Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 6 de janeiro de 2007

Formação para despedidos da Johnson Controls

A C. M. Nelas anunciou que vai assinar depois de amanhã um protocolo com a Fundação Bissaya Barreto para um plano de formação profissional «que pretende qualificar os trabalhadores da multinacional que vão enfrentar este ano o problema social do desemprego».
Desenvolve-se em 3 fases que ainda não foram calendarizadas:

  1. Diagnóstico - análise do perfil dos formandos
  2. Plano de Acção - «que será organizado nos domínios da empregabilidade, formação/requalificação e empreendedorismo»
  3. Plano de Execução - «Esta última etapa, assevera a autarca, "será realizada por ambas as partes (Câmara e Fundação) e acompanhada por uma comissão técnica encarregada de produzir relatórios periódicos, com o objectivo de melhorar continuamente as acções a desenvolver"»

Conclusão:
O despedimento da Johnson Controls vai dar emprego a uns poucos consultores e formadores; esperamos sinceramente que melhore a "empregabilidade" dos despedidos.

1 Beijos:

Micas10 disse...

A formação é essencial mas não suficiente para reciclar trabalhadores apanhados por uma restruturação industrial como esta.
A formação é toda de aproveitar, pois é verdade que um trabalhador com boa formação é mais versátil, tem mais facilidade em virar-se pra um trabalho novo quando o trabalho antigo desaparece.
Mas,a formação individual só por si não é suficiente para resolver o problema colectivo que é a falta de mercado, a falta de clientes para os produtos ous serviços da região.

Enviar um comentário