Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Outra rolha na blogosfera

1. BAD NEWS

Após três décadas de democracia, o regime transpira a bufaria e a censura e já não há nenhum efeito Axe que o disfarce.
O Conselho do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional da Universidade do Minho considerou que um blogue editado por um professor continha «inúmeras referências atentatórias da dignidade de professores, alunos e responsáveis políticos», considerando ainda que o dito blogue colocaria o autor em risco «na sua dignidade profissional e no conteúdo funcional da sua actividade como educador». Isto apesar de o autor do blogue nunca se ter identificado na blogosfera, nem fazer referências ao empregador.

Depois de 2 meses de "férias", o blogue reabriu, aparentemente purgado de vídeos e imagens (não sei se por poderem identificar o autor ou se por poderem ser consideradas "atentatórias"?). Sobrou um vídeo do Prof. Rui Zink a experimentar standup comedy, algo que este professor da UM também fez em Braga, sendo por isso censurado pelos seus pares do Departamento!!

Depois do acontecido com António Balbino Caldeira, também ele docente do Ensino Superior, acho que o melhor é não dizer mais nada - aqui têm o link para o blogue em causa.



2. GOOD NEWS

Por falar em A. Balbino Caldeira, Do Portugal Profundo publicou ontem o Despacho de arquivamento do inquérito por queixa de José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. Gostei de ler: «conclui-se pela atipicidade das expressões utilizadas pelo arguido António Balbino Caldeira, as quais apreciadas no contexto e conjuntura em que foram publicadas no blog "Do Portugal Profundo", dirigidas ao ora assistente, enquanto Primeiro-Ministro, sendo incontornável a sua natureza de figura pública, se inscrevem no exercício do direito de crítica, insusceptível de causar ofensa jurídico-penalmente relevante».

14 Beijos:

Anónimo disse...

ah
afinal o "Conselho do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional" da Universidade do Minho só lhe "pediu" para se calar porque "...procuravam proteger na sua dignidade profissional..."

:)

Anónimo disse...

"...com base em receios que lhe foram explicados..."

eh eh

"...este Departamento sempre se pautou por comportamentos de intransigente defesa da liberdade de expressão..."

ah! ah!

Anónimo disse...

Já visitei e gosto mais do Beijós XXI

Anónimo disse...

Não se percebe como é que o docente Daniel Luís tem vindo a afirmar que foi vítima de censura.

Porquê?

Será que não o deixam falar?

Não.

O docente Daniel Luís só foi "avisado" para o seu bem, que não devia continuar com a sua atitude de escrever o que bem lhe apetecia, pois com isso só se prejudicava.

Os seus pares preocupados com a sua possível auto-destruição, fizeram, com boa vontade e nada mais, um "apelo" para que voltasse à boa norma, sim porque afinal aquilo sempre é um Departamento de Sociologia, que diabo, não se permite que alguém que não se deixa socializar venha estragar 30 anos de liberdade de expressão.

Muito bem.

Mais, o docente em questão, se quiser continuar a prejudicar-se que o faça, não diga é que ninguém o "avisou" e se dessa sua teimosa atitude perdulária, relevem consequências, ou efeitos não desejados, não conte com a solidariedade dos seus pares, aliás como se pode ver por este "voto de repúdio".

Bom, aqui parece-me que o mesmo não conta com a solidariedade dos seus colegas de trabalho, mesmo que a sua atitude de "salsa" liberdade de expressão lhe não atraia consequências.

O docente em questão participa naquele Concelho, em representação dos docentes não doutorados,
pelos vistos não por muito mais tempo, hum!

Até aqui percebo, mais ou menos!!!

Confesso que não percebo porque sentiram a necessidade de terminar, este voto de repudio pelo forma como um dos seus membros se exprime, com a afirmação "...este Departamento sempre se pautou por comportamentos de intransigente defesa da liberdade de expressão, de debate democrático e de participação alargada de todos os seus membros..."

