Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 25 de agosto de 2007

Festival Aéreo em Viseu - 26 Agosto





O Aeródromo Gonçalves Lobato, perto de Lordosa, e o Aero Club de Viseu recebem um festival aéreo domingo, 26-Agosto

Este é um dos Eventos Aeronáuticos Nacionais de 2007

Organização: AAE


• 10:00 - 13:00 – Chegada das aeronaves
• 14:30 - 16:30 – Festival aéreo

12 Beijos:

beijokense disse...

Vamos lá a uma perguntinha para a malta inteligente :)
O que significam os nºs 1 e 19 no mapa?

Fatima disse...

Numeros impares...

beijokense disse...

... mas 1327 tb é ímpar... e, já agora, todos os ímpares no mapa são primos, parecem as famílias beijosenses (o 1 pode ou não ser considerado primo, é uma questão não consensual, mas normalmente não se considera)

De qualquer modo, a minha questão refere-se apenas ao 1 e 19 que, neste mapa, têm um significado concreto, não abstracto ;)

Ricardo Santos disse...

o nº1 e nº19 acho que são o inicio e fim da pista do aeródromo ou vice versa. Encontrei um PDF que mostra esses números no inicio e fim da pista, mas não estou a ver o sgnificado para além do que disse.

http://www.inac.pt/pdf/PortViseu.pdf

Micas10 disse...

01/19 é a identificação da pista, acho que tem algo a ver com a a a orientação.
Por exemplo, o aeroporto da Portela tem duas pistas cruzadas, a 03/21 com 3805 m de comprimento e outra a 17/35 com 2400 m de comprimento

beijokense disse...

Então aqui vai uma ajuda ;)

19-1=18
21-3=18
35-17=18

Em conjunto com o PDF que o RS sugeriu... dá para descobrir?

bunny disse...

ui charadas a esta hora da manha ...:S:S:S

Ricardo Santos disse...

http://www.moptc.pt/tempfiles/20060608181348moptc.pdf
Na página 7 está escrito o seguinte:

...Orientação (QFU) 01/19...

Segundo a Wikipédia QFU é a orientação magnética da pista

Mas as subtracções baralharam...

Vadio disse...

Os numeros nos topos das pistas correspondem ao angulo que estas fazem em relação ao Norte.

Quando estive na Força Aérea Portuguesa, apanhei um castigo por mau comportamento (vadiagem).

Então o castigo tinha hipotese de escolha: cinco dias de detenção ou pintar os numeros dos topos da pista, eu escolhi pintar os numeros.

Pensando que aquilo era facil, fiquei todo contente. Peguei num jipe com latas de tinta e um compressor e lá fui.

Quando lá cheguei e fui passear em cima dos numeros é que percebi que eram enormes e que ia levar uma semana a pinta-los.

Como era em São Jacinto, era julho e a pista fica muito proximo das dunas e paralela ao mar, pensei! Olha isto nem vai ser mau! Pois colocando o jipe a encobrir-me em relação à torre de controlo eu posso ir pintando, dormindo umas boas sonecas e trabalhar o bronze, pois os tipos da torre pensam que estou a pintar por detrás do jipe.

Embora eles observem com binóculos,ainda é uma distancia de 2 km. Assim fui fazendo, só tinha de estar atento ao intercomunicador para retirar cada vez que um avião aterrava ou descolava.

Certa altura, já com dois dias de "pinturas", adormeci de tal maneira que acordei a pontapé do oficial dia, mais 2 ou 3 capangas.

Aconteceu que, os tipos da torre me tentaram comunicar para retirar da pista toda aquela cangalhada, quando estava a aproximar-se para aterrar um avião C-130 carregado com paraquedistas, pois aquela base tb era uma base operacinal de tropas paraquedistas, como eu não respondia tiveram de abortar a aterragem e enviar os tais ditos para me acordar.

Como estava muito ferrado no sono, acabei por ficar assustado pois alem de ser acordado a pontapé e gritos era o barulho infernal do grande avião a sobrevoar a pista em circculos.

Assim levei outro castigo e já não cumpri o de pintar os numeros.

Sejam Felizes

beijokense disse...

ó Vadio, com tanta conversa poderias ter explicado melhor como é que "Os numeros nos topos das pistas correspondem ao angulo que estas fazem em relação ao Norte"... mas é + 1 achega se os leitores tiverem em conta que a diferença entre esses nºs é sempre 18 :)

Vadio disse...

Na leituta tem de se acrescentar sempre um zero aos numeros, isto é, ao nº 1 correspondem 10 graus em relação ao norte, sabendo o angulo norte sabemos automáticamente os graus a sul, basta somar 180 graus ao angulo norte.

Assim, se temos 10 graus a norte, temos 190 a sul.

beijokense disse...

Está explicado porque a diferença é sempre 18 - corresponde aos 180º

Portanto, a resposta é:
1 significa que a pista se encontra aprox. a 10º para quem aterra no sentido Sul-Norte e 19 que a pista se encontra aprox. a 190º para quem aterra no sentido Norte-Sul.
Lendo os docs sugeridos, encontramos como valores aproximados mais exactos 7º e 187º, mas, como os nºs das pistas só têm 2 dígitos, arredonda-se para o mais próximo múltiplo de 10.

Bons voos :)

Enviar um comentário