Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 19 de maio de 2009

Os cães de serviço e os cães para surdos.

«Os cães de serviço e os cães para surdos fazem parte dos cães de assistência e dispõem de legislação própria.
 
Em Portugal são educados pela Ânimas (www.animaspt.org), uma associação que também realiza programas de actividades e de terapias assistidas por animais.
 
A Ânimas tem sede no Porto mas os seus cães estão instalados na Quinta do Couvo, em Oliveira de Azeméis.
 
Kuka sabe exactamente a que velocidade caminhar. Nem mais depressa nem mais devagar do que os pequeníssimos passos de Maria do Céu. Sempre dócil e disponível.
Sempre atenta e concentrada nas necessidades da sua companheira. Kuka trouxe a Maria do Céu uma tranquilidade que esta desconhecia, uma confiança que mudou a sua vida.
 
Aliviou-lhe o peso que os obstáculos representam, minimizou-lhe as adversidades. Física e psicologicamente. À função de cadela de serviço juntou a de companhia, até ganhar o estatuto de melhor amiga da sua utilizadora e deixar a psicóloga Maria do Céu em dificuldades para explicar a relação que se estabeleceu entre ela e esta labradora:

(...) 

O ar doce e a boa disposição da cadela, assinalada por um quase constante dar de cauda, conquistam atenções, tornam irresistível a vontade de fazer festas.
Mas Maria do Céu rejeita o pedido e explica porquê. "Percebo que seja uma tentação fazer-lhe festas. Mas ela está a trabalhar e qualquer distracção pode pôr em risco a minha segurança". Um colete com a inscrição "cão de assistência" indica isso mesmo e deve funcionar como o passaporte que dá a estes cães acesso ilimitado a todos os locais. Para a Kuka, como para todos os cães de assistência, ter colocado o colete significa que está a trabalhar e só tem direito a descontrair quando este é retirado.
 (...) 
 
Ficamos a saber que Kuka apanha objectos do chão, ajuda Maria do Céu a subir e descer escadas e lancis de passeios, a abrir as portas... "Já está tudo tão automatizado que, às tantas, nem me lembro de tudo o que a Kuka faz", conta a utilizadora. Nem precisa de dar todas as ordens. Kuka sabe, por exemplo, que a sua última tarefa no gabinete da psicóloga na CERCI, antes de subir para o banco de trás do automóvel de Maria do Céu para fazerem os 45 quilómetros de regresso a casa, é apagar a luz. E fá-lo como quem diz "vamos embora".
 
(...)
 
"Antes tinha de antecipar tudo o que ia fazer, principalmente se ia a sítios novos... Agora, não penso nisso porque sei que a Kuka está lá para me ajudar.
Houve uma mudança significativa na minha vida, mas não passei a fazer outras coisas, mas sim a fazer as coisas com despreocupação. Porque a Kuka está sempre comigo".
 
 
Cães de assistência
São, segundo o Decreto-Lei n.º 74/2007, de 27 de Março, cães que auxiliam pessoas com deficiência, caso dos cães-guia, cães para surdos e cães de serviço.
Há uma quarta categoria, que a Ânimas quer trazer para Portugal, e que são os cães de alerta, cuja missão é avisar os utilizadores para a ocorrência de ataques de doenças como a epilepsia ou a diabetes.
 
Cães de Serviço: auxiliam pessoas com deficiência motora, realizando tarefas como abrir portas, recolher objectos do chão ou de locais inacessíveis, acender luzes, accionar elevadores, despir certas peças de vestuário, etc.
 
Cães para Surdos: alertam para o toque de campainhas, alarmes, choro de recém-nascido, etc.
 
Cães-Guia: conduzem o cego em segurança, evitando que choque com obstáculos e ajudando-o a encontrar locais, etc.»
 
e
 
Fonte: Expresso  16/05/2009

Notícia enviada por: Francisco


1 Beijos:

Anónimo disse...

UM GRANDE ABRAÇO PARA A MARIA DO CEU E PARA A KUKA.
EU TENHO UMA LABRADORA. QUANDO A MINHA FILHA PATRICIA ESTEVE COM UMA DEPRESSÃO MUITO GRANDE E UM ESGOTAMENTO, ELA TINHA 25 ANOS, PEDIU UM LABRADOR.EU ACEITEI LOGO A IDEIA, MAS O CARLOS NÃO.TER UM CÃO EM CASA E IMPENSAVEL.MAS Õ MEU FILHO E A MINHA NORA TANTO FIZEMOS QUE CONSEGUIMOS E, LA FOMOS BUSCAR O LABRADOR.
TEM O NOME DE PIPOCA. NÃO VAI MAIS VEZES A BEIJOS PORQUE EU NÃO POSSO IR NEM A MINHA FILHA,MAS VAI MUITAS VEZES.ELA NESTA ALTURA TEM ANO E MEIO E, PODEM CRER, QUE E UMA COMPANHIA.ESPERTA.VEM COMIGO PARA O ESCRITORIO TODOS OS DIAS.O CARTEIRO DA-LHE AS CARTAS E ELA VEM TRAZER.
AO FIM DO DIA, QUANDO ME VE A PEGAR NA MALA, VAI BUSCAR A TRELA DELA PARA EU A POR E, VAI PARA O CARRO,SABENDO JA ONDE E O SEU LUGAR.
MARIA DO CEU OS LABRADORES SÃO OS MELHORES CÃES DO MUNDO.
QUE A AJUDE NAS SUA LIDES DIÁRIAS PORQUE ELA PARA A MINHA FILHA FOI UMA DÁDIVA.
UM GRANDE ABRAÇO DESTA SUA AMIGA E UM ABRAÇO MUITO GRANDE PARA A KUKA MEU, DA MINHA FILHA E DA MINHA PIPOCA
ANA PAULA FERNANDES

Enviar um comentário