Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Municípios unidos para melhorar condições das populações

Excerto do texto de Iolanda Chaves no Campeão das Províncias OnLine

"Núcleo empresarial vai debater-se pela melhoria de acessos ao Interior"


"Lutar pela melhoria dos acessos aos concelhos do Interior e da Beirra Serra é a prioridade do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial do Interior e Beiras (NDEIB), cujos sócios fundadores tomam posse no próximo dia 20, às 21h30, em Oliveira do Hospital.
O empresário Fernando Tavares Pereira preside ao recém-criado Núcleo de Desenvolvimento Empresarial do Interior e Beiras (NDEIB). Líder e fundador de um grupo empresarial de referência, com sede em Carregal do Sal – cujas faces mais visíveis são a rede de centros de inspecção automóvel CIMA e a cadeia FTP Hotels –, é, antes de mais, um homem da Beira Serra, natural de Tábua, empenhado no desenvolvimento da sua região natal. Lutar pela melhoria dos acessos aos concelhos da Beira Serra e Interior é o objectivo primordial da nova associação, cujos corpos sociais, formados pelos 17 sócios fundadores, toma posse no próximo dia 20, em Oliveira do Hospital, cidade onde ficará sedeado o NDEIB. Cansado de ver concelhos como Arganil, Tábua, Oliveira do Hospital, Seia, Gouveia, Celorico da Beira e outros preteridos em investimentos estruturantes, como é o caso da rede viária, o empresário pensa que é tempo desta região se fazer ouvir junto do poder central, independentemente da cor do Governo...
(...)Região deve formar mão-de-obra qualificada.
Os acessos são a prioridade, mas outras preocupações nortearão a associação, organizada por sectores, nomeadamente Saúde e Social, Educação e Desporto, Economia e Agricultura. Pois, de acordo com os estatutos, o NDEIB “tem por fim promover o desenvolvimento das actividades económicas da região nos domínios educacional, económico, social, associativo e outros, e, em especial, assegurar uma efectiva participação nas decisões e nos programas que com as suas actividades se relacionem”. Fernando Tavares Pereira diz ainda que há muitas outras condições a criar por parte das autarquias, com vista à manutenção das empresas na região e à instalação de outras. Pensa que o futuro passa, essencialmente, por empresas de “pequena e média dimensão”. E para que haja mão-de-obra qualificada, capaz de captar novos investimentos e de ser absorvida pelas empresas que já existem, o empresário defende com firmeza a criação de cursos práticos por parte das instituições de ensino.(...)
Fazer circular o máximo de informação possível acerca de apoios e oportunidades no seio da comunidade é outro objectivo que o Núcleo pretende concretizar, de modo a que os seus associados conheçam tudo aquilo a que têm direito e possam trilhar caminhos de prosperidade que se reflectirão no desenvolvimento local.
(...)

1 Beijos:

Micas10 disse...

Parabéns aos empresários que tomaram esta iniciativa de promoção do desenvolvimento.
Há muito a fazer a favor da região, e o êxito depende da capacidade de mobilizar e alinhar vontades, e para isso servem as câmaras de comércio, associações e parcerias público-privadas.
Sugeria no entanto um nome mais chamativo e com mais mensagem, que tal BEIRA EMPRESARIAL, para copiar a organização "Enterprise Florida" que conheci recentemente. Ver http://www.eflorida.com/ e as suas "parcerias creativas formadas para ajudar os negócios a expandir em zonas rurais".

Enviar um comentário