"e tu porque nom te calas"
como diria el-Rei de nuestros ermanos

Anónimo disse...

http://liberdadeuminho.blogspot.com

António disse...

Vaivem,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

António disse...

Liberdade,
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

BATISTA disse...

Há posts deveras surpreendentes.
Então não é que depois de 30 anos de democracia, estamos agora num regime cheio de bufos e censura??
Aliás, penso que até está um projecto em fase muito adiantada para reabrir a prisão do Tarrafal. Ou podem optar por levar estes " ditadores Portugueses" para aquela cadeia democrática de Guantanamo.
Para quem não tem a memória muito curta, depois do 25 de Abril ainda não existiu um governo que tanto desrespeito mostrou pela democracia, como o do Dtr. Aníbal Cavaco Silva; Era nojento ver o que socorrendo-se da maioria absoluta que o povo Português lhe tinha dado, a maneira cínica como se comportavam.E olhem que este governo actual também está legitimado pelo sufrágio popular.Tem feito algumas asneiras? Claro que sim, mas é depois do 25 de Abril o primeiro governo que não olhando a medidas impopulares, tem pegado em processos que nenhum outro teve coragem para sequer tentar, e levar para a frente reformas que só pecam por tardias!!!

E não é que mesmo depois destas reformas impopulares todas as sondagens continuam a ser-lhe favoráveis?

Será que o Povo Português é assim tão burro, ou andamos todos enganados??

beijokense disse...

Batista, o teu comentário é interessante, mas desvia-se do assunto do post. Se achas que não é um caso de censura, então o burro sou eu.

P.S. "regime" não é igual a "governo"; "Conselho do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional da Universidade do Minho" também não é igual a "Governo". O post não é um comentário sobre política partidária, tal não é permitido pelo estatuto editorial do Beijós XXI.

Anónimo disse...

Sr. BATISTA quais são as sondagens favoráveis???

O que as sondagens dizem é que o PS ganharia as eleições se fossem hoje. Mas dizem muito mais do que isso.

Dizem que Cavaco Silva foi o melhor primeiro-ministro pós-25 Abril para 34%, Mário Soares para 17% e Sá Carneiro para 10%.
Dizem que Santana foi o pior primeiro-ministro para 23%, Sócrates para 21% e Guterres para 9%.
Dizem que 67% dos portugueses dão nota negativa ao Governo e 26% dão nota positiva.
Dizem que a confiança dos portugueses nos políticos atingiu o nível mais baixo desde que há sondagens.

Conclusão: os portugueses não são burros e poucos andam enganados. O sr. BATISTA e mais alguns.

VIVEIROS-BATISTA disse...

as sondagens que eu vi , apenas 43% dão nota negativa ao governo e não 67%.
e dizem também que apesar de o PS baixar as intenções de voto aumentou a sua diferença em relação ao PSD.
Por isso não sei qual será a alternativa para os portugueses abrirem os olhos.

Anónimo disse...

Eu não quero ser envolvido na discussão entre um anónimo e dois Batistas, mas os resultados foram:

Muito má - 23%
Má - 43%
Boa - 26%
Muito boa - 0%
NS/NR - 8%

Anónimo disse...

obrigado monstro das bolachas 23+43=66
O mais importante para mim são os resultados de quem foram o melhor e os piores PM, contradizem o sr. BATISTA

Anonimizado disse...

O Conselho de Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional da Universidade do Minho, reunido no dia 17 de Junho de 2009, emitiu parecer negativo à renovação do contrato de Assistente do Dr. Daniel Luis, autor do blogue em causa.
Atendendo à precaridade das condições laborais dos docentes do ensino superior, não se pode falar de despedimento. No entanto, na prática, foi o que aconteceu.
Talvez agora se compreenda a necesidade que alguns bloguistas e comentadores têm de usar pseudónimo e o prejuízo que lhes poderá ser causado pelos amigos que teimam em revelar a sua identidade.

Enviar um comentário