Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Passeio da Cáritas de Beijós - 2007




Um dia diferente para os idosos das Cáritas

A Cáritas Paroquial de Beijós proporcionou aos seus utentes um dia diferente: e, de facto, estes jovens que tanto têm para nos ensinar, aproveitaram-no da melhor forma. Sim, porque o passado dia 27 foi prova de que a Juventude não está na idade mas sim no espírito.




O dia começou bem cedo, quando os utentes foram recolhidos em suas casas pelos transportes próprios da Instituição. Infelizmente, não foi necessário recorrer ao autocarro camarário porque, devido ao estado de dependência e incapacidade da maioria dos utentes, só 12 é que aderiram, aos quais se juntaram 2 elementos da Direcção, a Assistente Social e a Animadora Social. Mas, já reza o ditado: “Mais vale poucos e bons!”

Eis que chega o momento de partir, rumo ao destino escolhido: a cidade do conhecimento: Coimbra,”menina e moça”.




O programa começou com um pequeno lanche, a meio da manhã, a bordo do “Basófias”, assim se chama o barco que os levou a passear no Rio Mondego. Já de barriguinha cheia, a música do Quim Barreiros convidava a um passinho de dança e rapidamente o “Basófias” deu lugar a um animado bailarico: cantou-se, dançou-se, com muitas palmas e gargalhadas a acompanhar. A experiência era nova para alguns que, tão eufóricos, até concretizaram o velho sonho de comandar um autêntico Velejo.

Depois de uma hora que passou num abrir e fechar de olhos, o “Basófias” regressou a terra e desta vez, esperava-os o Piquenique que parece estar em vias de extinção mas que tão bem faz à saúde! O local escolhido foi o Jardim do Choupal onde, à sombra da Natureza, se recuperavam as energias, pois esperava-os uma tarde bem mexida.




Houve tempo para recordar as músicas das suas infâncias, para dançar, para contar anedotas e até para partilhar algumas das suas experiências de vida. Houve ainda quem preferisse observar, encantadamente, as diferentes espécies de árvores que o jardim tinha para mostrar.

Bom, infelizmente chegava a hora de regressar mas, depois de uma tarde como esta, fica a promessa de que, iniciativas como esta, são concerteza para repetir!





Obrigada, é o que nos resta dizer aos idosos que permitiram este dia fantástico, muito obrigada!


Texto e fotos: Sofia Peixeira


Veja mais fotos na Palheira do Beijós XXI.

7 Beijos:

Micas10 disse...

Bailarico a bordo de um navio?
Belo cruzeiro !

Unknown disse...

o passeio no Basófias é realmente lindo e vale muito a pena..... ainda bem k nao se esqucem dos nossos idosos... muitos deles so agora na velhice tem oportunidade de dar uns passeios e divertir um pouco!!!

Unknown disse...

Tudo o que possa ser feito em prol do bem-estar dos idoso merece o meu aplauso. Esta iniciativa é fantástica.

António disse...

Carreira,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

VIVEIROS-BATISTA disse...

parabéns pela dinamica

Anónimo disse...

Excelente reportagem Sofia Peixeira.

Anónimo disse...

Parabens aos idosos de Beijos, nao ha idade para se divertir enquanto houver vida tem que haver alegria.

Enviar um comentário