Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

2009 Ano de todas as Eleições - Sousa Mendes


O ano de 2009 vai ser o ano de todas as eleições em Portugal.
Vai haver eleições europeias, autárquicas e legislativas em 2009.

Por isso, é um bom momento de reflectir e apurar a situação das questões de Interesse Público geral , como já tem vindo a ser feito aqui e aqui no Beijós XXI.

Agora é a vez de alguns amigos de Sousa Mendes promoverem uma reflexão sobre o andamento do projecto Sousa Mendes no blog http://aristidesousamendes.blogspot.com/2009/02/perguntas.html que repetimos (e acrescentamos) aqui, a fim de promover o diálogo:

Que programa vai ter cada um dos candidatos locais e nacionais em relação a Aristides Sousa Mendes, à sua memória e ao projecto de restauração da Casa do Passal?
Noutras eleições anteriores, que pontos estiveram nos programas dos candidatos eleitos?
Que verbas públicas foram dedicadas à promoção e conservação da sua memória e à reconstrução pela Câmara Municipal de Carregal do Sal, neste e noutros mandatos?
Que fez o Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal como representante do poder público no Conselho de Administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes?
Que fizerem outros organismos públicos, tais como o Ministério de Negócios Estrangeiros, o Ministério da Cultura, e as Regiões de Turismo do Ministério de Economia para divulgar o Acto de Consciência de Aristides de Sousa Mendes e criar um centro de memória na sua Casa do Passal em Cabanas de Viriato?
Que fizerem os nossos representantes eleitos para dignificar a Casa do Passal como Monumento Nacional e para promover o turismo cultural em torno das figuras de Aristides e Angelina de Sousa Mendes?
Quem contribuiu e quem tirou benefícios com a memória de Aristides de Sousa Mendes?

COMENTAR:
2009 - http://antoniopovinho.blogspot.com/2009/01/2009.html
2009 no Beijós XXI - http://antoniopovinho.blogspot.com/2009/01/2009-outra-vez.html
Sousa Mendes - http://aristidesousamendes.blogspot.com/2009/02/perguntas.html

21 Beijos:

beijokense disse...

Sobre a pergunta "Quem contribuiu e quem tirou benefícios" tenho algumas ideias, mas passo, porque não estão relacionadas com o título do post.

Quanto às eleições, ora vamos cá ver... se eu quisesse, este ano poderia votar para:

Parlamento Europeu
Assembleia da República
Assembleia de Freguesia de Beijós
Assembleia Municipal de Carregal do Sal
Câmara Municipal de Carregal do Sal

Assim de repente não vejo em que é que o Aristides poderia interferir com qualquer um dos meus hipotéticos votos. Mas talvez alguém me consiga explicar...

Anónimo disse...

O problema é que o dinheiro não chega para tudo e para quem está contra a construção do polidesportivo de Beijós querer tudo e mais alguma coisa para o Sousa mendes .............

Anónimo disse...

Aristides,Aristides,Aristides muito se fala... que beneficios teve o nosso concelho com esta figura ...e porque tem de ir os meus descontos para a reconstrução,quem ganhou dinheiro com essa figura que fique com as despesas, se a familia não se importa...

Micas10 disse...

Fala-se do polidesportivo semi-novo, praticamente nunca usado?

Anónimo disse...

Cara Micas, desculpe mas o Polidesportivo não é Semi Novo aliás ainda nem inaugurado foi porque existe um acordo entre todas as Juntas para que sejam abertos oficialmente com um torneio entre todas as freguesias só que como o de Beijós está pronto há 1 ano e outros ainda não têm todas as regras para abrir não somos obrigados a ter aquilo fechado.
Mais a utilização tem sido muita mesmo em Janeiro com frio e o mês inteiro practicamente sempre a chover.
Quanto ao resto o mesmo de sempre cada um tem a sua mania, uns gostam de uma coisa outros de outra, o que é certo é que houve a possibilidade de ter esta infraestrutura comparticipada em 50% pela DGAL e 50% pela CMCS e elea está cá e já não foge para outros lados como outras.

Anónimo disse...

Boa ché!

Já chega de Aristides - Acredito que o gajo tenha passado uns vistos e salvo alguns Judeus!
A gora há prioridades, por exemplo por as fábricas a trabalhar, etc...

beijokense disse...

Ó Ché, se tiveres 500 mil, podes contratar este organizador de eventos para a inauguração.

A foto oficial já está incluída no preço.

Anónimo disse...

