Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Sonae vai criar central de biomassa em Oliveira do Hospital

Sonae Indústria quer criar uma central termoeléctrica a biomassa florestal na fábrica de aglomerados de madeira que possui em Catraia de S. Paio.
O presidente da Sonae Indústria anunciou, ontem, num encontro com jornalistas no Porto, que a empresa irá avançar com um projecto de biomassa, caso seja uma das vencedoras no concurso lançado pelo governo, para atribuição de 15 licenças para o efeito. Na região Centro a empresa candidatou-se a três dos lotes em concurso. O DIÁRIO AS BEIRAS apurou que a Sonae, mesmo que não vença os concursos da biomassa, pretende realizar investimentos na fábrica oliveirense na área da geração de calor.
A Sonae adquiriu a então Agloma, na década de 80, a um grupo de empresários oliveirenses, entre os quais figurava o general Santos Costa. O militar de Oliveira do Hospital foi um dos mais estreitos colaboradores de Salazar e dos mais longevos ministros dos seus governos. Ao longo dos 22 anos em que esteve no Governo, onde ocupou os cargos de subsecretário de Estado da Guerra e de ministro da Guerra e da Defesa, foi a figura mais importante do regime junto do presidente do Conselho de Ministros.
A Sonae na década de 80 tinha como objectivo liderar o sector de aglomerado de madeira em Portugal e inicia-se, em 1984, com a aquisição da Agloma - então a maior unidade produtora do país - cuja modernização inicia de imediato. A empresa é uma das mais importantes do concelho oliveirense, laborando 24 horas por dia.
As Beiras

0 Beijos:

Enviar um comentário