tag:blogger.com,1999:blog-17346349.post1800996653172517821..comments2024-01-11T15:07:43.149+00:00Comments on Beijós XXI (2005-2009): Festival Aéreo em Viseu - 26 AgostoAntóniohttp://www.blogger.com/profile/07164861731929946382noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-17346349.post-15521767129780920892007-08-27T15:07:00.000+01:002007-08-27T15:07:00.000+01:00Está explicado porque a diferença é sempre 18 - co...Está explicado porque a diferença é sempre 18 - corresponde aos 180º<BR/><BR/>Portanto, a resposta é:<BR/>1 significa que a pista se encontra aprox. a 10º para quem aterra no sentido Sul-Norte e 19 que a pista se encontra aprox. a 190º para quem aterra no sentido Norte-Sul.<BR/>Lendo os docs sugeridos, encontramos como valores aproximados mais exactos 7º e 187º, mas, como os nºs das pistas só têm 2 dígitos, arredonda-se para o mais próximo múltiplo de 10.<BR/><BR/>Bons voos :)beijokensehttps://www.blogger.com/profile/04071114678753312253noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-17346349.post-30810689311732235232007-08-27T14:15:00.000+01:002007-08-27T14:15:00.000+01:00Na leituta tem de se acrescentar sempre um zero ao...Na leituta tem de se acrescentar sempre um zero aos numeros, isto é, ao nº 1 correspondem 10 graus em relação ao norte, sabendo o angulo norte sabemos automáticamente os graus a sul, basta somar 180 graus ao angulo norte. <BR/><BR/>Assim, se temos 10 graus a norte, temos 190 a sul.AMSantoshttps://www.blogger.com/profile/05723923035045902512noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-17346349.post-49009874277596311452007-08-27T10:58:00.000+01:002007-08-27T10:58:00.000+01:00ó Vadio, com tanta conversa poderias ter explicado...ó Vadio, com tanta conversa poderias ter explicado melhor como é que "Os numeros nos topos das pistas correspondem ao angulo que estas fazem em relação ao Norte"... mas é + 1 achega se os leitores tiverem em conta que a diferença entre esses nºs é sempre 18 :)beijokensehttps://www.blogger.com/profile/04071114678753312253noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-17346349.post-89128805712608390382007-08-27T10:45:00.000+01:002007-08-27T10:45:00.000+01:00Os numeros nos topos das pistas correspondem ao an...Os numeros nos topos das pistas correspondem ao angulo que estas fazem em relação ao Norte.<BR/><BR/>Quando estive na Força Aérea Portuguesa, apanhei um castigo por mau comportamento (vadiagem).<BR/><BR/>Então o castigo tinha hipotese de escolha: cinco dias de detenção ou pintar os numeros dos topos da pista, eu escolhi pintar os numeros. <BR/><BR/>Pensando que aquilo era facil, fiquei todo contente. Peguei num jipe com latas de tinta e um compressor e lá fui. <BR/><BR/>Quando lá cheguei e fui passear em cima dos numeros é que percebi que eram enormes e que ia levar uma semana a pinta-los.<BR/><BR/>Como era em São Jacinto, era julho e a pista fica muito proximo das dunas e paralela ao mar, pensei! Olha isto nem vai ser mau! Pois colocando o jipe a encobrir-me em relação à torre de controlo eu posso ir pintando, dormindo umas boas sonecas e trabalhar o bronze, pois os tipos da torre pensam que estou a pintar por detrás do jipe.<BR/> <BR/>Embora eles observem com binóculos,ainda é uma distancia de 2 km. Assim fui fazendo, só tinha de estar atento ao intercomunicador para retirar cada vez que um avião aterrava ou descolava.<BR/><BR/>Certa altura, já com dois dias de "pinturas", adormeci de tal maneira que acordei a pontapé do oficial dia, mais 2 ou 3 capangas.<BR/><BR/>Aconteceu que, os tipos da torre me tentaram comunicar para retirar da pista toda aquela cangalhada, quando estava a aproximar-se para aterrar um avião C-130 carregado com paraquedistas, pois aquela base tb era uma base operacinal de tropas paraquedistas, como eu não respondia tiveram de abortar a aterragem e enviar os tais ditos para me acordar.