Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Carta de Legitimação


João Paes do Amaral, 3º senhor da casa dos Amarais de Beijós (ver aqui) casou (1705) com Ana Francisca Martins, do Penedo, onde o casal estabeleceu residência. A 11-3-1711 foi baptizado na igreja de Beijós, «por não dar o Rio passagem pª se baptizar na Ig.ja dasua fregª» um filho deste casal, Cristóvão, que viria a ser ordenado padre, sendo Cura de Beijós na década de 40 (do séc. XVIII).

O Pe. Cristóvão residiu a maior parte da sua vida no Penedo, onde está sepultado. Foi ele que, com autorização do Abade, baptizou na Lageosa em 28-12-1743 uma menina de nome Tomásia, filha de Mariana Coelho de Moura, solteira, de Cabanas. Dezasseis anos mais tarde, pediu ao Rei D. José que lhe passasse uma carta de legitimação, reconhecendo a paternidade de Tomásia. A imagem acima reproduz a carta original, que me foi mostrada por um 4º neto de Tomásia. Esta carta foi registada na Chancelaria-Mor de D. José em 6 de Novembro de 1759, faz hoje 248 anos.

Tomásia casaria no ano seguinte com o beijosense José Fernandes de Abrantes; tiveram um filho e nove filhas; todos os beijosenses que têm (ou cujos antepassados tinham) os apelidos Coelho e/ou Moura são descendentes de Tomásia (e, consequentemente, do Pe. Cristóvão).

Coloquei na Palheira um exemplo de uma ligação de um beijosense actual a Tomásia. Postei também na Palheira a transcrição da carta, que é um bocadinho comprida :)


3º Classificado
Medalha de Bronze


Medalha de Prata - O Passeio da Associação
Medalha de Bronze - Carta de Legitimação

5 Beijos:

Anónimo disse...

excelente trabalho Beijokense...

António disse...

5 *****

Anónimo disse...

Talvez mais de metade de ´Beijós seja "Coelho".
Seria interesante contabilizar quantos residem e quantos estão fora de Beijós

Unknown disse...

mesmo muito bom!!!!!

ass: mais uma descendente da Tomasia e do padre Cristovao!!!!

a carta de legitimaçao esta de morrer a rir:)

Nuno disse...

Fantástico!

Enviar um comentário