Não preciso do Humberto Bernardo para inaugurar o Polidesportivo, muito menos o Jamais (Camelo), fica-se mesmo só pelo torneio entre todas as freguesias já que todas trabalharam para isso, embora como em todos os casos umas mais do que outras, o que espanta é o da Freguesia modelo ainda não estar pronto.

Anónimo disse...

Se todos pensassem como a Micas, a juventude não necessitaria de Polidesportivos, mas sim de passeios com 2 metros. Assim, podiam jogar á bola á vontade. Cortando o trãnsito, melhor ainda.
Ainda assim, julgo que as utilizações dos Polidesportivos do concelho, após um ano de existência, são em maior número que os vistos passados pelo Mui-Digno Aristides de Sousa Mendes, como grande homem que foi.

Que verbas já chegaram á Fundação, da parte das instituições Judias em Portugal e do Mundo? Da parte dos eternamente gratos a ASM?

Anónimo disse...

Fundamentalismo gera fundamentalismo.

Micas10 disse...

A reabilitação da Casa do Passal, se algum dia vier a ser realizada, implica um investimento superior 2 milhões de euros.
A importância do projecto de investimento, e posteriormente do museu Sousa Mendes como pólo de atracção de turismo cultural, mais que justifica interpelar os candidatos sobre o que fizeram e o que tencionam fazer a respeito do projecto Sousa Mendes.
Digam de sua justiça

Anónimo disse...

Possivelmente.....
Tanto ou mais do que as Gravuras de Foz Côa.....
E se assim não for, só se for pela concorrência do Museu Salazar....

Eu não sou contra a reconstrução, antes pelo contrário, mas que há prioridades e essa não é uma delas....

Anónimo disse...

O padre que assistiu as cerimonias funebres, de Joao-Paulo Abranches de Sousa Memdes.Repetiu algumas das palavras de Robert Jacobvits.
Acrescentado, que e bom que se repita, falando da vida de Sousa Mendes. Para que nao cai-a no esqecimento. Pois que, foi pela primeira vez, na minha vida que eu vi um sacerdote, sentado no meio da assistencia. Escutando e observando o gesticular de Jacobvits. para depois poder enaltecer com precisao o feito de Sousa mendes.
Francisco Abrantes
Hayward, Ca. U.S.A.

Anónimo disse...

Será que não existem outros assuntos de maior interesse para a população discutir em época de eleiços locais ? Refaçam a casa do Passal, a Fundação, etc. que a seguir virão alguns interessados nos proveitos que até aqui nada fizeram. Micas, por que não se candidata ? Um bom programa, baseado em Sousa Mendes, talvez desse para ajudar a saída do actual inquilino que, pelos vistos, se prepara para se eternizar. Nada melhor que ir a votos para ver quanto valem as nossas ideias. Candidate-se, mas fica a saber, eu não voto nesse programa

Anónimo disse...

Um cagado no dia 10/Junho/de 1987.Disse no salao ods bombeiros em Cabanas, que a fundacao Sousa Mendes, era um bom investimento para os "judeus". Alguem lhe respondeu, que os judeus nao fazem investimentos desses na terra dos outros.Mas esse cagado tambem nada fez por ela.

Anónimo disse...

Alguém anda a enganar alguém... ou no mínimo a atirar poeira para os olhos.
Quanto a polidesportivos não estão todos prontos? Todos já foram utilizados. O problema da inauguração não terá antes a ver com o facto de NÂO ESTAREM PAGOS? e quanto a juros?

Anónimo disse...

Num dos primeiros passeios da nossa terra quando o grupo passava no Val da Loba uma Senhora de certa idade disse" pra trabalhar todos se negam" ... Por isso o Polydesportivo e' necessario pra fazer ginastica .

Anónimo disse...

O problema da inauguração não tem nada a ver com isso, tem a ver com muitas outras coisas, aliás estão todos prontos na parte que toca á obra o que falta em alguns é os arranjos exteriores que esses são por conta das Juntas, e seguros, regulamentos, normas, etc, etc.

Micas10 disse...

Será repetida a transmissão do documentário “Aristides de Sousa Mendes” , pelo Canal História, nos seguintes horários:
Domingo, 1 de Março: 21h00m
Segunda, 2 de Março: 5h00m; 13h00m

Inclui depoimentos de dois dos netos do Diplomata, António de Sousa Mendes e Álvaro de Sousa Mendes

http://www.canaldehistoria.pt/
Notícia de 2007

Amigos SM disse...

Será em 2010 que o telhado da Casa do Passal vem abaixo?

you bet disse...

you bet

Enviar um comentário