Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Tecnologia para Facilitar o Voto aos Cegos

«Por enquanto ainda é uma experiência piloto que vai ser testada nas próximas eleições no Domingo, dia de eleições legislativas, o Centro de Engenharia da Reabilitação e Acessibilidade (CERTIC), da Universidade de Vila Real, promove uma experiência piloto para testar uma nova forma de votar para pessoas com necessidades especiais.

O acto de votar nem sempre é uma tarefa simples para os idosos, analfabetos ou portadores de deficiência visual. Por isso, o CERTIC criou uma espécie de «interface áudio-táctil», que pretende proporcionar «independência e privacidade de voto» a estas pessoas.

Os eleitores de Vila Real que já tiverem exercido o seu direito de voto vão ser convidados a simular o acto numa interface tecnológica, mas numa situação de incapacidade, como a falta de visão. A experiência piloto decorrerá a partir das 10:00 na Escola Secundária São Pedro e pretende averiguar a exequibilidade do equipamento.

À lusa, o coordenador do CERTIC, Francisco Godinho, explicou que o boletim de voto vai ser colocado entre um teclado liso de um computador e uma espécie de grelha com relevo.
Ao tocar na grelha, as informações contidas no boletim serão transmitidas de forma auditiva ao eleitor, que terá uns auscultadores nos ouvidos para garantir a sua privacidade. A grelha possui ainda umas aberturas em cima dos quadrados onde o eleitor terá que colocar a cruz referente à sua intenção de voto.

Durante as eleições europeias de Junho, o CERTIC convidou os eleitores a tentarem votar de cadeiras de rodas, para alertar para as dificuldades de acesso de pessoas com necessidades especiais a algumas mesas de voto.»

Fonte: iol

Notícia enviada por Francisco

0 Beijos:

Enviar um comentário