PLANTE UMA ÁRVORE!
Campanha: Mil milhões de árvores para o Planeta
Em 2007, o PNUA - Programa das Nações Unidas para o Ambiente vai lançar uma campanha a nível internacional que pretende promover a plantação de árvores em larga escala, já que pretende alcançar mil milhões de árvores plantadas, para o que vai necessitar do envolvimento de todos os sectores da sociedade.
Esta campanha foi anunciada no dia 8 de Novembro de 2006, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas que se realizou em Nairobi (Quénia).
No sítio oficial da iniciativa, os cidadãos, a nível individual ou colectivo, podem subscrever o seu compromisso de plantar desde uma única árvore até 10 milhões de árvores, processando-se a inscrição de acordo com diversos escalões e recebendo cada participante um certificado. Neste sítio estarão igualmente disponíveis conselhos sobre plantação de árvores, assim como informações sobre reflorestação e assuntos afins.
Mais informações, consulte:
Resumo da campanha
Site oficial: www.unep.org/billiontreecampaign
19 Beijos:
É bom que se faça alguma coisa pelo planeta. Felizmente parece que cada vez mais o tema da destruição do planeta está a mexer com as pessoas.
O Público noticia hoje que "Amazónia ganha 15 milhões de hectares de áreas protegidas. O governo do estado brasileiro do Pará criou ontem sete áreas protegidas na Amazónia - mais de uma vez e meia a superfície de Portugal."
Mas é pena que a comunicação social passe tão ao lado da questão. Podiam ser muito mais divulgadas as formas como todos podemos ajudar a evitar que o problema se propague até que não haja volta a dar. Por exemplo, porquê reciclar? Porquê gastar menos água? Porquê gastar menos electricidade? Estas devem ser perguntas com que muitas pessoas se devem questionar todos os dias.
E depois é pena que existam tantos interesses das petroliferas que causam um entrave avassalador à proliferação das energias alternativas.
se necessitarem de ajuda não exitem
viveiros-batista
Viveiros Batista,talvez um bom anúncio sobre reflorestação fosse:
-Deixe as suas preocupações connosco...
" Se não tem oportunidade, não sabe como fazer, não pode, não têm ferramentas, etc, etc, ....
Viveiros Batista presta esse Contributo Social por si, ao melhor preço !
Parabéns à minha filha Mafalda pelo seu 1º aniversário.
um ano depois
Boa iniciativa.
Ainda parece que foi ontem que "a flor nasceu"!
Parabéns! (eu sei que daqui a uns anos, quando souberes ler, vais ler isto!)
no tribunal:
- com franqueza homem!
há um ano condenei-o pelo roubo de 250.00 euros e agora aparece-me aqui outra vez........
-ó senhor Doutor juiz,a inflacção cresceu tanto...pensou que 250.00 euros davam para mais tempo?
parabéns para a mafalda e para ti antónio
Optima campanha de plantar árvores, que seria de Beijós sem os olivais e pinhais
Eu acho que ficaria melhor substituindo parte dos pinhais por carvalhais.
Sem dúvida. Mas por este andar, daqui a meia dúzia de anos a carvalha vai ser uma espécie extinta.
por carvalhais não se não o que se vai extinguir será a raça humana
Mas o que os beijosenses querem é plantar eucaliptos.
Seria importante combater as mimosas e acácias e plantar em terrenos públicos como nos maninhos como no Outeiro dos Castelos e no Outeiro do Cálvario.
Acho que plantar umas árvores em memória dos nossos ante-ante-ante-ante-antepassados do Castro de Beijós, incluindo uma pequena lápide com a explicação seria uma boa forma de criar mais um ponto de atração na aldeia.
De acordo, Micas10. Óptima ideia plantar algumas árvores no Outeiro dos Castelos em 2007. A espécie já está escolhida - plantem-se da mesma espécie dum fragmento de madeira carbonizada com cerca de 3000 anos que foi encontrado durante as escavações e que terá sido usada por esses "ante-ante-ante-ante-antepassados" nas fornalhas.
Aqui está uma actividade interessante para a próxima caminhada, dedicada à floresta. Podemos plantar essas árvores históricas nos maninhos da aldeia antes do próximo dia da árvore em Março ?
Há dias conversava com o Senhor José Bernardo sobre a queda de um ramo velho da sobeira da Associação (Club) que pende sobre a estrada.Ele estava muito preocupado porque, por pouco, ele e a neta não foram atingidos por esse ramo pesado que caira muito perto dele, quando se dirigiam para o jardim infantil (Beijós).
As árvores da Associação, como de outros lugares públicos, têm que ser preservadas. As árvores são tão essenciais como a água e outras coisas essenciais à vida.
Mas elas só cumprem a sua função se forem plantadas, podadas, regadas e tratadas com o cuidado de quem cuida de um ser vivo.
Por isso plantar árvores, podá-las quando é preciso e como devem ser podadas é uma tarefa de todos.
Quando estão em causa lugares públicos, como o Outeiro dos Castelos, aí deve haver muito cuidado e fazer as coisas com cabeça.
Porque não um projecto técnico paisagistico (tipos de árvores, plantadas aonde, com que critério, que acessos a construir?) e feito por gente que saiba e não por simples curiosos e, já agora, discutido previamente pela população?
Sobre o Outeiro dos Castelos recaiem, sempre, muitos apetites e ideias. É um espaço fantático e com a importância histórica que tem sido referida.
Mas acho que alguma coisa pode e deve ser feito, mas sempre no sentido da preservação e não da destruição.
No comentário anterior corrijo alguns erros: sobreira,caíra,paisagístico, fantástico e feita.
Peço desculpa aos leitores.
Enviar as tampinhas das Águas da Serra da Estrela, cujo nascente fica a 1200m de altura, para a campanha de reflorestação ver Sumólicos pintam a Serra de verde
Enviar um comentário