Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 21 de abril de 2009

Lousã é exemplo em Acessibilidade

«A Lousã apresentou na sexta-feira um projecto pioneiro, "Lousã, Destino de Turismo Acessível".

Um selo que parece fazer toda a diferença encontra-se já colocado em 108 locais da vila da Lousã. Com a designação de "Lousã Acessível" a estampilha com um desenho de uma cadeira de rodas identifica os lugares onde as acessibilidades estão ao alcance de todos. Pessoas com mobilidade reduzida temporária, deficientes que se deslocam em cadeira de rodas, cegos, idosos e quem transporta carrinhos de bebé ou mercadorias dispõem agora de um vasto leque de locais a que podem aceder de forma autónoma.

Repartições e instituições públicas, entidades sociais, lares de idosos, residenciais, hotéis, a pousada da juventude, restaurantes, bares, pastelarias, discotecas, farmácias, bancos e outros serviços como seguradoras, correios, supermercados, o comércio tradicional em geral, centro de saúde, consultórios médicos, bombeiros, a igreja matriz e até os miradouros espalhados pelo concelho e a praia fluvial da Bogueira, no Casal de Ermio, são actualmente lugares acessíveis a residentes, visitantes e turistas.

Em Abril de 2007, a Lousã acolheu o I Congresso Nacional de Turismo Acessível. (...)

Da teoria à prática, em dois anos o Município conseguiu redefinir espaços, acessos públicos e sensibilizar os privados para a importância de locais acessíveis a todas as pessoas, muitos deles, inclusive, já também com informação em braille.

Num verdadeiro efeito de bola de neve, a mobilização foi tal que em dois anos são já poucos os locais onde é mais difícil o acesso para quem tem alguma limitação de mobilidade. (...)

(...)»

Fonte: Jornal de Notícias

Notícia enviada por Francisco

**
O Beijós XXI dá os parabéns ao município da Lousã e aplaude a sua capacidade empreendedora, de facto o tema acessibilidade tem sido muito querido no nosso blogue, graças ao esforço do nosso estimado leitor Francisco. Quem sabe num futuro próximo, além de chamar-mos Beijós a Aldeia mais Digital de Portugal, também a Aldeia Acessível. À força de querer a obra acabará por nascer.

4 Beijos:

Anónimo disse...

Mais perto está o blogue de se chamar Acessibilidade XXI

Anónimo disse...

Alvalade XXI é que não.

Anónimo disse...

O primeiro comentário é muito engraçado!.
Acredito que a maioria gosta de ler e de ver qualquer tipo de post.

Anónimo disse...

Engraçadinho

Enviar um comentário