Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Sousa Mendes em Exposição em Jerusalem


Foi inaugurada esta semana no Parlamento israelita uma exposição intitulada Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul Português que Salvou Milhares de Refugiados Judeus durante o Holocausto. A abertura da mostra contou com a presença do Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, embaixador Fernando Neves, e do presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Israel, o deputado João Rebelo, designado em representação da Assembleia da República. Da parte israelita, estiveram presentes na inauguração a vice-presidente da Knesset e presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Israel-Portugal, Colette Avital, que foi Embaixadora de Israel em Portugal. A directora do Departamento dos Justos Entre as Nações do Yad Vashem, Irena Steinfeld, em representação do presidente daquela instituição, Avner Shalev.

Espera-se que a importância e a magnitude da acção humanitária de Aristides de Sousa Mendes , um dos mais destacados Justos entre as Nações, fique mais conhecida entre os israelitas.
O evento comemora também 30 anos de relações diplomtáticas entre Portugal e Israel.
Vejam o video da notícia: http://videos.sapo.pt/gMSnp97ZacuCVILQm4ko
Clique no link acima para ver o vídeo ou copie a linha com o endereço para o seu browser.
Filme! Partilhe! Veja! Sapo Vídeos

1 Beijos:

Anónimo disse...

O Homem coragem. O Homem justo no mais elevado sentido da palavra.

Os israelitas chama-lhe “O Anjo de Bordéus”. Não, a meu ver, que Aristides de Sousa Mendes dispusesse de algum poder divino, mas certamente porque na decisão e na acção transcendeu o comum dos mortais. Quem ousaria arriscar tanto como ele arriscou ?

As circunstâncias em que tomou as decisões que tomou, contra as ordens do ditador Salazar e seus comparsas, foram excepcionalmente difíceis, terríveis, dramáticas.

Se há heróis, não só de Portugal mas do mundo, de toda a humanidade, Aristides de Sousa Mendes é um deles.

Foi uma óptima reportagem da SIC sobre Sousa Mendes, em Israel. É uma reportagem que merece ser vista, revista e divulgada.

Nós, em Portugal, ainda não avaliamos bem a importância do gesto de Sousa Mendes.
Por desconhecimento ou por tendenciosismo ideológico ainda se duvida da grandeza do gesto humanitário deste Homem de Cabanas de Viriato, de Portugal.

Enviar um comentário