Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 23 de outubro de 2007

"Da nobreza como virtude rara"

O DN online noticiou:

O DN online edita uma breve biografia do Cônsul Sousa Mendes.

"Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches nasceu em Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal, a 18 de Julho de 1885.
(...)
...desobedecendo às instruções de Salazar, passou milhares de vistos para refugiados, salvando mais de 30 mil pessoas, que assim puderam escapar ao extermínio alemão.
(...)


Sua esposa Angelina de Sousa Mendes era natural de Beijós, bem como o avô materno de Aristides havia nascido em Beijós como se pode ver na notícia do DN online.


"Foram seus avós paternos Raquel Augusta Mendes da Gama e Manuel Alves de Sousa, filho de António Francisco Álvares Aranha e Teresa Maria Sousa, de Muxagata, distrito da Guarda. Seu avô materno foi Silvério Coelho Pais do Amaral, filho de António Coelho do Amaral e Luísa de Barros, de Beijós (em Carregal do Sal) e sua avó foi Maria dos Prazeres Ribeiro de Abranches, filha do 2.º visconde de Midões César Ribeiro de Abranches Castelo-Branco, comendador da ordem de Nossa Senhora de Vila Viçosa. Este era filho do 1.º visconde de Midões Roque Ribeiro de Abranches Castelo-Branco, nascido em Midões, concelho de Tábua, em 1770. Foram pais do 1.º visconde Teresa Leonor de Vasconcelos e Sotomaior de Mendonça, da casa dos morgados e depois condes de Santa Eulália, em Seia e seu marido Luís Ribeiro de Abreu Castelo Branco, filho de Roque Ribeiro de Abreu, cavaleiro da Ordem de Cristo e Familiar do Santo Ofício. Era este último trineto de Mécia da Cunha, herdeira da antiquíssima casa de Tábua de que foi 10.ª senhora, e de seu marido, Pedro Gomes de Abreu, filho do bispo de Viseu João Gomes de Abreu e de D. Beatriz de Eça, bisneta por varonia do rei D. Pedro I e de D. Inês de Castro."

Para ler toda a notícia vá à fonte: DN Online

Notícia indicada por Drª Mariana Abrantes de Sousa

6 Beijos:

beijokense disse...

O DN não o diz, mas eu já o referi várias vezes aqui no Beijós XXI, o pai de Aristides também nasceu em Beijós em 2-1-1857.
As suas raízes beijosenses não são novidade para os leitores habituais do Beijós XXI :)

- Os avós paternos estabeleceram-se em Beijós logo após o casamento, e cá viveram o resto das suas vidas. Manuel Alves de Sousa faleceu em 1885 e Raquel Augusta em 1902, ambos na casa do Ribeiro.
- Pai e sogro nasceram em Beijós. O sogro viveu sempre cá.
- Quanto à família do avô Silvério, já foi publicada a origem no Beijós XXI, os interessados podem seguir o link que incluí no texto deste post.

Micas10 disse...

Também os dois primeiros filhos de Aristides e Angelina nasceram em Beijós, que infelizmente faleceram cedo.

beijokense disse...

...como se prova aqui

Anónimo disse...

Como é publico,já está em cartaz a peça DESOBEDIÊNCIA no teatro da Trindade, no Bairro Alto.
De 4º a sabado às 21.30 e ao Domingo às 16h até 25 de Novembro.
Os bilhetes variam entre 12 e 15€
Acho que todos os beijosenses e não só deveriam ir ver o espectáculo.
Eu irei.

Anónimo disse...

O Teatro Trindade faz um bom desconto para grupos

Anónimo disse...

A banda da SFCV actua no dia da última sessão desta peça, 25 de Novembro.

Enviar um comentário