Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 21 de janeiro de 2006

Angelina de Sousa Mendes, Heroína Portuguesa do Holocausto



Maria Angelina Coelho de Sousa MENDES nasceu em Beijós, a 20 de Agosto 1888 na casa do ribeiro no Lugar d'Álém e faleceu a 24-Agosto-1948 com 60 anos depois de uma coma de vários meses. (datas corrigidas)
Angelina era filha de Clotilde COELHO do Amaral e Abranches e de António de Sousa MENDES , irmão do Juiz José de Sousa MENDES, pai dos gémeos Aristides e César de Sousa MENDES de Cabanas de Viriato.
Angelina era neta de Maria dos Prazeres Ribeiro de ABRANCHES e de Silvério COELHO de Moura Paes do Amaral.

Angelina casou em 1908 com seu primo Aristides de Sousa MENDES do Amaral e Abranches, filho de seu tio o Juiz José de Sousa Mendes e de Maria Angelina do Amaral e Abranches de Cabanas de Viriato

Dos seus primeiros filhos, Aristides César nasceu em Beijós em 1909 e o segundo Manuel Silvério em 1911.

“… Sousa MENDES amava profundamente a sua mulher Angelina e ela pagava-lhe esse amor com uma dedicação total a ele e à família. Ela tinha participado e aprovado inteiramente as decisões que Sousa Mendes tinha tomado em Bordéus, nunca o tinha censurado pelas desastrosas consequências pessoais dessas decisões e tinha-o apoiado sempre. O seu heroísmo e abnegação não eram inferiores aos dele. Ao seu modo discreto e apagado, tinha partilhado os sofrimentos do marido, e estes tinham-na quebrado antes dele."
Rui Afonso, Injustiça, O Caso Sousa Mendes, Editorial Caminho, Lisboa 1990 , pg 144

Outros Post's deste assunto no Beijós XXI
Cabanas de Viriato e a Casa do Passal - 13OUT2005
Aristides de Sousa Mendes - 04DEC2005
Um Abraço ... - 09JAN2006

26-Janeiro-2005: Dia Memorial do Holocausto
http://www.hmd.org.uk/2006theme/default.asp
Tema: "Uma pessoa pode fazer a diferença"

7 Beijos:

Anónimo disse...

Micas 10:Angelina de Sousa Mendes,nasceu a 20 de Agosto de 1888, e faleceu a 24 nde Agosto de!1948.Eata e a informacao correta.Foi registada e baptisada na igreja de Sao Joao Baptista em Beijos no dia 25 do,mes de Setembro de 1888.Documento assinado pelo vigario Sr.Antonio Rodrigues de Sousa Marques. Neta paterna de Manuel de Sousa e de Rachel Mendes.E, materno de Siverio Coelho do Amaral e de Maria
dos Prazeres Ribeiro.
Extraido da copia do certificado de registo do batismo.

Anónimo disse...

Angelina de Sousa Mendes,
é a prova de que, por detrás de um grande Homem há sempre uma grande Mulher.

Anónimo disse...

Aristides de Sousa Mendes,e sua esposa Angelina de Sousa Mendes. Que suponho ser a unica munher em Portugal, considerada Heroina Portuguesa do Holocausto.
Um fim sem amigos.Por ter salvo das garras da Gestapo e dos fornos crematorios, 30 mil vidas.
A paga que Portugal tem por abito, dar aos seus hiroes.

Anónimo disse...

News: Na proximo dia 26 de Janeiro,
do corrente. Provavelmente em Lisboa ou Cabanas De Viriato, uma delegacao do Parlamento Europeu, para estudar as possibilidades, da recuperacao da cassa Do Passal.
Informacao recebida via telefone.

António disse...

Imigrante
Isso são boas notícias.
Talvez agora se consiga recuperar um património importante para a nossa zona.
E ao mesmo tempo dignificar a memória, de quem morrendo na miséria não perdeu a verdadeira riqueza que é a dignidade e nobresa dos Homens Bons e Justos.
Ficamos a aguardar bom desenlace.

Micas10 disse...

Vejam a linda história do "visto musical" que o Consul Sousa Mendes passou na pauta de música de um compositor enquanto a sua mulher dava à luz um bébé sob os atentos cuidados da boa Angelina no blog Café-romance
http://cafe-romance.blogspot.com/

Micas10 disse...

26-Janeiro-2006, Dia Memorial do Holocausto em alguns paísesfoi o 61º aniversário da libertação dos campos de concentração como Auschwitz. O tema este ano: Uma pessoa pode fazer a diferença.

26 January 2006 Dia de Memoria do Holocausto
Tema: Uma pessoa pode fazer a diferença, uma das lições mais imporantes do Holocausto

Isto celebra a coragem dos salvadores, como Aristides de Sousa Mendes, que ajudaram os perseguidos a sobreviver e deram-lhes esperança. Todos temos fazer escolhas morais na nossa vida quotidiana, e as lições do Holocausto demonstram que não podemos evitá-lo e viver em paz com nós próprios.


Thttp://www.hmd.org.uk/2006theme/default.asp
The theme celebrates the courage of the rescuers who helped the persecuted survive and gave them hope.
Celebrating the rescuers is relevant to life today in that we all have to make moral choices in our everyday life and the lessons of the Holocaust show that we cannot avoid making these choices if we are to live comfortably with ourselves.
The stories of the rescuers show everyone how even small actions can make a difference to the persecuted and hunted. It also highlights the dangers of indifference to the plight of those in danger. Learning about the courage of the rescuers will enable everyone of us, young and old, of whatever faith or no faith, to change our attitudes to our fellow man. We must be aware that each individual is responsible for his/her own actions and we must not be indifferent to our neighbour’s pain. We will then have learnt one of the most valuable lessons of the Holocaust – that ‘One Person Can Make a Difference’.

Enviar um comentário