar as tuas 'descobertas'...

Anónimo disse...

a Fundacao nao tem dinheiro porque os senhores que tomam conta da Bolsa da Fundacao vive a custa dessas verbas inclusive alguns descendentes do homeneagiado...
alem disso o povo de Cabanas nunca deu grande importancia ao predio e pior ainda os senhores que compraram a casa por valor de amendoins (fazendo da casa aviario)e venderam ao preco de ouro.
Por o que ouvi esses cavalheiros que compraram a casa no Leilao eram credores de dividas de SOUSA MENDES mas havia mais dividas que nunca foram pagas.
ASSIM SAO OS SENHORES DA TERRA...

AMSantos disse...

Boa!

Unknown disse...

a populaçao d cabanas escorraçou - é mesmo assim - o consul. ele refugiava-se em Beijos e no carregal...e agora é a populaçao de cabanas k fica com os louros e toda orgulhosa...quando eles n fizeram nada por ele.

António disse...

Bunny,
Podes ter toda a razão, mas neste momento o maior tributo que o nosso país pode fazer a Um Português que trocou a sua carreira profissional e bem-estar familiar por um acto de consciência, acto esse ao qual, felizmente, a maioria de nós dá graças, com dizia o maior tributo é fazer perdurar no futuro a memória de acto, louvável, de humanidade, como poucos na nossa História.
E recuperar a Casa do Passal, fazendo dela um motivo de visita ao nosso passado, prepetuando assim a memória de um 'Homem Bom' é possivelmente a melhor maneira de legar aos nossos descendentes uma Referência Moral.

António disse...

Parece que cada vez mais, precisamos de Referências do que é certo, do que é louvável.
Ter salvo uma pessoa que fosse, da perseguição xenófoba, no holocausto nazi, é por si só um acto de grande coragem e de grande humanidade.
Salvar 30 000, pondo em causa uma prometedora carreira diplomática e desobedecendo ordens directas do Ditador Salazar, é um acto de bravura impossível de descrever por palavras.
Qui çá, poucos países se podem orgulhar de ter na sua história um Heroi assim.
Aristides de Sousa Mendes,
Obrigado.

Micas10 disse...

O Juiz Sousa Mendes, pai de Aristides e Cesar, também era de Beijós, por isso Aristides e a mulher Angelina eram primos.
Estive agora a ler no Boletim da Rede Portuguesa de Museus o esforço da Câmara Municipal de VN Famalicão ao criar o Centro de Estudos Camilianos para "valorizar o património" de Camilo Castelo Branco.

Não seria um bom exemplo a seguir aqui ?

Unknown disse...

eu nao critico e muito pelo contrario até me revolta o estado em k se encontram as terras e a casa do consul. apenas refiro k hoje em dia sempre k se fala de aristides a populkaçao de cabanas enaltece-se toda e orgulkha-se muyito e diz: eu sou da terra do aristides...quando nada fizeram para o ajudar e ate contribuiram para o estado de degradaçao da casa

Anónimo disse...

Boa bunny assim é que se fala, nada de ter medo, se a tua licenciatura é sobre ele nada como expores oque sabes

Anónimo disse...

A 4-5 anos por casualidade contactei com alguns Judeus em Providence RI,onde tem uma grande comunidade Judaica e daqueles bem ferrenhos, falei-lhe no caso do consul nem sequer o nome conheciam
nem o que ele fez, eram Medicos Advogados etc,ja ali vi a falta de interesse dos Judeus,aqueles que o consul abrigou e manteu e os que salvou da fogueira, os governos e de varios Paises tem o dever de reconstruir a casa e Cabanas que irao beneficiar da publiciade que vai sendo feita.Beijos nao tem obrigacao de qualquer ajuda pessoal ou monetaria. Os Judeus sao ricos...

Enviar um comentário