Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Encerramento de escolas do 1.º ciclo

«Centenas de pais, alunos e professores manifestaram-se na sexta-feira, em Viseu, contra o encerramento de escolas do 1.º ciclo do ensino básico no distrito. Provenientes de várias freguesias rurais, os manifestantes exibiam cartazes onde se lia, nomeadamente, "Queremos as nossas escolas", "Milu arrogante, não vais calar a gente" ou "O interior também é Portugal".»

«O coordenador do SPRC [Sindicato dos Professores da Região Cento], Mário Nogueira, lembrou que "Viseu tem sido um dos distritos mais penalizados" com esta política. "Há dois anos, o distrito tinha cerca de 800 escolas do 1.º ciclo. Fecharam quase 500", vincou. Acusou o Governo de querer "poupar dinheiro à custa dos serviços públicos do interior do país", esquecendo-se que ali "não vivem pessoas de segunda".»

Fonte: Público, 15.04.2007
Links:
Freguesia sem escola
Abaixo-assinado
CMCS contra o encerramento

13 Beijos:

Nuno disse...

São disponibilizados transportes próprios para os alunos que têm que mudar de escola?

Anónimo disse...

Enfim!
As políticas que este Governo tem procurado implementar, somente o economicismo cego conta, prejudicam fortemente as populações. As famílias, por vezes com algumas dificuldades financeiras, vêem agravadas as suas despesas, porque não vão mandar os filhos de qualquer maneira, para longe das suas casas. Obrigam-nos a dispensar outros cuidados.
Os transportes que dizem facultar, por vezes, são escassos e maus, cujos factos têm motivado reclamações a nível nacional.
Onde iremos parar?
Parece surrealista, mas é certo que o povo está a vivê-lo e a senti-lo na pele!:-(
Mas, as vozes imperativas que se ouvem, "-...somos a maioria eleita pelo povo..." obrigam a que cada um de nós façamos um exame de consciência sobre "...a quem interessarão as maiorias parlamentares, independentemente da cor...":-(((((

Anónimo disse...

«Ter a escola primária perto de casa é bom, eu que o diga» [Micas10].
Quando perguntaram ao nosso PM porque escolheu a UnI, a única razão que ele conseguiu invocar foi precisamente a proximidade; curiosamente, proximidade com a escola que antes frequentava!
Este PM não tem a mínima autoridade para exigir que as crianças se desloquem para escolas mais distantes; muito menos serve de exemplo para os jovens se esforçarem na escola, o exemplo que ele dá é o de que será sempre possível obter um canudo sem ir às aulas, sem fazer os trabalhos, sem se submeter a exames!!
E quem o apresentou como exemplo de qualificação, não é gago, é gágá.

Anónimo disse...

É o inginheiro, cara@#o!

Anónimo disse...

Se as despesas inerentes á mudança, não forem suportadas pelos encarregados de educação, acho que pode ser uma mais valia, pelo menos para os casais que trabalham e que não tenham os vôvôs para os ir buscar á hora de almoço, dar-lhe o almoço, levá-los novamente, ir buscá-los no fim do dia, etc.
Na idade de irem para as "preparatórias" e "secundárias", tambem não temos escolas "á porta" de casa, e ninguem morre.
Pelo menos assim passam "desenvolver-se" mais cedo.

António disse...

Inginheiro,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

António disse...

Homem do Norte,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

António disse...

Piranha,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Nuno disse...

Subscrevo, hawk.

Micas10 disse...

Disse e repito, vale mais uma boa escola que uma escola ao lado de casa. Se a proximidade da escola fosse um factor de sucesso na educação, os alunos portugueses estariam no topo do aproveitamento escolar na Europa em vez de estarem na cauda.

Contrario ao que diz a anedocta, nós sabemos que vale mais um enxada na mão, do que uma mão inchada (ou folgada).

beijokense disse...

@Micas10

1. O que é uma boa escola?
2. Tens algum indicador de "proximidade da escola" para comparar a realidade portuguesa com a dos outros países europeus? e fazer uma correlação com o "aproveitamento escolar"?

Anónimo disse...

A escola próximo da casa trás muitos benefícios. Que o diga a Micas10, que, no seu tempo, tinha a escola a 15 metros da porta da sua casa.:-))))
Nos tempos que correm, não me parece haver muitos benefícios uma boa escola longe!:-))))))))
Se mesmo com os pais por perto, quanto perigos não espreitam as crianças?
Haverá alguém que tenha maior cuidado com os filhos do que os respectivos pais?:-(
Por isso, são eles que mais preocupação têm em os livrar dos perigos...!:-)))

Anónimo disse...

corrijo: "....trás > traz...." e "...quanto > quantos...."

Enviar um comentário