Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 12 de maio de 2007

ARISTIDES DE SOUSA MENDES - Documentário no Canal História

Ver resto da notícia no Correio da Manhã


ARISTIDES DE SOUSA MENDES


Canal: História

Dia: 20 de Maio 2007 Domingo

Hora: 21h00

Produtor: Noémia Reis e Diego Catrillo


«O Canal História, presente em 130 países e visto por mais de 200 milhões de famílias, vai ainda narrar as perseguições de que foi alvo Aristides de Sousa Mendes. Os últimos 13 anos de vida deste notável humanista que foi afastado da carreira diplomática, e se viu privado dos seus rendimentos, família e amigos, são reconstituídos neste projecto de 50 minutos.

“O meu avô passou por uma situação financeira muito complicada e teve de se socorrer da cozinha económica onde iam comer muitos refugiados”, recorda Álvaro de Sousa Mendes, um dos netos do protagonista. O homem que ousou desobedecer a Salazar morreu a 3 de Abril de 1954, em Lisboa. Por não ter um fato foi enterrado envolvido com uma túnica dos franciscanos. O documentário mostra também o palacete onde o cônsul viveu com a família. Hoje em ruínas, o velho casarão foi classificado monumento nacional depois de Jaime Gama, então ministro dos Negócios Estrangeiros, o ter comprado e cedido à Fundação Aristides de Sousa Mendes. Esta fundação foi criada em 1994 por Maria Barroso.»

Notícia do Correio da Manhã

1 Beijos:

Anónimo disse...

O ICAM vai financiar um filme sobre Sousa Mendes "Viagem a Lisboa"

A Região de Turismo Serra da Estrela vai criar um memorila ao Acto de Consciência de Sousa Mendes em Almeida, perto da fronteira.

Enviar um comentário