<BR/><BR/>Como estava muito ferrado no sono, acabei por ficar assustado pois alem de ser acordado a pontapé e gritos era o barulho infernal do grande avião a sobrevoar a pista em circculos. <BR/><BR/>Assim levei outro castigo e já não cumpri o de pintar os numeros.<BR/><BR/>Sejam FelizesAMSantoshttps://www.blogger.com/profile/05723923035045902512noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-17346349.post-36911656045510912332007-08-27T10:43:00.000+01:002007-08-27T10:43:00.000+01:00http://www.moptc.pt/tempfiles/20060608181348moptc....http://www.moptc.pt/tempfiles/20060608181348moptc.pdf<BR/>Na página 7 está escrito o seguinte:<BR/><BR/>...Orientação (QFU) 01/19...<BR/><BR/>Segundo a Wikipédia QFU é a orientação magnética da pista<BR/><BR/>Mas as subtracções baralharam...Ricardo Santoshttps://www.blogger.com/profile/15809524960022670861noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-17346349.post-53551380383016929232007-08-27T10:28:00.000+01:002007-08-27T10:28:00.000+01:00ui charadas a esta hora da manha ...:S:S:Sui charadas a esta hora da manha ...:S:S:SAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/14914476551316078892noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-17346349.post-70254250690616636042007-08-26T22:05:00.000+01:002007-08-26T22:05:00.000+01:00Então aqui vai uma ajuda ;)19-1=1821-3=1835-17=18E...Então aqui vai uma ajuda ;)<BR/><BR/>19-1=18<BR/>21-3=18<BR/>35-17=18<BR/><BR/>Em conjunto com o PDF que o RS sugeriu... dá para descobrir?beijokensehttps://www.blogger.com/profile/04071114678753312253noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-17346349.post-87329484335377677952007-08-26T21:49:00.000+01:002007-08-26T21:49:00.000+01:0001/19 é a identificação da pista, acho que tem alg...01/19 é a identificação da pista, acho que tem algo a ver com a a a orientação. <BR/>Por exemplo, o aeroporto da Portela tem duas pistas cruzadas, a 03/21 com 3805 m de comprimento e outra a 17/35 com 2400 m de comprimentoMicas10https://www.blogger.com/profile/14889964322102296171noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-17346349.post-66969323852178334712007-08-26T20:10:00.000+01:002007-08-26T20:10:00.000+01:00o nº1 e nº19 acho que são o inicio e fim da pista ...o nº1 e nº19 acho que são o inicio e fim da pista do aeródromo ou vice versa. Encontrei um PDF que mostra esses números no inicio e fim da pista, mas não estou a ver o sgnificado para além do que disse.<BR/><BR/>http://www.inac.pt/pdf/PortViseu.pdfRicardo Santoshttps://www.blogger.com/profile/15809524960022670861noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-17346349.post-56962446724369250892007-08-26T17:25:00.000+01:002007-08-26T17:25:00.000+01:00... mas 1327 tb é ímpar... e, já agora, todos os í...... mas 1327 tb é ímpar... e, já agora, todos os ímpares no mapa são primos, parecem as famílias beijosenses (o 1 pode ou não ser considerado primo, é uma questão não consensual, mas normalmente não se considera)<BR/><BR/>De qualquer modo, a minha questão refere-se apenas ao 1 e 19 que, neste mapa, têm um significado concreto, não abstracto ;)beijokensehttps://www.blogger.com/profile/04071114678753312253noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-17346349.post-23317407254505344492007-08-26T16:02:00.000+01:002007-08-26T16:02:00.000+01:00Numeros impares...Numeros impares...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-17346349.post-33586756846830609122007-08-25T22:52:00.000+01:002007-08-25T22:52:00.000+01:00Vamos lá a uma perguntinha para a malta inteligent...Vamos lá a uma perguntinha para a malta inteligente :)<BR/>O que significam os nºs 1 e 19 no mapa?beijokensehttps://www.blogger.com/profile/04071114678753312253noreply@blogger.com