Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com
segunda-feira, 8 de janeiro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Beijós é uma aldeia sede de freguesia, fica situada na estrada
que vai de Carregal do Sal a Viseu (via Sangemil), a 12 Km da sede do concelho Carregal do Sal, distrito de Viseu, em Portugal.
São muito remotas as suas origens, mais de três mil anos. É uma povoação essencialmente agrícola, com as ribeiras fertilizando os seus campos, muito produtivos. Os 1217 habitantes da freguesia ocupam uma área de 1253 hectares.
Beijós XXI, Ágora da Aldeia...quem sabe..., mais digital de Portugal:)
6 Beijos:
Coelho de Moura tem que ser filho de beijosenses, apesar de ter nascido em Lisboa
Nasceu na rua de Sao Marcal em Lisboa. O pai teve la uma carvoaria. Por volta de 1910.
Na rua de São Marçal em Lisboa viviam os Mendes, da casa em frente à escola
António Coelho de Moura Mendes (Toneca) era filho de António Mendes, que tinha a dita carvoaria na rua de São Marçal por baixo da casa do irmão José Mendes, pai de Ester Mendes e de Victor dos Santos Mendes que também emigrou para o Brasil.
António esteve em Beijós há poucos anos para uma festa atrás e fez publicar uma monografia sobre Beijós, que devo ter uma cópia algures. Parece que teve muitos filhos que são quase todos médicos em São Paulo.
O seu primo Victor Mendes também publicou uma revista lusófona no Brasil, que também tenho aí algures.
Falta saber porque é que ele passou por New York em 1947
Um pormenor interessante é a last (assim como a intended future) permanent residence ser um hotel.
Quanto a NY, ele ia lá frequentemente, certamente viagens de negócios... o Taft Hotel não era para qualquer um e viajar com 100 dólares no bolso também não :)
Em vários doc.s deste género, o nome é António Coelho de Moura, não tem apelidos de seu pai, apenas de sua mãe. Era prática corrente usar os apelidos mais 'importantes', i.e. do ramo da família com maior status, e deve ter sido isso que aconteceu.
Só tenho registo de 2 filhos, ambos com os apelidos Conzo Coelho de Moura.
A ascendência paterna já foi explicada por Micas10, o seu pai era beijosense.
Do lado materno, A.C.M. é filho de Mª de S. José C.M. (obviamente, beijosense), neto de Guilhermina C.M. e de Bernardino Paes do Amaral, bisneto de João Coelho do Amaral, trineto de António Coelho Paes do Amaral e assim sucessivamente, numa ascendência que cruza várias vezes Coelho de Moura com Paes do Amaral :)
Enviar um comentário