Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

domingo, 4 de fevereiro de 2007

Casamento na Póvoa - c. 1913

Este casamento teve lugar em 19 de Abril de 1913. Como não é expectável que haja muitos leitores com facilidade em identificar os retratados, deixo já a informação sobre meia dúzia deles. Se alguém quiser completar...

  1. Noivo, João de Figueiredo
  2. Noiva, Amélia dos Anjos Coelho do Amaral; os noivos são avós do aguarelista oficial do Beijós XXI, Júlio Rodrigues, a quem agradecemos a foto
  3. Pai da Noiva, Agostinho Coelho do Amaral, nascido em Beijós em 1837
  4. Elisa da Conceição Coelho de Moura, sogra do António do Pisão, que nos deixou esta semana
  5. Amélia Coelho de Moura, avó do mesmo António do Pisão
  6. Mª do Sacramento Coelho de Moura, n. 1892, bisavó do nosso colaborador Nuno



editado por António em 07FEV2007

O nosso estimado leitor Júlio Figueiredo Rodrigues escreveu:

«O meu nome é Júlio Joaquim Coelho de Figueiredo Rodrigues e sou primo e padrinho do vosso colaborador aguarelista Júlio Filipe Figueiredo Rodrigues, residente nos Estados Unidos. Em relação à foto do Casamento na Póvoa - trata-se do casamento dos meus avós maternos - tenho os seguintes comentários adicionais:

"Sentada à mão esquerda de Agostinho Coelho do Amaral (pai da Noiva) está a outra sua filha Alexandrina Coelho do Amaral (irmã da Noiva). Apesar de na foto publicada só se ver parcialmente no canto inferior esquerdo (na foto original vê-se perfeitamente) está sentado um rapazinho (tinha então sete anos) que se intrometeu, sem convite, na cerimónia. Trata-se de José Joaquim Rodrigues (n. 16.12.1905 - f. 27.09.1988) - meu pai - que mais tarde viria a casar com Maria da Nazaré Coelho de Figueiredo Rodrigues ( n. 24.02.1916 - f. 18.11.2003) - minha mãe - filha do casal cujo casamento está documentado na foto.
O Noivo nasceu em 11.06.1873 e faleceu em 5.02.1968. A Noiva nasceu em 2.08.1880 e faleceu em 23.09.1961. "

Obrigado pelo vosso esforço de manter vivo o blog que nos dá a alegria de retornar às nossas - nunca olvidadas - origens.»

Júlio J. C. Figueiredo Rodrigues

6 Beijos:

Anónimo disse...

Que bela foto!A postura, os trajes...muito bonita!
Era o primeiro casamento destes noivos? Acho-os um pouco "entradotes" na idade ou é impressão minha?

Nuno disse...

Esta foto é uma relíquia! O meu avô Gabriel realmente conseguiu reconhecer a mãe.

Anónimo disse...

O meu nome é Júlio Joaquim Coelho de Figueiredo Rodrigues e sou primo e padrinho do vosso colaborador aguarelista Júlio Filipe Figueiredo Rodrigues, residente nos Estados Unidos. Em relação à foto do Casamento na Póvoa - trata-se do casamento dos meus avós maternos - tenho os seguintes comentários adicionais:

"Sentada à mão esquerda de Agostinho Coelho do Amaral (pai da Noiva) está a outra sua filha Alexandrina Coelho do Amaral (irmã da Noiva). Apesar de na foto publicada só se vêr parcialmente no canto inferior esquerdo (na foto original vê-se perfeitamente) está sentado um rapazinho (tinha então sete anos) que se intrometeu, sem convite, na cerimónia. Trata-se de José Joaquim Rodrigues (n. 16.12.1905 - f. 27.09.1988) - meu pai - que mais tarde viria a casar com Maria da Nazaré Coelho de Figueiredo Rodrigues ( n. 24.02.1916 - f. 18.11.2003) - minha mãe - filha do casal cujo casamento está documentado na foto.
O Noivo nasceu em 11.06.1873 e faleceu em 5.02.1968. A Noiva nasceu em 2.08.1880 e faleceu em 23.09.1961. "

Obrigado pelo vosso esforço de manter vivo o blog que nos dá a alegria de retornar às nossas - nunca olvidadas - origens.

Júlio J. C. Figueiredo Rodrigues

António disse...

Júlio Joaquim Rodrigues,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

beijokense disse...

Obrigado, Júlio Joaquim.
O seu primo forneceu-me os nomes de todos os retratados; eu fui o responsável por publicar só alguns.
Vejo que tem informações sobre datas de nascimento e óbito, eu também tenho algumas, nomeadamente dos ascendentes do seu bisavô e esposa; se quiser trocar, agradeço que me contacte pelo email do beijokense.
Obrigado também por ser leitor do Beijós XXI.

beijokense disse...

Aproveitei a baixa para ir ao Arquivi Distrital, onde verifiquei a data do casamento e a data de nascimento de Agostº Coelho do Amaral.

Enviar um comentário